Ambientes virtuais imersivos e aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://doi.org/10.11606/T.47.2020.tde-05112020-200228 |
Resumo: | Os avanços tecnológicos e as mudanças sociais vivenciadas nas últimas décadas têm impactado significativamente a educação no Brasil e no mundo. Os ambientes virtuais imersivos (AVI) vêm despertando interesse de pesquisadores e da população em geral. Estes ambientes são capazes de simular computacionalmente estímulos visuais, auditivos e sensoriais de situações reais e imergir os sentidos do usuário no conteúdo digital. O interesse da aplicação de AVI para a aprendizagem é de longa data, mas somente nos últimos anos estes estudos se intensificaram, por conta da maior acessibilidade aos recursos tecnológicos e de desenvolvimento gráfico necessários. Entretanto, os estudos sobre o impacto dos AVIs na aprendizagem sob a ótica da Psicologia da Aprendizagem são escassos. Principalmente no que diz respeito à aprendizagem conceitual, não há evidências suficientes na literatura para se tirar conclusões sólidas do impacto dos AVIs. Diante disso, dois estudos foram conduzidos para comparar os efeitos de vídeos educacionais em AVI com uso de óculos de realidade virtual e vídeos tradicionais na aprendizagem conceitual e em aspectos afetivos da aprendizagem. No Estudo 1, 53 alunas da 8ª série de uma escola exclusivamente feminina aprenderam sobre o impacto das ações praticadas pelos seres humanos no oceano por meio de vídeos em AVI (usando óculos de realidade virtual), ou vídeos tradicionais (usando um computador). No Estudo 2, 139 alunas da 6ª à 8ª série da mesma escola usaram o mesmo material instrucional e equipamento do estudo 1 e as variáveis de estudo foram avaliadas 4 vezes (antes da intervenção, logo após cada uma das duas sessões de intervenção e 8 semanas após a intervenção). No Estudo 1, não houve diferença significativa na aprendizagem conceitual entre as condições, mas as participantes que assistiram vídeos em AVI relataram maior percepção de auto eficácia e expressaram sentimentos de presença mais intensos do que as participantes que usaram um computador. Os resultados do estudo 2 mostraram que as participantes na condição AVI obtiveram uma pontuação mais alta do que as participantes na condição computador na avaliação qualitativa de aprendizado conceitual, e também se verificou resultado semelhante para auto eficácia do primeiro estudo. Análises posteriores revelaram que o sentimento de presença e auto eficácia mediaram a relação entre condição e os resultados nos aspectos cognitivos e afetivos da aprendizagem. Os resultados e suas implicações são discutidos à luz da Psicologia Cognitiva e estudos futuros são propostos |
id |
USP_cc7b887bd56618eba334c5148b22139f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-05112020-200228 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Ambientes virtuais imersivos e aprendizagem Immersive virtual environments and learning 2020-08-21Maria Isabel da Silva LemeJeremy BailensonPaula DebertFraulein Vidigal de PaulaRomero ToriAnna Carolina Muller QueirozUniversidade de São PauloPsicologia Escolar e do Desenvolvimento HumanoUSPBR Ambientes virtuais imersivos Aprendizagem Auto eficácia Immersive virtual environments Learning Psicologia da aprendizagem Psychology of learning Realidade virtual Self-efficacy Virtual reality Os avanços tecnológicos e as mudanças sociais vivenciadas nas últimas décadas têm impactado significativamente a educação no Brasil e no mundo. Os ambientes virtuais imersivos (AVI) vêm despertando interesse de pesquisadores e da população em geral. Estes ambientes são capazes de simular computacionalmente estímulos visuais, auditivos e sensoriais de situações reais e imergir os sentidos do usuário no conteúdo digital. O interesse da aplicação de AVI para a aprendizagem é de longa data, mas somente nos últimos anos estes estudos se intensificaram, por conta da maior acessibilidade aos recursos tecnológicos e de desenvolvimento gráfico necessários. Entretanto, os estudos sobre o impacto dos AVIs na aprendizagem sob a ótica da Psicologia da Aprendizagem são escassos. Principalmente no que diz respeito à aprendizagem conceitual, não há evidências suficientes na literatura para se tirar conclusões sólidas do impacto dos AVIs. Diante disso, dois estudos foram conduzidos para comparar os efeitos de vídeos educacionais em AVI com uso de óculos de realidade virtual e vídeos tradicionais na aprendizagem conceitual e em aspectos afetivos da aprendizagem. No Estudo 1, 53 alunas da 8ª série de uma escola exclusivamente feminina aprenderam sobre o impacto das ações praticadas pelos seres humanos no oceano por meio de vídeos em AVI (usando óculos de realidade virtual), ou vídeos tradicionais (usando um computador). No Estudo 2, 139 alunas da 6ª à 8ª série da mesma escola usaram o mesmo material instrucional e equipamento do estudo 1 e as variáveis de estudo foram avaliadas 4 vezes (antes da intervenção, logo após cada uma das duas sessões de intervenção e 8 semanas após a intervenção). No Estudo 1, não houve diferença significativa na aprendizagem conceitual entre as condições, mas as participantes que assistiram vídeos em AVI relataram maior percepção de auto eficácia e expressaram sentimentos de presença mais intensos do que as participantes que usaram um computador. Os resultados do estudo 2 mostraram que as participantes na condição AVI obtiveram uma pontuação mais alta do que as participantes na condição computador na avaliação qualitativa de aprendizado conceitual, e também se verificou resultado semelhante para auto eficácia do primeiro estudo. Análises posteriores revelaram que o sentimento de presença e auto eficácia mediaram a relação entre condição e os resultados nos aspectos cognitivos e afetivos da aprendizagem. Os resultados e suas implicações são discutidos à luz da Psicologia Cognitiva e estudos futuros são propostos Technological advances and social development experienced in the last decades have significantly impacted education in Brazil and in the world. Immersive virtual environments (IVE) have been attracting interest from researchers and the general population. These environments are able to simulate computationally visual, auditory and sensory stimuli of real situations and to immerse the user\'s senses in the digital content. The interest of applying IVE for learning