Corpo a corpo: um estudo fenomenológico no karate, na capoeira e no MMA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Telles, Thabata Castelo Branco
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59142/tde-06072021-102912/
Resumo: Este trabalho consiste em um estudo fenomenológico no karate, na capoeira e no MMA, em que se explora o corpo a corpo em combate, ancorado na perspectiva filosófica de M. Merleau-Ponty. No campo da psicologia, percebe-se historicamente um privilégio aos processos mentais, colocando as discussões sobre o corpo em lugar secundário. Mais especificamente, na psicologia do esporte, os escritos e atuações mais tradicionais se voltam para um olhar objetivado e tecnicista acerca do corpo. Nesse sentido, considera-se a fenomenologia como forte aliada para uma perspectiva que ressalte o corpo como protagonista dos processos combativos nas lutas em questão. Para que a proposta deste trabalho assuma um caráter de facticidade em sua discussão, propõe-se a análise de três lutas distintas - karate, capoeira e MMA. A escolha por estas lutas, especificamente, se refere a uma tentativa de contemplar compreensões subjetiva e culturalmente distintas acerca de uma noção de combate, conforme identificado na literatura da área. Neste sentido, este estudo possui o objetivo de compreender o corpo a corpo no combate, a partir da experiência de praticantes de karate, capoeira e MMA, atentando para os processos psicológicos e culturais concernentes à constituição vivida na prática de cada uma destas modalidades. Para tanto, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com praticantes de karate, capoeira e MMA, com, no mínimo, 5 anos de atuação e que já tivessem ensinado ou competido na modalidade. Estes dados foram analisados a partir de uma perspectiva fenomenológica, na busca de uma estrutura que embasa o corpo a corpo no combate em cada uma das referidas modalidades. Destaca-se um desenrolar da luta de karate pautado em uma atenta espera da melhor forma de atingir o outro com um golpe decisivo; como também, na noção de distância, fundamental desde suas origens. No caso da capoeira, ressalta-se sua forte relação com a música e com a cultura e história afro-brasileiras, em que a luta aparece através de movimentos que se assemelham a uma dança. No caso do MMA, o combate traz forte apelo individualista, parecendo corresponder a ideais ocidentais e contemporâneos, uma vez que cada atleta faz o seu jogo, como se sente mais à vontade e de acordo com o que é exigido para vencer cada adversário. Estes resultados ressaltam distinções nas três modalidades em questão, mas também apontam para semelhanças, indicando uma estrutura que embase o que pode se entender como o corpo a corpo do combate, em seus aspectos fundamentais, principalmente através da lente da fenomenologia merleau-pontyana, ao se voltar para as noções de corpo, movimento, percepção, ação e hábito. Como formas de diálogo com a psicologia do esporte, discute-se questões de gênero no campo das artes marciais & esportes de combate, como também explora-se os processos de proibição e esportivização concernentes ao karate, à capoeira e ao MMA. Conclui-se com a proposição de uma postura atenta ao corpo e a seus movimentos, através de um olhar e escuta que não se encerrem em pressupostos teóricos e enquadres interpretativos. Tratou-se aqui, fundamentalmente, da insistência em um processo de constante elucidação, notadamente no que tange ao corpo a corpo em combate.
