Uma perspectiva intercultural sobre o jogar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ernica, Renato Razzino
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-19012021-203005/
Resumo: Esta tese trata de um tópico inquietante: o fato de que o acesso a jogos é barrado por um grande número de fatores que são, segundo as teorias mais proeminentes em ludologia, externos ao seu objeto de estudo e, portanto, não são considerados em sua definição base. Com isso em mente, nosso objetivo é discutir os termos em que uma definição mais amplo de jogos e do jogar pode ser alcançada ao se usar uma grade teórica que tem a diferença social no centro e que vê o processo de produção de sentido como algo mais complexo do que a mera extração de conteúdo de um objeto. Utilizamos os trabalhos de Ahmed (2006), Alcoff (2006), Fontanille (2015) and Groupe μ (2015) para problematizar as teorias de Bogost (2006; 2007) e Sicart (2011; 2014), e em seguida analisamos jogos populares como Final Fantasy X e League of Legends para demonstrar nosso ponto de vista.
id USP_ce6f0021b4d18340bfeaf6ff90dd4c01
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-19012021-203005
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Uma perspectiva intercultural sobre o jogarAn intercultural perspective on playingGamesJogarJogosLudologiaLudologyPlaySemióticaSemioticsEsta tese trata de um tópico inquietante: o fato de que o acesso a jogos é barrado por um grande número de fatores que são, segundo as teorias mais proeminentes em ludologia, externos ao seu objeto de estudo e, portanto, não são considerados em sua definição base. Com isso em mente, nosso objetivo é discutir os termos em que uma definição mais amplo de jogos e do jogar pode ser alcançada ao se usar uma grade teórica que tem a diferença social no centro e que vê o processo de produção de sentido como algo mais complexo do que a mera extração de conteúdo de um objeto. Utilizamos os trabalhos de Ahmed (2006), Alcoff (2006), Fontanille (2015) and Groupe μ (2015) para problematizar as teorias de Bogost (2006; 2007) e Sicart (2011; 2014), e em seguida analisamos jogos populares como Final Fantasy X e League of Legends para demonstrar nosso ponto de vista.This dissertation is about an unsettling topic: the fact that access to play and games is gated by a great number of factors that are, according to the most prominent theories in game studies, is external to the object of their study and, therefore, is not considered in its core definition. With that in mind, our goal is to discuss the terms in which a broader definition of games and play can be achieved by using a theoretical framework that has social difference in its core and that views the meaning-making process as something more complex than the simple extraction of content from an object. We focus on the works of Ahmed (2006), Alcoff (2006), Fontanille (2015) and Groupe μ (2015) to review the theories of Bogost (2006; 2007) and Sicart (2011; 2014), and then proceed to the analysis of popular games such as Final Fantasy X and League of Legends to demonstrate the merits of our point of view.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTaille, Elizabeth Harkot de LaErnica, Renato Razzino2019-10-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-19012021-203005/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-01-20T02:33:01Zoai:teses.usp.br:tde-19012021-203005Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-01-20T02:33:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma perspectiva intercultural sobre o jogar
An intercultural perspective on playing
title Uma perspectiva intercultural sobre o jogar
spellingShingle Uma perspectiva intercultural sobre o jogar
Ernica, Renato Razzino
Games
Jogar
Jogos
Ludologia
Ludology
Play
Semiótica
Semiotics
title_short Uma perspectiva intercultural sobre o jogar
title_full Uma perspectiva intercultural sobre o jogar
title_fullStr Uma perspectiva intercultural sobre o jogar
title_full_unstemmed Uma perspectiva intercultural sobre o jogar
title_sort Uma perspectiva intercultural sobre o jogar
author Ernica, Renato Razzino
author_facet Ernica, Renato Razzino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Taille, Elizabeth Harkot de La
dc.contributor.author.fl_str_mv Ernica, Renato Razzino
dc.subject.por.fl_str_mv Games
Jogar
Jogos
Ludologia
Ludology
Play
Semiótica
Semiotics
topic Games
Jogar
Jogos
Ludologia
Ludology
Play
Semiótica
Semiotics
description Esta tese trata de um tópico inquietante: o fato de que o acesso a jogos é barrado por um grande número de fatores que são, segundo as teorias mais proeminentes em ludologia, externos ao seu objeto de estudo e, portanto, não são considerados em sua definição base. Com isso em mente, nosso objetivo é discutir os termos em que uma definição mais amplo de jogos e do jogar pode ser alcançada ao se usar uma grade teórica que tem a diferença social no centro e que vê o processo de produção de sentido como algo mais complexo do que a mera extração de conteúdo de um objeto. Utilizamos os trabalhos de Ahmed (2006), Alcoff (2006), Fontanille (2015) and Groupe μ (2015) para problematizar as teorias de Bogost (2006; 2007) e Sicart (2011; 2014), e em seguida analisamos jogos populares como Final Fantasy X e League of Legends para demonstrar nosso ponto de vista.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-19012021-203005/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-19012021-203005/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090850267856896