Simulação de realidade virtual imersiva no procedimento de punção venosa periférica para coleta de sangue a vácuo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Júnior, Valtuir Duarte de Souza
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-29032019-163423/
Resumo: A punção venosa periférica é a inserção de dispositivos por veia periférica para acesso à corrente sanguínea, como na coleta de sangue para exames; embora seja um procedimento comum no tratamento intra-hospitalar, é complexo e exige competência profissional. A realização desse procedimento de forma inadequada pode colocar em risco a saúde do paciente, podendo provocar diversas complicações ao seu tratamento. A pesquisa teve como objetivo desenvolver e validar a primeira versão de um simulador de realidade virtual (RV) imersiva para o procedimento de punção venosa periférica para coleta de sangue a vácuo no paciente adulto. Revisão integrativa da literatura permitiu verificar as estratégias de ensino de punção venosa periférica na enfermagem. Procedeu-se, em seguida, um estudo com delineamento metodológico para desenvolver e validar a primeira versão do simulador. O uso de recursos tecnológicos como estratégias de ensino em enfermagem está em expansão, porém a simulação com RV, principalmente no ensino de punção venosa periférica, ainda é um vasto campo a ser explorado. Foi desenvolvida a primeira versão de um simulador de RV para a coleta de sangue à vácuo no adulto - o VIDA-Enfermagem v1.0, o qual foi avaliado por profissionais e graduandos de enfermagem. Foram considerados válidos 79,6% dos itens avaliados pelos profissionais e 66,7% dos itens avaliados pelos graduandos. As sugestões propostas pelos sujeitos da pesquisa para melhorias do sistema, em sua maioria, são passíveis de aceitação no decorrer do incremento das versões seguintes. Mesmo havendo necessidade de revisão de diversos itens, na avaliação dos participantes, o simulador foi considerado uma ferramenta promissora e inovadora para o ensino do procedimento de punção venosa periférica para coleta de sangue a vácuo em paciente adulto, para graduandos de enfermagem que estão se iniciando no estudo da temática e da técnica, como estratégia a ser combinada com os recursos já utilizados atualmente no ensino do procedimento. É relevante que se invista em estratégias inovadoras e motivadoras para aplicação no ensino de enfermagem, principalmente com o uso da realidade virtual imersiva
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A pesquisa teve como objetivo desenvolver e validar a primeira versão de um simulador de realidade virtual (RV) imersiva para o procedimento de punção venosa periférica para coleta de sangue a vácuo no paciente adulto. Revisão integrativa da literatura permitiu verificar as estratégias de ensino de punção venosa periférica na enfermagem. Procedeu-se, em seguida, um estudo com delineamento metodológico para desenvolver e validar a primeira versão do simulador. O uso de recursos tecnológicos como estratégias de ensino em enfermagem está em expansão, porém a simulação com RV, principalmente no ensino de punção venosa periférica, ainda é um vasto campo a ser explorado. Foi desenvolvida a primeira versão de um simulador de RV para a coleta de sangue à vácuo no adulto - o VIDA-Enfermagem v1.0, o qual foi avaliado por profissionais e graduandos de enfermagem. Foram considerados válidos 79,6% dos itens avaliados pelos profissionais e 66,7% dos itens avaliados pelos graduandos. As sugestões propostas pelos sujeitos da pesquisa para melhorias do sistema, em sua maioria, são passíveis de aceitação no decorrer do incremento das versões seguintes. Mesmo havendo necessidade de revisão de diversos itens, na avaliação dos participantes, o simulador foi considerado uma ferramenta promissora e inovadora para o ensino do procedimento de punção venosa periférica para coleta de sangue a vácuo em paciente adulto, para graduandos de enfermagem que estão se iniciando no estudo da temática e da técnica, como estratégia a ser combinada com os recursos já utilizados atualmente no ensino do procedimento. É relevante que se invista em estratégias inovadoras e motivadoras para aplicação no ensino de enfermagem, principalmente com o uso da realidade virtual imersivaPeripheral venipuncture is the insertion of a peripheral venous device to access bloodstream, such as in blood collection for tests; although it is a common procedure in in-hospital treatment, it is complex and requires professional competence. Failure to perform this procedure may put the patient\'s health at risk, and may cause several complications to his/her treatment. This study aimed to develop and validate the first version of an immersive virtual reality (VR) simulator for the peripheral venipuncture procedure for vacuum blood collection in adult patient. Teaching strategies of peripheral venipuncture in nursing were verified through an integrative literature review. Then, a study with a methodological design was performed to develop and validate the first version of the simulator. The use of technological resources such as teaching strategies in nursing is expanding; however, the simulation with VR, mainly in the teaching of peripheral venipuncture, is still a vast field to be explored. The first version of a VR simulator for vacuum blood collection in adult patient was developed - VIDA-Enfermagem v1.0, which was evaluated by professionals and undergraduate nursing students. 79.6% of the items evaluated by the professionals and 66.7% of the items evaluated by the undergraduate students were considered valid. The suggestions proposed by the research subjects for system improvements, for the most part, may be included in the following versions. Although it was necessary to review several items, in the evaluation of the participants, the simulator was considered a promising and innovative tool for the teaching of the peripheral venipuncture procedure for vacuum blood collection in adult patients, for nursing undergraduate students who are beginning the study of the subject and technique, as a strategy to be combined with the resources already used in the teaching of the procedure. It is relevant to invest in innovative and motivating strategies for application in nursing teaching, especially with the use of immersive virtual realityBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMendes, Isabel Amelia CostaJúnior, Valtuir Duarte de Souza2018-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-29032019-163423/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-07-11T19:46:41Zoai:teses.usp.br:tde-29032019-163423Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-07-11T19:46:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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