O que é ser um bom professor?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Paulo Emílio de Castro
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-02072024-075843/
Resumo: A presente tese está contextualizada nos estudos acerca do Desenvolvimento Profissional Docente. O principal objetivo dela é identificar, analisar e relacionar valores, atitudes, interesses e focos de atenção que caracterizam a perspectiva de professores da Educação Básica sobre o que significa ser um bom professor. Para isso, realiza uma análise qualitativa das percepções de 286 docentes brasileiros da Educação Básica sobre o que é ser um bom professor. Metodologicamente, segue os pressupostos da análise de conteúdo, com a formulação de um livro de códigos com a segmentação das respostas dos sujeitos da pesquisa. Fundamenta-se em dois eixos teóricos principais: o primeiro deles é o conceito de bom trabalho (GARDNER; CSIKSZENTMIHALYI; DAMON, 2004), estruturado ao redor das dimensões da excelência, da ética e do engajamento. O segundo é a profissão docente e a docência como profissão. A análise dos dados demonstra o alinhamento entre as perspectivas dos sujeitos sobre o que é ser um bom professor e os três elementos-chave do conceito de bom trabalho. Indica, ainda, uma articulação significativa com um quarto elemento, a saber, a empatia.
id USP_cd0896476a4faa3715d9d5286520f3f9
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-02072024-075843
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O que é ser um bom professor?What does it mean to be a good teacher?Bom professorBom trabalhoDocência como profissãoGood teacherGood workProfissão docenteTeaching as a professionTeaching professionA presente tese está contextualizada nos estudos acerca do Desenvolvimento Profissional Docente. O principal objetivo dela é identificar, analisar e relacionar valores, atitudes, interesses e focos de atenção que caracterizam a perspectiva de professores da Educação Básica sobre o que significa ser um bom professor. Para isso, realiza uma análise qualitativa das percepções de 286 docentes brasileiros da Educação Básica sobre o que é ser um bom professor. Metodologicamente, segue os pressupostos da análise de conteúdo, com a formulação de um livro de códigos com a segmentação das respostas dos sujeitos da pesquisa. Fundamenta-se em dois eixos teóricos principais: o primeiro deles é o conceito de bom trabalho (GARDNER; CSIKSZENTMIHALYI; DAMON, 2004), estruturado ao redor das dimensões da excelência, da ética e do engajamento. O segundo é a profissão docente e a docência como profissão. A análise dos dados demonstra o alinhamento entre as perspectivas dos sujeitos sobre o que é ser um bom professor e os três elementos-chave do conceito de bom trabalho. Indica, ainda, uma articulação significativa com um quarto elemento, a saber, a empatia.This thesis is contextualized in studies on Teaching Professional Development. Its main objective is to identify, analyze and relate values, attitudes, interests and focuses of attention that characterize the perspective of Basic Education teachers on what it means to be a good teacher. To this end, it carries out a qualitative analysis of the perceptions of 286 Brazilian Basic Education teachers about what it means to be a good teacher. Methodologically, it follows the assumptions of content analysis, with the formulation of a codebook with the segmentation of the research subjects\' responses. It is based on two main theoretical axes: the first of which is the concept of Good Work (GARDNER; CSIKSZENTMIHALYI; DAMON, 2004), structured around the dimensions of excellence, ethics and engagement. The second is the teaching profession and teaching as a profession. Data analysis demonstrates the alignment between the subjects\' perspectives on what it means to be a good teacher and the three key elements of the concept of good work. It also indicates a significant articulation with a fourth element, namely, empathy.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAraújo, Ulisses Ferreira deAndrade, Paulo Emílio de Castro2024-05-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-02072024-075843/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-07-05T16:46:02Zoai:teses.usp.br:tde-02072024-075843Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-07-05T16:46:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O que é ser um bom professor?
What does it mean to be a good teacher?
title O que é ser um bom professor?
spellingShingle O que é ser um bom professor?
Andrade, Paulo Emílio de Castro
Bom professor
Bom trabalho
Docência como profissão
Good teacher
Good work
Profissão docente
Teaching as a profession
Teaching profession
title_short O que é ser um bom professor?
title_full O que é ser um bom professor?
title_fullStr O que é ser um bom professor?
title_full_unstemmed O que é ser um bom professor?
title_sort O que é ser um bom professor?
author Andrade, Paulo Emílio de Castro
author_facet Andrade, Paulo Emílio de Castro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Ulisses Ferreira de
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Paulo Emílio de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Bom professor
Bom trabalho
Docência como profissão
Good teacher
Good work
Profissão docente
Teaching as a profession
Teaching profession
topic Bom professor
Bom trabalho
Docência como profissão
Good teacher
Good work
Profissão docente
Teaching as a profession
Teaching profession
description A presente tese está contextualizada nos estudos acerca do Desenvolvimento Profissional Docente. O principal objetivo dela é identificar, analisar e relacionar valores, atitudes, interesses e focos de atenção que caracterizam a perspectiva de professores da Educação Básica sobre o que significa ser um bom professor. Para isso, realiza uma análise qualitativa das percepções de 286 docentes brasileiros da Educação Básica sobre o que é ser um bom professor. Metodologicamente, segue os pressupostos da análise de conteúdo, com a formulação de um livro de códigos com a segmentação das respostas dos sujeitos da pesquisa. Fundamenta-se em dois eixos teóricos principais: o primeiro deles é o conceito de bom trabalho (GARDNER; CSIKSZENTMIHALYI; DAMON, 2004), estruturado ao redor das dimensões da excelência, da ética e do engajamento. O segundo é a profissão docente e a docência como profissão. A análise dos dados demonstra o alinhamento entre as perspectivas dos sujeitos sobre o que é ser um bom professor e os três elementos-chave do conceito de bom trabalho. Indica, ainda, uma articulação significativa com um quarto elemento, a saber, a empatia.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-02072024-075843/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-02072024-075843/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256610782576640