Letramentos (auto) críticos no ensino de língua inglesa no ensino médio: uma pesquisa autoetnográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mulik, Katia Bruginski
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-31012022-211124/
Resumo: Esta pesquisa de doutorado teve o propósito de identificar e analisar, por meio de uma pesquisa qualitativa autoetnográfica, as adequações, tensões, conflitos e políticas envolvidas em uma proposta de educação crítica no ensino de língua inglesa no contexto do Ensino Médio. A autoetnografia pode ser considerada como uma proposta investigativa que rompe com o paradigma positivista de fazer ciência, não apenas por seu caráter investigativo, mas também transformador, o qual se opõe à visão da etnografia tradicional. Os dados deste estudo emergiram da minha vivência docente no contexto citado. A autoetnografia, ao ser tomada como escolha metodológica, fez de minha sala de aula um espaço de constante observação. Como forma de viabilizar os dados recorri a instrumentos como a (auto) observações de aula e diários, autorrelatos, gravações de áudio e materiais didáticos. Recorri a essa abordagem metodológica por acreditar que, assim como Moita Lopes (2006) defende, como pesquisadores precisamos construir conhecimentos que sejam responsivos à vida social. Assim, busco estabelecer discussões dos dados apresentados recorrendo a teorias sobre ensino crítico e formação cidadã, mais especificamente, aos letramentos críticos, bem como os aportes teóricos vinculados a ele como a pós-modernidade, estudos pós-estruturalistas, novos letramentos e multimodalidade. A escolha desse arcabouço teórico relaciona-se com a minha formação acadêmica e explica sobre o impacto que esses conhecimentos têm tido na minha vida profissional, uma vez que as leituras que eu faço informam acerca das maneiras pelas quais vejo e interpreto o mundo. Esta tese se organiza em três capítulos. No Capítulo I apresento e analiso a proposta pedagógica Estadual do Paraná tecendo relações entre os pressupostos teórico-metodológicos apresentados e as teorias de letramento crítico. Narro também sobre como se deu meu início como professora, bem como algumas políticas que têm sido implementadas em meu contexto de ensino e como elas têm impactado em minhas práticas. No Capítulo II, discorro sobre as racionalidades presentes no cenário educacional, tecendo diálogos com o ensino de língua inglesa e como essas questões estão imbricadas nas relações entre os sujeitos e os contextos que ensinamos. Por fim, no Capítulo III, reflito sobre minhas práticas pedagógicas e as visões de língua e sujeito que elas imprimem na busca pelo desenvolvimento de uma educação crítica no ensino de língua inglesa no contexto do Ensino Médio. Reflito também sobre os desafios, as tensões e os enfrentamentos que emergem nessas propostas fazendo exercícios autocríticos sobre esse processo.
id USP_ce2f43c7c5b094794d2a98053d906c40
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-31012022-211124
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Letramentos (auto) críticos no ensino de língua inglesa no ensino médio: uma pesquisa autoetnográfica(Self) critical literacies in English Language Teaching in High School: an autoethnographic researchAutoethnographyAutoetnografiaCritical educationEducação críticaEnglish language teachingEnsino de língua inglesaEnsino médioFormação de professoresHigh schoolTeacher educationEsta pesquisa de doutorado teve o propósito de identificar e analisar, por meio de uma pesquisa qualitativa autoetnográfica, as adequações, tensões, conflitos e políticas envolvidas em uma proposta de educação crítica no ensino de língua inglesa no contexto do Ensino Médio. A autoetnografia pode ser considerada como uma proposta investigativa que rompe com o paradigma positivista de fazer ciência, não apenas por seu caráter investigativo, mas também transformador, o qual se opõe à visão da etnografia tradicional. Os dados deste estudo emergiram da minha vivência docente no contexto citado. A autoetnografia, ao ser tomada como escolha metodológica, fez de minha sala de aula um espaço de constante observação. Como forma de viabilizar os dados recorri a instrumentos como a (auto) observações de aula e diários, autorrelatos, gravações de áudio e materiais didáticos. Recorri a essa abordagem metodológica por acreditar que, assim como Moita Lopes (2006) defende, como pesquisadores precisamos construir conhecimentos que sejam responsivos à vida social. Assim, busco estabelecer discussões dos dados apresentados recorrendo a teorias sobre