As representações sociais de queima e combustão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcolina Aparecida Eugenio da
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-25072018-143401/
Resumo: Com as alterações ocorridas ultimamente no sistema educacional brasileiro, o ensino médio passou a fazer parte da educação básica. Desta forma, busca-se agora significado ao conhecimento escolar através da contextualização, interdisciplinaridade e incentivo ao raciocínio e a capacidade de aprender. Neste contexto, o ensino de química é um instrumento educativo valioso para atingir estes objetivos. No entanto, não se pode esquecer que os alunos no ambiente escolar podem socializar ideias, opiniões e imagens, tornando-as estruturadas em um \'saber prático\' que está em contínua elaboração nessas trocas de informação, experiências e relações do cotidiano. Este \'saber prático\' é\' denominado representações sociais. Este tipo de saber pode ser válido dependendo da relação que estabelece com o contexto no qual foi produzido. Assim. este estudo investigou as representações sociais de queima e combustão de 176 alunos das séries finais dos ensinos fundamental e médio de escolas pública e particular, além de analisar se o ensino de química foi capaz de modificá-Ias. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados a associação livre de palavras, o desenho e a questão aberta, feitos a partir dos termos indutores queima e combustão. As informações obtidas, após a pré-análise flutuante, foram fragmentadas, categorizadas e contabilizadas. Através da análise de conteúdo pode-se sugerir as possíveis representações sociais de queima e combustão dos alunos pesquisados. Os resultados indicam que a queima está intimamente relacionada à destruição, mas em decorrência do ensino de química esta relação diminuiu.
id USP_cccf9c130b2fc987493e5eb3b29b4acf
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-25072018-143401
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling As representações sociais de queima e combustãoAs representações sociais de queima e combustãoEnsino de QuímicaTeaching of ChemistryCom as alterações ocorridas ultimamente no sistema educacional brasileiro, o ensino médio passou a fazer parte da educação básica. Desta forma, busca-se agora significado ao conhecimento escolar através da contextualização, interdisciplinaridade e incentivo ao raciocínio e a capacidade de aprender. Neste contexto, o ensino de química é um instrumento educativo valioso para atingir estes objetivos. No entanto, não se pode esquecer que os alunos no ambiente escolar podem socializar ideias, opiniões e imagens, tornando-as estruturadas em um \'saber prático\' que está em contínua elaboração nessas trocas de informação, experiências e relações do cotidiano. Este \'saber prático\' é\' denominado representações sociais. Este tipo de saber pode ser válido dependendo da relação que estabelece com o contexto no qual foi produzido. Assim. este estudo investigou as representações sociais de queima e combustão de 176 alunos das séries finais dos ensinos fundamental e médio de escolas pública e particular, além de analisar se o ensino de química foi capaz de modificá-Ias. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados a associação livre de palavras, o desenho e a questão aberta, feitos a partir dos termos indutores queima e combustão. As informações obtidas, após a pré-análise flutuante, foram fragmentadas, categorizadas e contabilizadas. Através da análise de conteúdo pode-se sugerir as possíveis representações sociais de queima e combustão dos alunos pesquisados. Os resultados indicam que a queima está intimamente relacionada à destruição, mas em decorrência do ensino de química esta relação diminuiu.After the last changes in the Brazilian educational system, the medium scholl level started to be part of the basic education. Being on that, the meaning of scholar knowledge is now persued through the contextualization, interdisciplinarity and incentive to the thought and learning capacity. Therefore, the teaching in Chemistry is a precious educative instrument to meet these objectives. However, we should not forget that the students, in the scholar ambient, can socialize ideas, opinions and images, making them structured in a \"practical knowing\" that is in continuous construction in these exchanging process of information, experience and day-to-day relationship. This oopractical knowing can be named social representations. It can be an obstacle to the acquisition of more elaborated ideas as well as it can be usefull, depending on the relation between this kind of knowledge and the context on what it has been produced. Therefore, this study has investigated the social representations for burning and combustion of 176 students of the last years of the fundamental and medium teaching either of public or private scholls. The capacity of the teaching in chemistry to modify it has been also analysed. Free association of words, drawing and open question carried out from the inductive terms - burning and combustion - have been used as research instruments. After the previous floatinq analysis, the resulting information has been spread out, categorized and accounted. The social representations for burning and combustion of the interviewed students could be sugqested with basis on the content analysis. It has been also concluded that the term burning IS closed related to destruction, but this relation has decreased due to the teaching in chemistry.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPitombo, Luiz Roberto de MoraisSilva, Marcolina Aparecida Eugenio da2003-04-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-25072018-143401/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-25072018-143401Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv As representações sociais de queima e combustão
As representações sociais de queima e combustão
title As representações sociais de queima e combustão
spellingShingle As representações sociais de queima e combustão
Silva, Marcolina Aparecida Eugenio da
Ensino de Química
Teaching of Chemistry
title_short As representações sociais de queima e combustão
title_full As representações sociais de queima e combustão
title_fullStr As representações sociais de queima e combustão
title_full_unstemmed As representações sociais de queima e combustão
title_sort As representações sociais de queima e combustão
author Silva, Marcolina Aparecida Eugenio da
author_facet Silva, Marcolina Aparecida Eugenio da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pitombo, Luiz Roberto de Morais
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marcolina Aparecida Eugenio da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Química
Teaching of Chemistry
topic Ensino de Química
Teaching of Chemistry
description Com as alterações ocorridas ultimamente no sistema educacional brasileiro, o ensino médio passou a fazer parte da educação básica. Desta forma, busca-se agora significado ao conhecimento escolar através da contextualização, interdisciplinaridade e incentivo ao raciocínio e a capacidade de aprender. Neste contexto, o ensino de química é um instrumento educativo valioso para atingir estes objetivos. No entanto, não se pode esquecer que os alunos no ambiente escolar podem socializar ideias, opiniões e imagens, tornando-as estruturadas em um \'saber prático\' que está em contínua elaboração nessas trocas de informação, experiências e relações do cotidiano. Este \'saber prático\' é\' denominado representações sociais. Este tipo de saber pode ser válido dependendo da relação que estabelece com o contexto no qual foi produzido. Assim. este estudo investigou as representações sociais de queima e combustão de 176 alunos das séries finais dos ensinos fundamental e médio de escolas pública e particular, além de analisar se o ensino de química foi capaz de modificá-Ias. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados a associação livre de palavras, o desenho e a questão aberta, feitos a partir dos termos indutores queima e combustão. As informações obtidas, após a pré-análise flutuante, foram fragmentadas, categorizadas e contabilizadas. Através da análise de conteúdo pode-se sugerir as possíveis representações sociais de queima e combustão dos alunos pesquisados. Os resultados indicam que a queima está intimamente relacionada à destruição, mas em decorrência do ensino de química esta relação diminuiu.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-04-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-25072018-143401/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-25072018-143401/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256534817439744