Adolescentes em risco social : a expressão dos processos de identificação no método de Rorschach

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soldatelli, Maria Isabel dos Santos
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-18102007-165638/
Resumo: Tendo em vista a importância da família para o adolescente, especialmente das figuras parentais, este estudo buscou compreender o processo de identificação de adolescentes em risco social, participantes de um programa de promoção social de Organização não governamental - ONG. A escolha dos sujeitos se deu através de critérios de inclusão que seguiram as referências existentes na literatura acerca das situações de risco social. O grupo de sujeitos é composto de dez adolescentes com idade entre 15 e 18 anos de idade, cinco do sexo feminino e cinco do sexo masculino. Foram utilizadas entrevistas e o Método de Rorschach como instrumentos de investigação psicológica. Utilizamos entrevistas semi-dirigidas com os adolescentes e seus pais ou responsáveis, e entrevistas livres com os educadores e coordenadores da ONG. A análise dos dados, quantitativa e qualitativa, seguiu as referências teóricas do sistema francês do Rorschach. Os resultados evidenciam uma defasagem entre os grupos de gênero no que se refere aos processos de identificação: enquanto a maioria dos adolescentes do sexo masculino apresenta falhas no processo de individuação, com uma imaturidade em seu desenvolvimento afetivo e sexual, as adolescentes demonstram ter consolidado o processo de identificação primária, vivenciando mais efetivamente as questões relativas à problemática de identificação sexual, em concordância com o momento evolutivo da adolescência. O grupo de adolescentes como um todo tem em comum as situações familiares e sociais adversas, mas os resultados do Rorschach evidenciam que estas situações repercutiram de formas diversas sobre a constituição psíquica, de acordo com as relações internas estabelecidas com as figuras parentais, que servem de suporte aos processos identificatórios. Isto confirma que apesar dos adolescentes estarem inseridos em condições externas ou ambientais de risco, é a configuração familiar que determina os processos internos e produz diferentes estruturações de personalidade, corroborando a importância do núcleo familiar na constituição do sujeito. Esperamos que os resultados alcançados através desta investigação favoreça a compreensão da dinâmica psicológica de adolescentes em situação de risco social, no sentido de contribuir para a elaboração de estratégias de intervenção clínica preventivas, envolvendo o adolescente, a família e a comunidade.
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Utilizamos entrevistas semi-dirigidas com os adolescentes e seus pais ou responsáveis, e entrevistas livres com os educadores e coordenadores da ONG. A análise dos dados, quantitativa e qualitativa, seguiu as referências teóricas do sistema francês do Rorschach. Os resultados evidenciam uma defasagem entre os grupos de gênero no que se refere aos processos de identificação: enquanto a maioria dos adolescentes do sexo masculino apresenta falhas no processo de individuação, com uma imaturidade em seu desenvolvimento afetivo e sexual, as adolescentes demonstram ter consolidado o processo de identificação primária, vivenciando mais efetivamente as questões relativas à problemática de identificação sexual, em concordância com o momento evolutivo da adolescência. O grupo de adolescentes como um todo tem em comum as situações familiares e sociais adversas, mas os resultados do Rorschach evidenciam que estas situações repercutiram de formas diversas sobre a constituição psíquica, de acordo com as relações internas estabelecidas com as figuras parentais, que servem de suporte aos processos identificatórios. Isto confirma que apesar dos adolescentes estarem inseridos em condições externas ou ambientais de risco, é a configuração familiar que determina os processos internos e produz diferentes estruturações de personalidade, corroborando a importância do núcleo familiar na constituição do sujeito. Esperamos que os resultados alcançados através desta investigação favoreça a compreensão da dinâmica psicológica de adolescentes em situação de risco social, no sentido de contribuir para a elaboração de estratégias de intervenção clínica preventivas, envolvendo o adolescente, a família e a comunidade.Having in mind the family\'s importance for the teenager, and especially the role of their of their parental figures, this study aimed at understanding the identification process in teenagers at social risk, who are part of a social program within a non-governmental organization (NGO). The subjects\' choice was based on inclusion criteria following references in existing literature on social risk. The group was made of ten teenagers aged between 15 and 18 years old, of which five where male and five were female. Interviews and the Rorschach method were the psychological investigation tools used. Teenagers and their parents (or carers) were subject to semi-driven interviews, while educators and the NGO\'s coordinators went through free interviews. Rorschach qualitative and quantitative data was analyzed based on Rorschach\'s French theory system. Results show a disparity between the gender groups in what refers to the identification process: while most male teenagers show gaps in the individuation process, having an immature sexual and emotional development, female teenagers show to have consolidated the primary identification process, experiencing more effectively the questions related to sexual identification, in agreement with adolescence\'s evolution process. The group as a whole has a common background of familial and social adverse, but Rorschach\'s results show that these situations affected their mental foundation in different ways, in accordance with the relationship with their parental figures, who serve as a support in the identification process. This confirms that that despite the fact that these teenagers were inserted in external or environmental risk situations, it is the family nucleus in its early relations with the subject that determines the subject\'s constitution. We hope that the results achieved in this investigation will help understanding teenagers at social risk\'s psychological dynamic, contributing at the development of preventive clinical intervention strategies involving the teenager, the family and the community.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSouza, Maria Abigail deSoldatelli, Maria Isabel dos Santos2007-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-18102007-165638/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:55Zoai:teses.usp.br:tde-18102007-165638Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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