ensino crítico e formação cidadã, mais especificamente, aos letramentos críticos, bem como os aportes teóricos vinculados a ele como a pós-modernidade, estudos pós-estruturalistas, novos letramentos e multimodalidade. A escolha desse arcabouço teórico relaciona-se com a minha formação acadêmica e explica sobre o impacto que esses conhecimentos têm tido na minha vida profissional, uma vez que as leituras que eu faço informam acerca das maneiras pelas quais vejo e interpreto o mundo. Esta tese se organiza em três capítulos. No Capítulo I apresento e analiso a proposta pedagógica Estadual do Paraná tecendo relações entre os pressupostos teórico-metodológicos apresentados e as teorias de letramento crítico. Narro também sobre como se deu meu início como professora, bem como algumas políticas que têm sido implementadas em meu contexto de ensino e como elas têm impactado em minhas práticas. No Capítulo II, discorro sobre as racionalidades presentes no cenário educacional, tecendo diálogos com o ensino de língua inglesa e como essas questões estão imbricadas nas relações entre os sujeitos e os contextos que ensinamos. Por fim, no Capítulo III, reflito sobre minhas práticas pedagógicas e as visões de língua e sujeito que elas imprimem na busca pelo desenvolvimento de uma educação crítica no ensino de língua inglesa no contexto do Ensino Médio. Reflito também sobre os desafios, as tensões e os enfrentamentos que emergem nessas propostas fazendo exercícios autocríticos sobre esse processo.The aim of this doctoral research was to identify and analyze, through qualitative autoethnographic research, the adaptations, tensions, conflicts, and policies involved in a critical education proposal in English language teaching in a High School context. Autoethnography can be considered as an investigative proposal that breaks with the positivist paradigm of the way of doing science, not only because of its investigative character, but also transformative which is opposed to the traditional ethnography view. The data emerged from my teaching experience in the mentioned context. Autoethnography, when taken as a methodological choice, made my classroom a space for constant observation. To present the data I used instruments such as (self) observations of class and diaries, self-reports, audio recordings and teaching materials. I resorted to this methodological approach because I believe that, as Moita Lopes (2006) argues, as researchers we need to build knowledge that is responsive to social life. Thus, I established discussions of the data presented using theories on critical education and citizen education, more specifically, the critical literacies, as well as the theoretical contributions linked to it such as postmodernity, post-structuralist studies, new literacies, and multimodality. This theoretical framework is related to my academic background and explains the impact that this knowledge has had on my professional life, since the readings I do inform about the ways in which I see and interpret the world. This thesis is organized in three chapters as follows. In the first chapter I present and analyze the pedagogical proposal from Paraná discussing some relations between the theoretical-methodological assumptions presented and the theories of critical literacy. I also talk about how I was my beginning as a teacher, as well as some policies that have been implemented in my teaching context and how it has impacted in my practices. In Chapter II, I discuss the rationalities present in the educational scenario, making dialogues with the English language teaching and how these issues are connected in the relationships between the subjects and the contexts we teach. Finally, in Chapter III, I reflect on my pedagogical practices and the views of language and subject that they impress in the search for the development of a critical education in English language teaching in the context of High School. I also reflect on the challenges, tensions and confrontations that emerged in these proposals by doing self-critical exercises on this process.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMór, Walkyria Maria MonteMulik, Katia Bruginski2021-03-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-31012022-211124/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-01-31T23:23:02Zoai:teses.usp.br:tde-31012022-211124Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-01-31T23:23:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramentos (auto) críticos no ensino de língua inglesa no ensino médio: uma pesquisa autoetnográfica
