Trauma e sofrimento docente: sintoma e invenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veloso, Lauro Take Tomo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-11122018-105817/
Resumo: O aumento de casos de professores vitimados por violência, velada e desvelada, e, também, aqueles que, por motivos diversos, são afastados e adaptados funcionalmente por sofrimento psíquico, despertou minha atenção e meu interesse. O problema desta pesquisa foi se constituindo à medida que, ao conhecer a história desses professores, percebeu-se que a maioria parecia inibir-se e sucumbir com alguma doença e poucos pareciam se recuperar, ou até dinamizar e otimizar seu trabalho. A condição de desordem psíquica, impotência, fragilidade e inibição permite supor a produção do trauma. Por conseguinte, formulou-se a questão nuclear de pesquisa: na produção do trauma, alguns docentes sucumbem e outros se dinamizam. Quais são os aspectos determinantes de tais posicionamentos? Isso posto propõese a seguinte hipótese: o trauma pode ter efeito positivo. Postulou-se como objetivo estabelecer a relação entre o evento traumático, a produção do trauma e suas vicissitudes, e ainda, especificamente, compreender os efeitos psíquicos do trauma e os mecanismos que determinam o adoecimento e a prática criativa e inovadora. Os fundamentos teóricos se amparam na Psicanálise freudolacaniana e em seus principais interlocutores. O corpus para análise foi constituído a partir de oito entrevistas com professores em condição de sofrimento psíquico. A análise dos dados e a fundamentação teórica permitiram considerar que o estado de desamparo torna o sujeito suscetível ao trauma e indicam que a orientação por um desejo decidido (LACAN, 1974/1993), diante do encontro com o real, pode movê-lo à invenção (LACAN, 1975-1976/2007).
id USP_cd3369c4cd09997079adac3e4e430308
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-11122018-105817
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Trauma e sofrimento docente: sintoma e invençãoTrauma and teacher´s suffering: symptom and inventionDocenteInvençãoInventionRealRealSofrimentoSufferingTeacherTraumaTraumaO aumento de casos de professores vitimados por violência, velada e desvelada, e, também, aqueles que, por motivos diversos, são afastados e adaptados funcionalmente por sofrimento psíquico, despertou minha atenção e meu interesse. O problema desta pesquisa foi se constituindo à medida que, ao conhecer a história desses professores, percebeu-se que a maioria parecia inibir-se e sucumbir com alguma doença e poucos pareciam se recuperar, ou até dinamizar e otimizar seu trabalho. A condição de desordem psíquica, impotência, fragilidade e inibição permite supor a produção do trauma. Por conseguinte, formulou-se a questão nuclear de pesquisa: na produção do trauma, alguns docentes sucumbem e outros se dinamizam. Quais são os aspectos determinantes de tais posicionamentos? Isso posto propõese a seguinte hipótese: o trauma pode ter efeito positivo. Postulou-se como objetivo estabelecer a relação entre o evento traumático, a produção do trauma e suas vicissitudes, e ainda, especificamente, compreender os efeitos psíquicos do trauma e os mecanismos que determinam o adoecimento e a prática criativa e inovadora. Os fundamentos teóricos se amparam na Psicanálise freudolacaniana e em seus principais interlocutores. O corpus para análise foi constituído a partir de oito entrevistas com professores em condição de sofrimento psíquico. A análise dos dados e a fundamentação teórica permitiram considerar que o estado de desamparo torna o sujeito suscetível ao trauma e indicam que a orientação por um desejo decidido (LACAN, 1974/1993), diante do encontro com o real, pode movê-lo à invenção (LACAN, 1975-1976/2007).The increase in the number of cases of teachers who have been victims of violence, covert or overt, and also of those who, for many reasons, are removed and functionally adapted due to psychological distress, has aroused my attention and interest. The focus of this research was built by getting to know these teachers histories and noticing that most of them seemed to inhibit themselves and succumb to some disease and few seemed to recover, or even to dynamize and optimize their work. The condition of psychiatric disorder, impotence, fragility and inhibition allows