Ordenação por reversão.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nakasato, Andrea Tieme
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-20220712-122819/
Resumo: Muitos problemas em biologia computacional, especialmente aqueles envolvendo comparação de genomas, podem ser reduzidos a problemas clássicos em combinatória. Neste contexto, um genoma é representado por uma permutação sinalizada cujos elementos correspondem aos genes, e cujos sinais (+ ou -) indicam a direção de transcrição dos genes. Assim, genomas podem ser comparados simplesmente comparando-se as correspondentes permutações e operações em genomas podem ser definidos em termos de operações sobre permutações. Neste trabalho, estamos interessados no problema de comparar dois genomas determinando um cenário com o melhor número de operações de reversão que são necessárias para transformar um genoma em outro. Este problema, na linguagem de permutações, é um problema clássico conhecido como ordenação por reversão. Observamos que podemos supor que uma das permutações dadas é a identidade, e assim, podemos considerar que é dada apenas uma permutação e que o objetivo é transformá-la na permutação identidade, realizando o menor número de operações de reversão.
id USP_cc453138be0ca0f04638f0d33214e4b6
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20220712-122819
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Ordenação por reversão.not availableAlgoritmos E Estruturas De DadosMuitos problemas em biologia computacional, especialmente aqueles envolvendo comparação de genomas, podem ser reduzidos a problemas clássicos em combinatória. Neste contexto, um genoma é representado por uma permutação sinalizada cujos elementos correspondem aos genes, e cujos sinais (+ ou -) indicam a direção de transcrição dos genes. Assim, genomas podem ser comparados simplesmente comparando-se as correspondentes permutações e operações em genomas podem ser definidos em termos de operações sobre permutações. Neste trabalho, estamos interessados no problema de comparar dois genomas determinando um cenário com o melhor número de operações de reversão que são necessárias para transformar um genoma em outro. Este problema, na linguagem de permutações, é um problema clássico conhecido como ordenação por reversão. Observamos que podemos supor que uma das permutações dadas é a identidade, e assim, podemos considerar que é dada apenas uma permutação e que o objetivo é transformá-la na permutação identidade, realizando o menor número de operações de reversão.not availableBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPWakabayashi, YoshikoNakasato, Andrea Tieme2008-04-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-20220712-122819/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-07-13T19:33:36Zoai:teses.usp.br:tde-20220712-122819Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-07-13T19:33:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ordenação por reversão.
not available
title Ordenação por reversão.
spellingShingle Ordenação por reversão.
Nakasato, Andrea Tieme
Algoritmos E Estruturas De Dados
title_short Ordenação por reversão.
title_full Ordenação por reversão.
title_fullStr Ordenação por reversão.
title_full_unstemmed Ordenação por reversão.
title_sort Ordenação por reversão.
author Nakasato, Andrea Tieme
author_facet Nakasato, Andrea Tieme
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Wakabayashi, Yoshiko
dc.contributor.author.fl_str_mv Nakasato, Andrea Tieme
dc.subject.por.fl_str_mv Algoritmos E Estruturas De Dados
topic Algoritmos E Estruturas De Dados
description Muitos problemas em biologia computacional, especialmente aqueles envolvendo comparação de genomas, podem ser reduzidos a problemas clássicos em combinatória. Neste contexto, um genoma é representado por uma permutação sinalizada cujos elementos correspondem aos genes, e cujos sinais (+ ou -) indicam a direção de transcrição dos genes. Assim, genomas podem ser comparados simplesmente comparando-se as correspondentes permutações e operações em genomas podem ser definidos em termos de operações sobre permutações. Neste trabalho, estamos interessados no problema de comparar dois genomas determinando um cenário com o melhor número de operações de reversão que são necessárias para transformar um genoma em outro. Este problema, na linguagem de permutações, é um problema clássico conhecido como ordenação por reversão. Observamos que podemos supor que uma das permutações dadas é a identidade, e assim, podemos considerar que é dada apenas uma permutação e que o objetivo é transformá-la na permutação identidade, realizando o menor número de operações de reversão.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-20220712-122819/
url https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-20220712-122819/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090936158814208