(Self) critical literacies in English Language Teaching in High School: an autoethnographic research
title Letramentos (auto) críticos no ensino de língua inglesa no ensino médio: uma pesquisa autoetnográfica
spellingShingle Letramentos (auto) críticos no ensino de língua inglesa no ensino médio: uma pesquisa autoetnográfica
Mulik, Katia Bruginski
Autoethnography
Autoetnografia
Critical education
Educação crítica
English language teaching
Ensino de língua inglesa
Ensino médio
Formação de professores
High school
Teacher education
title_short Letramentos (auto) críticos no ensino de língua inglesa no ensino médio: uma pesquisa autoetnográfica
title_full Letramentos (auto) críticos no ensino de língua inglesa no ensino médio: uma pesquisa autoetnográfica
title_fullStr Letramentos (auto) críticos no ensino de língua inglesa no ensino médio: uma pesquisa autoetnográfica
title_full_unstemmed Letramentos (auto) críticos no ensino de língua inglesa no ensino médio: uma pesquisa autoetnográfica
title_sort Letramentos (auto) críticos no ensino de língua inglesa no ensino médio: uma pesquisa autoetnográfica
author Mulik, Katia Bruginski
author_facet Mulik, Katia Bruginski
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mór, Walkyria Maria Monte
dc.contributor.author.fl_str_mv Mulik, Katia Bruginski
dc.subject.por.fl_str_mv Autoethnography
Autoetnografia
Critical education
Educação crítica
English language teaching
Ensino de língua inglesa
Ensino médio
Formação de professores
High school
Teacher education
topic Autoethnography
Autoetnografia
Critical education
Educação crítica
English language teaching
Ensino de língua inglesa
Ensino médio
Formação de professores
High school
Teacher education
description Esta pesquisa de doutorado teve o propósito de identificar e analisar, por meio de uma pesquisa qualitativa autoetnográfica, as adequações, tensões, conflitos e políticas envolvidas em uma proposta de educação crítica no ensino de língua inglesa no contexto do Ensino Médio. A autoetnografia pode ser considerada como uma proposta investigativa que rompe com o paradigma positivista de fazer ciência, não apenas por seu caráter investigativo, mas também transformador, o qual se opõe à visão da etnografia tradicional. Os dados deste estudo emergiram da minha vivência docente no contexto citado. A autoetnografia, ao ser tomada como escolha metodológica, fez de minha sala de aula um espaço de constante observação. Como forma de viabilizar os dados recorri a instrumentos como a (auto) observações de aula e diários, autorrelatos, gravações de áudio e materiais didáticos. Recorri a essa abordagem metodológica por acreditar que, assim como Moita Lopes (2006) defende, como pesquisadores precisamos construir conhecimentos que sejam responsivos à vida social. Assim, busco estabelecer discussões dos dados apresentados recorrendo a teorias sobre ensino crítico e formação cidadã, mais especificamente, aos letramentos críticos, bem como os aportes teóricos vinculados a ele como a pós-modernidade, estudos pós-estruturalistas, novos letramentos e multimodalidade. A escolha desse arcabouço teórico relaciona-se com a minha formação acadêmica e explica sobre o impacto que esses conhecimentos têm tido na minha vida profissional, uma vez que as leituras que eu faço informam acerca das maneiras pelas quais vejo e interpreto o mundo. Esta tese se organiza em três capítulos. No Capítulo I apresento e analiso a proposta pedagógica Estadual do Paraná tecendo relações entre os pressupostos teórico-metodológicos apresentados e as teorias de letramento crítico. Narro também sobre como se deu meu início como professora, bem como algumas políticas que têm sido implementadas em meu contexto de ensino e como elas têm impactado em minhas práticas. No Capítulo II, discorro sobre as racionalidades presentes no cenário educacional, tecendo diálogos com o ensino de língua inglesa e como essas questões estão imbricadas nas relações entre os sujeitos e os contextos que ensinamos. Por fim, no Capítulo III, reflito sobre minhas práticas pedagógicas e as visões de língua e sujeito que elas imprimem na busca pelo desenvolvimento de uma educação crítica no ensino de língua inglesa no contexto do Ensino Médio. Reflito também sobre os desafios, as tensões e os enfrentamentos que emergem nessas propostas fazendo exercícios autocríticos sobre esse processo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-31012022-211124/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-31012022-211124/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256566097510400