O humor na poesia de Chacal: uma abordagem semiótica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-19032024-110857/ |
Resumo: | O humor, na semiótica, manifesta-se como fenômeno que integra o domínio do discursivo aquele da arquitetura discursiva-textual - e o domínio do sensível aquele dos estados de alma. Trata-se da especificidade das formas discursivas relacionadas ao humor que este trabalho se interessa por apreender. Pelo efeito de nova perspectiva sobre o mundo a que está relacionado, assim como pela capacidade de desestabilizar os simulacros das línguas e das culturas (neste aspecto, semelhante à estesia), constata-se que, em um nível profundo, o humor opera com as dicotomias: estabilidade vs. instabilidade, esperado vs. inesperado, e, continuidade vs. descontinuidade. Esta investigação acerca da relação entre o efeito de humor e as formas discursivas realiza-se a partir da análise semiótica de cinco poemas do poeta brasileiro Chacal, presentes em Tudo (e mais um pouco): poesia reunida (1971-2016) , são eles: É proibido pisar na grama, Reclame, Poema é uma carnificina, Boas maneiras e Alô poeta. O aporte teórico-metodológico da pesquisa constitui-se por três campos: (i) os estudos dos estados de alma especialmente por Semiótica das paixões; (ii) os estudos da estesia e do objeto estético; e, (iii) os estudos das figuras de retórica. Como resultado, verificou-se a importância das figuras de retórica enquanto procedimento discursivo-textual - para a suscetibilização do efeito de humor em nosso corpus. Constatou-se a relação entre as figuras de retórica e o efeito de deslocamento do sentido, o qual está relacionado aos efeitos de novo saber, de estranhamento, e, de ruptura com a expectativa do enunciatário efeitos relevantes para o humor. A figura de retórica como dispositivo operador de um diálogo entre contextos, criador de uma tensão entre contexto próprio e contexto impróprio, evidencia a noção de contexto como relevante na problemática do humor. Destacou-se, em nossa análise, a relevância de figuras de retórica aplicadas a elementos semióticos do domínio do discurso, os quais denominamos unidades do discurso e gêneros do discurso. Em conclusão, evidenciou-se a relevância das figuras de retórica para o estudo dos discursos e dos efeitos de sentido engendrados por eles, especialmente, o efeito de humor |
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Esta investigação acerca da relação entre o efeito de humor e as formas discursivas realiza-se a partir da análise semiótica de cinco poemas do poeta brasileiro Chacal, presentes em Tudo (e mais um pouco): poesia reunida (1971-2016) , são eles: É proibido pisar na grama, Reclame, Poema é uma carnificina, Boas maneiras e Alô poeta. O aporte teórico-metodológico da pesquisa constitui-se por três campos: (i) os estudos dos estados de alma especialmente por Semiótica das paixões; (ii) os estudos da estesia e do objeto estético; e, (iii) os estudos das figuras de retórica. Como resultado, verificou-se a importância das figuras de retórica enquanto procedimento discursivo-textual - para a suscetibilização do efeito de humor em nosso corpus. Constatou-se a relação entre as figuras de retórica e o efeito de deslocamento do sentido, o qual está relacionado aos efeitos de novo saber, de estranhamento, e, de ruptura com a expectativa do enunciatário efeitos relevantes para o humor. A figura de retórica como dispositivo operador de um diálogo entre contextos, criador de uma tensão entre contexto próprio e contexto impróprio, evidencia a noção de contexto como relevante na problemática do humor. Destacou-se, em nossa análise, a relevância de figuras de retórica aplicadas a elementos semióticos do domínio do discurso, os quais denominamos unidades do discurso e gêneros do discurso. Em conclusão, evidenciou-se a relevância das figuras de retórica para o estudo dos discursos e dos efeitos de sentido engendrados por eles, especialmente, o efeito de humorIn semiotics, humour manifests itself as a phenomenon that integrates the discursive domain - that of discursive-textual architecture - and the domain of the sensible - that of states of feelings. It is the specificity of the discursive forms related to humour that this work is interested to seize. By recognising the effect of a new perspective on the world to which it relates, and its ability to destabilise the simulacrum in languages and cultures (in this regard, similar to aesthesia), it can be seen that, at a deep level, humour operates between the dichotomies: stability vs. instability, expected vs. unexpected, and continuity vs. discontinuity. This investigation into the relationship between humour and discursive forms is based on the semiotic analysis of five poems by the Brazilian poet Chacal, included in \"Tudo (e mais um pouco): poesia reunida (1971-2016)\", namely: \"É proibido pisar na grama\", \"Reclame\", \"Poema é uma carnificina\", \"Boas maneiras\" and \"Alô poeta\". The theoretical-methodological framework of the research consists of three fields: (i) the study of states of fellings - especially the \"Semiotics of the Passions\"; (ii) the study of aesthetics and the aesthetic object; and (iii) the study of rhetorical figures. As a result, the importance of rhetorical figures - as a discursive-textual procedure - for the susceptibility of the humour effect in our corpus was verified. We found a relationship between rhetorical figures and the effect of displacement of meaning, which is related to the effects of new knowledge, strangeness and the breach of the enunciatees expectations - effects that are relevant to humour. The rhetorical figure as a device that operates a dialogue between contexts, creating a tension between proper and improper contexts, highlights the notion of context as relevant to the problem of humour. Our analysis remarked the importance of rhetorical figures applied to semiotic elements of the discourse domain, which we call discourse units, and to speech genres. In conclusion, we enhance the relevance of rhetorical figures for the discourses studies and for understanding the effects of meaning engendered by them, especially for the effect of humourBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLopes, Ivã CarlosMirage, Amanda Nakata2023-11-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-19032024-110857/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-03-19T14:25:02Zoai:teses.usp.br:tde-19032024-110857Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-03-19T14:25:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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