Avaliação dos indicadores de iluminação artificial estudo de caso: edificios comerciais e escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furuyama, Cristiane Mitiko Sato
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-27012014-103035/
Resumo: O objetivo desse trabalho é verificar se os critérios e indicadores das certificações LEED New Construction, LEED Existing Building - Operations and Maintenance, LEED Comercial Interiors, AQUA Escritórios e Edifícios escolares e o regulamento brasileiro PROCEL, podem ser atendidos pelas tecnologias disponíveis no Brasil em termos de lâmpadas, luminárias, reatores (sistemas de iluminação), bem como avaliar se tais critérios e indicadores estão de acordo com as normas da ABNT e/ou normas internacionais. Para verificar os indicadores, foram realizadas simulações através do programa de cálculo Dialux 4.10/2012, utilizando os arquivos fotométricos fornecidos pelos fabricantes mais especificados no Brasil. Foram escolhidos dois estudos de caso para essa verificação, um escritório e uma escola que são ambientes comuns nas certificações e selos de sustentabilidade que serão analisados. Os resultados das simulações mostrarão se é possível obter as certificações e/ou selo de sustentabilidade utilizando a tecnologia disponível referente aos sistemas de iluminação comercializados nos dias de hoje.
id USP_cca15a3ca752a539bafdb063f0ff2b12
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-27012014-103035
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Avaliação dos indicadores de iluminação artificial estudo de caso: edificios comerciais e escolaEvaluation of artificial lighting indicators case studies: offices and schoolArtificial lightEficiência energéticaEnergy efficiencyIluminação artificialIndicadores de sustentabilidadeLighting systemsSistemas de iluminaçãoSustainability indicatorsO objetivo desse trabalho é verificar se os critérios e indicadores das certificações LEED New Construction, LEED Existing Building - Operations and Maintenance, LEED Comercial Interiors, AQUA Escritórios e Edifícios escolares e o regulamento brasileiro PROCEL, podem ser atendidos pelas tecnologias disponíveis no Brasil em termos de lâmpadas, luminárias, reatores (sistemas de iluminação), bem como avaliar se tais critérios e indicadores estão de acordo com as normas da ABNT e/ou normas internacionais. Para verificar os indicadores, foram realizadas simulações através do programa de cálculo Dialux 4.10/2012, utilizando os arquivos fotométricos fornecidos pelos fabricantes mais especificados no Brasil. Foram escolhidos dois estudos de caso para essa verificação, um escritório e uma escola que são ambientes comuns nas certificações e selos de sustentabilidade que serão analisados. Os resultados das simulações mostrarão se é possível obter as certificações e/ou selo de sustentabilidade utilizando a tecnologia disponível referente aos sistemas de iluminação comercializados nos dias de hoje.The main goal of this dissertation is to verify if Brazilian available technology can meet some certification´s criteria and indicators. The chosen certifications are: LEED New Construction, LEED Existing Building - Operations and Maintenance, LEED Comercial Interiors, AQUA offices and educational buildings and the Brazilian standard PROCEL. Lamps, fixtures, ballasts (lighting systems), were analyzed to check whether these criteria and indicators are in line with the ABNT and / or international standards. To check the indicators, simulations were performed using DIALUX 4.10/2012, a professional light planning software. In these simulations the most specified photometric files provided by the manufacturers were used. To this research two cases were chosen for analysis, an regular office and a school, that are common environments in sustainability standards and certifications. Simulation results will show if it is possible to obtain a certification using the available technology in lighting systems.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRomero, Marcelo de AndradeFuruyama, Cristiane Mitiko Sato2013-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-27012014-103035/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:02Zoai:teses.usp.br:tde-27012014-103035Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação dos indicadores de iluminação artificial estudo de caso: edificios comerciais e escola
Evaluation of artificial lighting indicators case studies: offices and school
title Avaliação dos indicadores de iluminação artificial estudo de caso: edificios comerciais e escola
spellingShingle Avaliação dos indicadores de iluminação artificial estudo de caso: edificios comerciais e escola
Furuyama, Cristiane Mitiko Sato
Artificial light
Eficiência energética
Energy efficiency
Iluminação artificial
Indicadores de sustentabilidade
Lighting systems
Sistemas de iluminação
Sustainability indicators
title_short Avaliação dos indicadores de iluminação artificial estudo de caso: edificios comerciais e escola
title_full Avaliação dos indicadores de iluminação artificial estudo de caso: edificios comerciais e escola
title_fullStr Avaliação dos indicadores de iluminação artificial estudo de caso: edificios comerciais e escola
title_full_unstemmed Avaliação dos indicadores de iluminação artificial estudo de caso: edificios comerciais e escola
title_sort Avaliação dos indicadores de iluminação artificial estudo de caso: edificios comerciais e escola
author Furuyama, Cristiane Mitiko Sato
author_facet Furuyama, Cristiane Mitiko Sato
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Romero, Marcelo de Andrade
dc.contributor.author.fl_str_mv Furuyama, Cristiane Mitiko Sato
dc.subject.por.fl_str_mv Artificial light
Eficiência energética
Energy efficiency
Iluminação artificial
Indicadores de sustentabilidade
Lighting systems
Sistemas de iluminação
Sustainability indicators
topic Artificial light
Eficiência energética
Energy efficiency
Iluminação artificial
Indicadores de sustentabilidade
Lighting systems
Sistemas de iluminação
Sustainability indicators
description O objetivo desse trabalho é verificar se os critérios e indicadores das certificações LEED New Construction, LEED Existing Building - Operations and Maintenance, LEED Comercial Interiors, AQUA Escritórios e Edifícios escolares e o regulamento brasileiro PROCEL, podem ser atendidos pelas tecnologias disponíveis no Brasil em termos de lâmpadas, luminárias, reatores (sistemas de iluminação), bem como avaliar se tais critérios e indicadores estão de acordo com as normas da ABNT e/ou normas internacionais. Para verificar os indicadores, foram realizadas simulações através do programa de cálculo Dialux 4.10/2012, utilizando os arquivos fotométricos fornecidos pelos fabricantes mais especificados no Brasil. Foram escolhidos dois estudos de caso para essa verificação, um escritório e uma escola que são ambientes comuns nas certificações e selos de sustentabilidade que serão analisados. Os resultados das simulações mostrarão se é possível obter as certificações e/ou selo de sustentabilidade utilizando a tecnologia disponível referente aos sistemas de iluminação comercializados nos dias de hoje.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-27012014-103035/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-27012014-103035/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091114123132928