Capacitação em comunicação não-verbal: um caminho para ações de cuidado efetivo/afetivo ao idoso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prochet, Teresa Cristina
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7139/tde-30032010-112230/
Resumo: As dificuldades dos profissionais em lidar com o idoso tem sido motivo de preocupação no meio técnico e social; isto se dá pela falta de difusão do conhecimento gerontológico e sobre a comunicação humana. Com a justificativa de contribuir na reversão desta problemática e no favorecimento do vínculo entre o binômio idoso-profissional foi proposto e aplicado um programa de capacitação, baseado no referencial teórico da comunicação interpessoal; da codificação não-verbal, valorizando os aspectos próprios do envelhecimento e os princípios educacionais da aprendizagem significativa. Os objetivos foram identificar o conhecimento sobre a comunicação no contexto da gerontologia, verificar o índice de assimilação do conteúdo aplicado nos momentos imediato e mediato, bem como, relacionar a satisfação frente ao programa. Tratou-se de estudo de campo quantitativo-descritivo e exploratório desenvolvido após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos em dois centros hospitalares do interior paulista. A duração da capacitação foi de doze horas, dividida em três encontros de quatro horas cada, aplicada para 117 pessoas divididas em cinco turmas distintas. Os resultados revelaram que o índice de assimilação do conteúdo contido no programa imediatamente após a aplicação da capacitação foi muito satisfatório e satisfatório nos aspectos de: conceito de envelhecimento (68,4%); estratégias para favorecer a independência e a autonomia do idoso (63,2%); identificação das interferências comunicacionais ligadas ao idoso e ao profissional (65,0% e 76,7%, respectivamente), reconhecimento das funções não-verbais (61,5%) e na identificação das dimensões da comunicação não-verbal. A exceção foi atribuída ao item ligado à percepção do profissional diante da comunicação não-verbal que foi insatisfatório em 68,3%. O índice de assimilação do conteúdo contido no programa após 90 dias (mediato) foi muito satisfatório e satisfatório em 82,2%. Ao analisar as turmas separadamente verificou-se grau de desempenho satisfatório em todas elas, tanto no momento mediato quanto no mediato. Os principais pontos positivos do programa de capacitação apontados pelos participantes foram a qualidade do conteúdo tratado nos encontros; o tipo e qualidade dos recursos e técnicas usadas e a organização dos encontros. Os pontos fracos citados foram relativos ao tempo reduzido do treinamento; participação tímida e pouca troca de experiências entre os participantes e baixa divulgação. As principais sugestões frente ao aprimoramento do programa de capacitação foram o aumento do tempo de treinamento associado ao uso de dinâmicas; vinculação da capacitação com a educação continuada como forma de aprofundar a temática tratada; extensão do treinamento às demais pessoas não profissionais de saúde; inclusão de depoimentos e relatos de casos como ilustração das aulas e melhoria do processo de divulgação do evento. Conclui-se que a capacitação proposta e aplicada foi eficaz em todas as turmas, uma vez que após a aplicação de critérios específicos para cada item trabalhado, o grau de assimilação foi satisfatório aos participantes.
