Método de sistematização e levantamento de dados para o estudo da relação de acidentes com o alinhamento em planta e perfil de uma rodovia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lotti, Cynthia Perpétua
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-06042015-085620/
Resumo: Neste trabalho é proposto um método de levantamento e sistematização de dados que são relevantes para a investigação da relação de acidentes em uma rodovia com algumas características físicas básicas como raio das curvas horizontais e verticais, declividade e comprimento de rampas. Para restituição da geometria é proposta a utilização do sistema GPS no modo cinemático, modo este que apresenta uma série de vantagens sobre os instrumentos clássicos de topografia. Com objetivo de definir os locais de início e fim das retas, rampas e curvas, tanto horizontais como verticais, foi elaborado um método baseado na derivada dos dados levantados com o GPS. O processo de separação proposto foi testado com dados coletados ao longo de 32 km de uma rodovia. Da mesma forma, o método foi validado com dados teóricos de exemplos simulados, dados do projeto executivo da mesma rodovia e com dados coletados com uma Estação Total em um trecho de 3 km. Todas as validações mostraram uma boa aderência do método com relação aos dados originais. Aos dados da geometria foram incorporados os dados de acidentes em um SIG utilizando software TRANSCAD 1 . Os dados de acidentes foram armazenados através de um programa em ACCESS desenvolvido por alunos de graduação da EESC. Com todas as informações disponíveis foi possível verificar que existe uma forte relação entre a geometria da rodovia e os acidentes envolvendo veículos de carga em trechos de baixa velocidade, onde colisão traseira e abalroamento lateral ocorrem quando o condutor não avalia corretamente a velocidade do veículo à sua frente devido a grande diferença de velocidades.
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