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Para que a proposta deste trabalho assuma um caráter de facticidade em sua discussão, propõe-se a análise de três lutas distintas - karate, capoeira e MMA. A escolha por estas lutas, especificamente, se refere a uma tentativa de contemplar compreensões subjetiva e culturalmente distintas acerca de uma noção de combate, conforme identificado na literatura da área. Neste sentido, este estudo possui o objetivo de compreender o corpo a corpo no combate, a partir da experiência de praticantes de karate, capoeira e MMA, atentando para os processos psicológicos e culturais concernentes à constituição vivida na prática de cada uma destas modalidades. Para tanto, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com praticantes de karate, capoeira e MMA, com, no mínimo, 5 anos de atuação e que já tivessem ensinado ou competido na modalidade. Estes dados foram analisados a partir de uma perspectiva fenomenológica, na busca de uma estrutura que embasa o corpo a corpo no combate em cada uma das referidas modalidades. Destaca-se um desenrolar da luta de karate pautado em uma atenta espera da melhor forma de atingir o outro com um golpe decisivo; como também, na noção de distância, fundamental desde suas origens. No caso da capoeira, ressalta-se sua forte relação com a música e com a cultura e história afro-brasileiras, em que a luta aparece através de movimentos que se assemelham a uma dança. No caso do MMA, o combate traz forte apelo individualista, parecendo corresponder a ideais ocidentais e contemporâneos, uma vez que cada atleta faz o seu jogo, como se sente mais à vontade e de acordo com o que é exigido para vencer cada adversário. Estes resultados ressaltam distinções nas três modalidades em questão, mas também apontam para semelhanças, indicando uma estrutura que embase o que pode se entender como o corpo a corpo do combate, em seus aspectos fundamentais, principalmente através da lente da fenomenologia merleau-pontyana, ao se voltar para as noções de corpo, movimento, percepção, ação e hábito. Como formas de diálogo com a psicologia do esporte, discute-se questões de gênero no campo das artes marciais & esportes de combate, como também explora-se os processos de proibição e esportivização concernentes ao karate, à capoeira e ao MMA. Conclui-se com a proposição de uma postura atenta ao corpo e a seus movimentos, através de um olhar e escuta que não se encerrem em pressupostos teóricos e enquadres interpretativos. Tratou-se aqui, fundamentalmente, da insistência em um processo de constante elucidação, notadamente no que tange ao corpo a corpo em combate.Ce travail est une étude phénoménologique du corps à corps en combat au karaté, à la capoeira et au MMA, ancrée sur la philosophie de M. Merleau-Ponty. Dans le domaine de la psychologie, on perçoit historiquement un privilège des processus mentaux, dans lequel les discussions sur le corps apparaissent secondaires. Plus spécifiquement, dans la psychologie du sport, les écrits et les interventions les plus traditionnels se basent sur une vision objectiviste et techniciste du corps. En ce sens, on considère la phénoménologie comme un allié solide pour une perspective qui met l\'accent sur le corps en tant que protagoniste des processus combatifs en question. Pour ancrer concrètement ce travail, nous proposons l\'analyse de trois combats différents - karaté, capoeira et MMA. Le choix de ces modalités se réfère spécifiquement à une tentative d\'envisager des modes de compréhension subjectifs et culturellement distincts du combat, comme indiqué dans la littérature. Ainsi, cette étude a pour but de comprendre le corps à corps au combat parmi les pratiquants expérimentés en karaté, capoeira et MMA, en tenant compte aussi des processus psychologiques et culturels à l\'uvre dans chacune de ses pratiques. Pour cela, nous avons mené des entretiens semi-structurés avec des combattants de karaté, de capoeira et de MMA, ayant au moins 5 ans d\'expérience et qui avaient déjà enseigné leur pratique ou participé à des compétitions. Ces données ont été analysées d\'un point de vue phénoménologique, à la recherche d\'une structure qui fonde le combat dans chacune desdites pratiques. On remarque que le combat de karaté se distingue par une attente particulière de la meilleure façon de frapper l\'autre avec un coup décisif ; ainsi que par la notion de distance, fondamentale depuis ses origines. Dans le cas de la capoeira, l\'accent est mis sur sa forte relation avec la musique, la culture et l\'histoire afro-brésilienne dans laquelle le combat se manifeste par des mouvements qui ressemblent à une danse. Dans le cas de MMA, le combat est caractérisé par une conception individualiste, correspondant aux idéaux occidentaux et contemporains, dans la mesure où chaque athlète monte son jeu, plus à l\'aise et selon ce qui est nécessaire pour vaincre chaque adversaire. Ces résultats mettent en évidence les particularités de trois modalités du corps à corps en combat, mais souligne également des similitudes, principalement à travers le prisme de la phénoménologie de Merleau-Ponty, notamment vers les notions de corps, de mouvement, de perception, d\'action et d\'habitude. Les contributions à la psychologie du sport sont discutées à partir des stéréotypes genrés dans le domaine des arts martiaux et sports de combat (SCAM), mais aussi à partir des cas d\'interdiction et sportivisation concernant le karaté, la capoeira et le MMA. Enfin, nous présentons l\'attention au corps et à ses mouvements à travers un regard et une écoute non confinés aux hypothèses théoriques. Il s\'agit fondamentalement de l\'insistance sur un processus d\'élucidation constante, en particulier en ce qui concerne le corps à corps en combat.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBarreira, Cristiano Roque AntunesTelles, Thabata Castelo Branco2018-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59142/tde-06072021-102912/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-07-14T16:55:02Zoai:teses.usp.br:tde-06072021-102912Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-07-14T16:55:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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