Refinamento de uma metodologia de projeto direcionada para Tecnologia Assistiva, com abordagem participativa dos usuários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Alina de Souza Leão
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18163/tde-19042023-141630/
Resumo: O objetivo deste trabalho é elaborar uma metodologia de projeto adaptada a produtos customizados, integrando protocolos de avaliação de Tecnologia Assistiva com técnicas de projeto de engenharia nas tomadas de decisões e incorporando a efetiva participação de potenciais usuários na geração do protótipo conceitual. A limitação funcional de indivíduos na sociedade mundial é um problema real e gradativo, à medida em que há tendências acentuadas de restrições permanentes ou temporárias em função de doenças crônicas, malformações congênitas, alterações neurológicas, acidentes, envelhecimento e possíveis sequelas, muito notadamente devido à COVID19. Nesse sentido, a prescrição do uso de dispositivos assistivos possibilita a manutenção de funções essenciais e significativas de um indivíduo, colaborando para sua qualidade de vida e promovendo, na medida do possível, sua inclusão social. No entanto, taxas relativamente elevadas de abandono desses dispositivos têm sido reportadas na literatura técnica. Dentre as causas multifatoriais evidenciadas para esse abandono, há a tradição assistemática de desenvolvimento do projeto, fortemente ligada à baixa participação dos diferentes grupos de interesse, especificamente profissionais da área da saúde e usuários finais. Em decorrência da falta de adequação funcional observada em cadeiras de banho destinadas a adultos, tal equipamento assistivo foi selecionado, em parceria com pesquisadores da área de Tecnologia Assistiva, para compor um estudo de caso para este trabalho. A partir disso, foi apresentada uma metodologia de projeto integrada, incluindo potenciais usuários de forma interativa e iterativa ao longo das fases fundamentais de definição e geração do conceito, por meio de técnicas de projeto de engenharia com inserção de protocolos de avaliação de Tecnologia Assistiva. O resultado dessa metodologia é expresso sob a forma de um fluxograma em formato de espiral, iterativo, intercalado com tarefas interdisciplinares. O estudo de caso permitiu observar a complexa interação com o usuário final, tanto na fase na qual se estabelece o Domínio Transversal de Projeto, quanto nas diferentes apresentações do projeto conceitual (virtual e físico). Por outro lado, a utilização de técnicas de projeto, integradas a protocolos de avaliação em Tecnologia Assistiva, permitiu maior fluidez na comunicação entre a equipe de projeto interdisciplinar representada por pesquisadores da área de engenharia de projeto e de Terapia Ocupacional.
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A limitação funcional de indivíduos na sociedade mundial é um problema real e gradativo, à medida em que há tendências acentuadas de restrições permanentes ou temporárias em função de doenças crônicas, malformações congênitas, alterações neurológicas, acidentes, envelhecimento e possíveis sequelas, muito notadamente devido à COVID19. Nesse sentido, a prescrição do uso de dispositivos assistivos possibilita a manutenção de funções essenciais e significativas de um indivíduo, colaborando para sua qualidade de vida e promovendo, na medida do possível, sua inclusão social. No entanto, taxas relativamente elevadas de abandono desses dispositivos têm sido reportadas na literatura técnica. Dentre as causas multifatoriais evidenciadas para esse abandono, há a tradição assistemática de desenvolvimento do projeto, fortemente ligada à baixa participação dos diferentes grupos de interesse, especificamente profissionais da área da saúde e usuários finais. Em decorrência da falta de adequação funcional observada em cadeiras de banho destinadas a adultos, tal equipamento assistivo foi selecionado, em parceria com pesquisadores da área de Tecnologia Assistiva, para compor um estudo de caso para este trabalho. A partir disso, foi apresentada uma metodologia de projeto integrada, incluindo potenciais usuários de forma interativa e iterativa ao longo das fases fundamentais de definição e geração do conceito, por meio de técnicas de projeto de engenharia com inserção de protocolos de avaliação de Tecnologia Assistiva. O resultado dessa metodologia é expresso sob a forma de um fluxograma em formato de espiral, iterativo, intercalado com tarefas interdisciplinares. O estudo de caso permitiu observar a complexa interação com o usuário final, tanto na fase na qual se estabelece o Domínio Transversal de Projeto, quanto nas diferentes apresentações do projeto conceitual (virtual e físico). Por outro lado, a utilização de técnicas de projeto, integradas a protocolos de avaliação em Tecnologia Assistiva, permitiu maior fluidez na comunicação entre a equipe de projeto interdisciplinar representada por pesquisadores da área de engenharia de projeto e de Terapia Ocupacional.This work aims to elaborate a design methodology adapted to customized products, integrating Assistive Technology assessment protocols with engineering design techniques in decision-making and incorporating the effective participation of potential users in the conceptual prototype generation. The functional limitation of individuals is a real and gradual concern, as there are accentuated trends of permanent or temporary restrictions that arise from chronic diseases, genetic malformation, neurological disorders, accidents, aging, and possible sequelae, most notably due to COVID-19. In this context, the prescription of assistive device usage allows the maintenance of the essential and significative functions of an individual, contributing to their quality of life and promoting, as far as possible, their social inclusion. However, relatively high abandonment rates have been reported in the technical literature for these devices. Among the multifactorial causes for this abandonment, lies the traditionally unsystematic design development process, strongly related to the restricted participation of the different groups of interest, specifically health professionals and final users. Due to the lack of functional adequacy observed in shower chairs for adults, such equipment was selected in partnership with Assistive Technology researchers to compose a case study for this work. From this, an integrated design methodology was presented, including potential users interactively and iteratively through the fundamental stages of concept definition and generation by applying engineering design techniques with Assistive Technology assessment protocols. The result of this methodology is expressed as an iterative, spiral-shaped flowchart interspersed with interdisciplinary tasks. The case study allowed the observation of the complex interaction with the final user, both in the phase of design cross-domain establishment and in the different conceptual design (virtual and physical) presentations. On the other hand, the use of design techniques, integrated with Assistive Technology assessment protocols, allowed greater fluidity in the communication between the interdisciplinary design team, represented by researchers in engineering design and occupational therapy.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilveira, Zilda de CastroRodrigues, Alina de Souza Leão2022-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18163/tde-19042023-141630/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-04-19T17:55:14Zoai:teses.usp.br:tde-19042023-141630Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-04-19T17:55:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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