us to assume the production of trauma. Therefore, the nuclear question of research was formulated: in the production of trauma, some teachers succumb and others become dynamic. What are the determining factors of such outcomes? This poses the following hypothesis: trauma can have a positive effect. The aim of this study was to establish the relationship between the traumatic event, the production of trauma and its vicissitudes and, specifically, to understand the psychological effects of trauma and the mechanisms that determine illness, and creative and innovative practice. The theoretical foundations are the Freudolacanian Psychoanalysis and its main interlocutors. The corpus for analysis was constituted of eight interviews with teachers in conditions of psychological distress. The analysis of the data and the theoretical basis allowed to consider that the state of helplessness makes the subject susceptible to the trauma and indicate that the orientation by a determined desire (LACAN, 1974/1993), when facing reality, can move him/her to invention (LACAN, 1975-1976 / 2007).Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMrech, Leny MagalhaesVeloso, Lauro Take Tomo2018-09-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-11122018-105817/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-09T23:21:59Zoai:teses.usp.br:tde-11122018-105817Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-09T23:21:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Trauma e sofrimento docente: sintoma e invenção
Trauma and teacher´s suffering: symptom and invention
title Trauma e sofrimento docente: sintoma e invenção
spellingShingle Trauma e sofrimento docente: sintoma e invenção
Veloso, Lauro Take Tomo
Docente
Invenção
Invention
Real
Real
Sofrimento
Suffering
Teacher
Trauma
Trauma
title_short Trauma e sofrimento docente: sintoma e invenção
title_full Trauma e sofrimento docente: sintoma e invenção
title_fullStr Trauma e sofrimento docente: sintoma e invenção
title_full_unstemmed Trauma e sofrimento docente: sintoma e invenção
title_sort Trauma e sofrimento docente: sintoma e invenção
author Veloso, Lauro Take Tomo
author_facet Veloso, Lauro Take Tomo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mrech, Leny Magalhaes
dc.contributor.author.fl_str_mv Veloso, Lauro Take Tomo
dc.subject.por.fl_str_mv Docente
Invenção
Invention
Real
Real
Sofrimento
Suffering
Teacher
Trauma
Trauma
topic Docente
Invenção
Invention
Real
Real
Sofrimento
Suffering
Teacher
Trauma
Trauma
description O aumento de casos de professores vitimados por violência, velada e desvelada, e, também, aqueles que, por motivos diversos, são afastados e adaptados funcionalmente por sofrimento psíquico, despertou minha atenção e meu interesse. O problema desta pesquisa foi se constituindo à medida que, ao conhecer a história desses professores, percebeu-se que a maioria parecia inibir-se e sucumbir com alguma doença e poucos pareciam se recuperar, ou até dinamizar e otimizar seu trabalho. A condição de desordem psíquica, impotência, fragilidade e inibição permite supor a produção do trauma. Por conseguinte, formulou-se a questão nuclear de pesquisa: na produção do trauma, alguns docentes sucumbem e outros se dinamizam. Quais são os aspectos determinantes de tais posicionamentos? Isso posto propõese a seguinte hipótese: o trauma pode ter efeito positivo. Postulou-se como objetivo estabelecer a relação entre o evento traumático, a produção do trauma e suas vicissitudes, e ainda, especificamente, compreender os efeitos psíquicos do trauma e os mecanismos que determinam o adoecimento e a prática criativa e inovadora. Os fundamentos teóricos se amparam na Psicanálise freudolacaniana e em seus principais interlocutores. O corpus para análise foi constituído a partir de oito entrevistas com professores em condição de sofrimento psíquico. A análise dos dados e a fundamentação teórica permitiram considerar que o estado de desamparo torna o sujeito suscetível ao trauma e indicam que a orientação por um desejo decidido (LACAN, 1974/1993), diante do encontro com o real, pode movê-lo à invenção (LACAN, 1975-1976/2007).
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-11122018-105817/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-11122018-105817/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090634815897600