Simulação computacional como uma ferramenta de aquisição de conhecimento.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gavira, Muriel de Oliveira
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-20052003-004345/
Resumo: Nos últimos anos, a simulação computacional vem assumindo uma importância cada vez maior como ferramenta de aquisição de conhecimento. Na simulação desenvolvida nos primórdios da Pesquisa Operacional, os problemas eram resolvidos por meio da obtenção dos melhores resultados possíveis para cada parte individual do modelo. Entretanto, à medida que a complexidade dos problemas cresceu, surgiu a necessidade de se utilizar uma abordagem mais sistêmica e generalista. A simulação utilizou-se, inicialmente, de linguagens de programação geral, como o FORTRAN. Mas, à medida que a complexidade das observações e a capacidade dos recursos computacionais cresceram, surgiram os programas de simulação de propósito geral (como o GPSS) e os baseados na Dinâmica dos Sistemas (DYNAMO, STELLA etc). Essa metodologia (dinâmica dos sistemas) faz uso do conceito de pensamento sistêmico para a resolução de problemas e para o estudo de sistemas. Nesse contexto, o presente trabalho tem como principal objetivo identificar e analisar os aspectos potenciais da simulação enquanto ferramenta de aquisição de conhecimento. Para atingir esse objetivo, aplica-se a simulação a um sistema de fila de uma fábrica de componentes plásticos.
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