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Os objetivos foram identificar o conhecimento sobre a comunicação no contexto da gerontologia, verificar o índice de assimilação do conteúdo aplicado nos momentos imediato e mediato, bem como, relacionar a satisfação frente ao programa. Tratou-se de estudo de campo quantitativo-descritivo e exploratório desenvolvido após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos em dois centros hospitalares do interior paulista. A duração da capacitação foi de doze horas, dividida em três encontros de quatro horas cada, aplicada para 117 pessoas divididas em cinco turmas distintas. Os resultados revelaram que o índice de assimilação do conteúdo contido no programa imediatamente após a aplicação da capacitação foi muito satisfatório e satisfatório nos aspectos de: conceito de envelhecimento (68,4%); estratégias para favorecer a independência e a autonomia do idoso (63,2%); identificação das interferências comunicacionais ligadas ao idoso e ao profissional (65,0% e 76,7%, respectivamente), reconhecimento das funções não-verbais (61,5%) e na identificação das dimensões da comunicação não-verbal. A exceção foi atribuída ao item ligado à percepção do profissional diante da comunicação não-verbal que foi insatisfatório em 68,3%. O índice de assimilação do conteúdo contido no programa após 90 dias (mediato) foi muito satisfatório e satisfatório em 82,2%. Ao analisar as turmas separadamente verificou-se grau de desempenho satisfatório em todas elas, tanto no momento mediato quanto no mediato. Os principais pontos positivos do programa de capacitação apontados pelos participantes foram a qualidade do conteúdo tratado nos encontros; o tipo e qualidade dos recursos e técnicas usadas e a organização dos encontros. Os pontos fracos citados foram relativos ao tempo reduzido do treinamento; participação tímida e pouca troca de experiências entre os participantes e baixa divulgação. As principais sugestões frente ao aprimoramento do programa de capacitação foram o aumento do tempo de treinamento associado ao uso de dinâmicas; vinculação da capacitação com a educação continuada como forma de aprofundar a temática tratada; extensão do treinamento às demais pessoas não profissionais de saúde; inclusão de depoimentos e relatos de casos como ilustração das aulas e melhoria do processo de divulgação do evento. Conclui-se que a capacitação proposta e aplicada foi eficaz em todas as turmas, uma vez que após a aplicação de critérios específicos para cada item trabalhado, o grau de assimilação foi satisfatório aos participantes.The difficulties experienced by professionals to take care of elderly people have been a reason of concern in technical and social milieu; this is resultant from a lack of divulgation of gerontological knowledge and human communication. Aiming to contribute to the reversal of this situation and to promote a bond between elderly people/professionals, a qualification program was proposed and applied, which was based on theoretical referential of interpersonal communication; of the nonverbal code, enhancing the typical aging aspects and the education principles of significant learning. The objectives were to identify knowledge about communication related to gerontology, to verify the assimilation index of the content applied in both immediate and mediate moments, as well as to describe satisfaction towards the program. It was a field study quantitative-descriptive and exploratory developed after approval of the Ethics Committee of Research with Human Beings in two hospital centers of the interior of São Paulo, Brazil. The length of the qualification was (12) twelve hours, divided into three meetings of four hours each; it was applied to 117 (one hundred and seventeen) people divided into five distinct groups. Results revealed that the index of content assimilation during the program was very satisfactory immediately after the qualification application and it was satisfactory for aspects such as: aging concept (68.4%); strategies to favor independence and autonomy of elderly people (63.2%); identification of communication interferences of elderly people and professionals (65.0% and 76.7%, respectively), recognition of nonverbal functions (61.5%); and identification of nonverbal communication dimensions. The exception was attributed to the item of the perception of the professional towards nonverbal communication, which was unsatisfactory in 68.3%. The index of content assimilation 90 (ninety) days after the program (mediate) was very satisfactory and satisfactory in 82.2%. It was verified a satisfactory performance in each group when analyzed separately, both during mediate and immediate moments. The main positive points of the qualification program pointed out by the participants were the content quality of the meetings; the type and quality of resources and techniques used; and the organization of the meetings. The weak points of the program according to the groups were the reduced time for training; timid participation; little exchange of experience among the participants; and low divulgation. The main suggestions for enhancing the qualification program was more time for training associated with the use of dynamics; entailing of qualification with continuous study to deepen the theme; extension of training to other non-professionals of health; inclusion of depositions and case reports as illustrations to the classes; and improvement of the event divulgation process. Therefore, it can be concluded that the proposed and applied qualification program was efficient for all groups, considering that after specific criteria was applied to each item worked, the level of assimilation was satisfactory to the participants.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Maria Julia Paes daProchet, Teresa Cristina2010-03-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7139/tde-30032010-112230/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:05Zoai:teses.usp.br:tde-30032010-112230Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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