is a long-standing one, but only in recent years have these studies intensified, due to the greater accessibility to the necessary technological resources and graphic development. However, studies on the impact of IVE on learning, from the perspective of Learning Psychology, are scarce. Particularly with regard to conceptual learning, there is not enough evidence in the literature to draw solid conclusions about the impact of IVEs in learning. Therefore, two studies were conducted to compare the effects of educational videos in IVE (using virtual reality headsets) and 2D videos (using a computer monitor) on conceptual learning and on affective aspects of learning. In Study 1, fifty-three 8th grade students from an all-female school learned about the impact of human activities in the ocean through immersive videos, or 2D videos. In Study 2, 139 students from the 6th to the 8th grade of the same school used the same instructional material and equipment from Study 1, and the variables were measured 4 times (before the intervention, just after each of the two intervention sessions and 8 weeks after intervention). In Study 1, there was no significant difference for conceptual learning between conditions, but participants who watched videos in IVE reported a greater perception of self-efficacy and expressed higher feelings of presence than participants who used a computer. The results of study 2 showed that participants in the IVE condition scored higher than participants in the computer condition in the qualitative assessment of conceptual learning. Also, Study 2 showed similar results for self-efficacy from Study 1. Analyzes revealed that the feeling of presence and self-efficacy mediated the relationship between condition and results in cognitive and affective aspects of learning. The results and their implications are discussed in the light of the theory of Cognitive Psychology and future studies are proposed https://doi.org/10.11606/T.47.2020.tde-05112020-200228info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:17:40Zoai:teses.usp.br:tde-05112020-200228Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:11:36.656055Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Ambientes virtuais imersivos e aprendizagem |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Immersive virtual environments and learning |
title |
Ambientes virtuais imersivos e aprendizagem |
spellingShingle |
Ambientes virtuais imersivos e aprendizagem Anna Carolina Muller Queiroz |
title_short |
Ambientes virtuais imersivos e aprendizagem |
title_full |
Ambientes virtuais imersivos e aprendizagem |
title_fullStr |
Ambientes virtuais imersivos e aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Ambientes virtuais imersivos e aprendizagem |
title_sort |
Ambientes virtuais imersivos e aprendizagem |
author |
Anna Carolina Muller Queiroz |
author_facet |
Anna Carolina Muller Queiroz |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria Isabel da Silva Leme |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Jeremy Bailenson |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Paula Debert |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Fraulein Vidigal de Paula |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Romero Tori |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Anna Carolina Muller Queiroz |
contributor_str_mv |
Maria Isabel da Silva Leme Jeremy Bailenson Paula Debert Fraulein Vidigal de Paula Romero Tori |
description |
Os avanços tecnológicos e as mudanças sociais vivenciadas nas últimas décadas têm impactado significativamente a educação no Brasil e no mundo. Os ambientes virtuais imersivos (AVI) vêm despertando interesse de pesquisadores e da população em geral. Estes ambientes são capazes de simular computacionalmente estímulos visuais, auditivos e sensoriais de situações reais e imergir os sentidos do usuário no conteúdo digital. O interesse da aplicação de AVI para a aprendizagem é de longa data, mas somente nos últimos anos estes estudos se intensificaram, por conta da maior acessibilidade aos recursos tecnológicos e de desenvolvimento gráfico necessários. Entretanto, os estudos sobre o impacto dos AVIs na aprendizagem sob a ótica da Psicologia da Aprendizagem são escassos. Principalmente no que diz respeito à aprendizagem conceitual, não há evidências suficientes na literatura para se tirar conclusões sólidas do impacto dos AVIs. Diante disso, dois estudos foram conduzidos para comparar os efeitos de vídeos educacionais em AVI com uso de óculos de realidade virtual e vídeos tradicionais na aprendizagem conceitual e em aspectos afetivos da aprendizagem. No Estudo 1, 53 alunas da 8ª série de uma escola exclusivamente feminina aprenderam sobre o impacto das ações praticadas pelos seres humanos no oceano por meio de vídeos em AVI (usando óculos de realidade virtual), ou vídeos tradicionais (usando um computador). No Estudo 2, 139 alunas da 6ª à 8ª série da mesma escola usaram o mesmo material instrucional e equipamento do estudo 1 e as variáveis de estudo foram avaliadas 4 vezes (antes da intervenção, logo após cada uma das duas sessões de intervenção e 8 semanas após a intervenção). No Estudo 1, não houve diferença significativa na aprendizagem conceitual entre as condições, mas as participantes que assistiram vídeos em AVI relataram maior percepção de auto eficácia e expressaram sentimentos de presença mais intensos do que as participantes que usaram um computador. Os resultados do estudo 2 mostraram que as participantes na condição AVI obtiveram uma pontuação mais alta do que as participantes na condição computador na avaliação qualitativa de aprendizado conceitual, e também se verificou resultado semelhante para auto eficácia do primeiro estudo. Análises posteriores revelaram que o sentimento de presença e auto eficácia mediaram a relação entre condição e os resultados nos aspectos cognitivos e afetivos da aprendizagem. Os resultados e suas implicações são discutidos à luz da Psicologia Cognitiva e estudos futuros são propostos |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-08-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.11606/T.47.2020.tde-05112020-200228 |
url |
https://doi.org/10.11606/T.47.2020.tde-05112020-200228 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
USP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1794502498373861376 |