Análise institucional de um estabelecimento de educação superior privado: estudo do cotidiano, dos documentos e da perspectiva de dirigentes e docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Geraldo Vieira da
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-11052010-144634/
Resumo: Ao se estudar um estabelecimento educacional restrito aos seus limites internos, pouco se saberá acerca das relações de forças que atravessam a educação tomada como instituição. Essa constatação sinaliza que o empreendimento de uma análise institucional constitui-se na metodologia mais adequada para se estudar e entender os agenciamentos que se dão no estabelecimento educacional, fornecendo um panorama da instituição educação superior no Brasil. O objetivo geral desta pesquisa é empreender uma análise institucional em um estabelecimento de educação superior privado a partir do estudo do cotidiano, dos documentos e da perspectiva de dirigentes e docentes. Além disso, busca-se contextualizar o estabelecimento educacional e investigar os seguintes aspectos: os dispositivos disciplinares; o processo de governamento e de construção do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e dos valores que o sustentam; até que ponto o PPI facilita ou impede a ação pedagógica dos atores institucionais; e a instituição educação superior no Brasil e a política pública nela estabelecida (condições de governamentalidade). O estudo é apoiado no referencial teórico-metodológico da esquizoanálise (Deleuze e Guattari) e da analítica do poder (Foucault), ambas com base na filosofia de Nietzsche. A abordagem metodológica adotada é qualitativa, do tipo estudo de caso etnográfico. Como técnicas de pesquisa são utilizadas a análise documental, a entrevista etnográfica e a observação participante. Participam da pesquisa os quatro diretores, a secretária acadêmica e onze professores selecionados nos cursos ofertados pelo estabelecimento. São utilizados na pesquisa roteiros de entrevistas semi-estruturadas realizadas com o auxílio de gravador digital. As informações obtidas com a observação participante são registradas em diário de campo. O documento básico considerado neste estudo é o PPI. A análise dos dados é feita mediante a estratégia de análise de conteúdo, em abordagem qualitativa. Os resultados apontam que o estabelecimento pesquisado não difere de seus congêneres, sentindo todas as dificuldades decorrentes dos dispositivos disciplinares impostos pelo estado para regular e controlar suas atividades; que o estabelecimento reproduz tais dispositivos nas suas ações de governamento; que o PPI não resultou de um processo de construção coletiva, pois ao contar com a ajuda de uma empresa de consultoria, esta buscou emoldurar a vida do estabelecimento aos pontos que lhe poderiam conceder uma avaliação satisfatória pelo Ministério da Educação (MEC); que, para dirigentes e professores, a educação superior no Brasil é assolada por um excesso de regulamentação que cerceia a ação criativa e a autonomia institucional. Presas às normas molares instituídas, restam às faculdades e universidades submeterem-se ao domínio das leis, ainda que estas lhes pareçam tão distantes de suas realidades.
id USP_ce809f82222967d836000ff9e293ff85
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-11052010-144634
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Análise institucional de um estabelecimento de educação superior privado: estudo do cotidiano, dos documentos e da perspectiva de dirigentes e docentesInstitutional analysis of a private establishment of higher education: study of everyday life, documents and perspective of directors and teachers.Análise institucionalAnalítica do poderAnalytical of powerEducação superiorEsquizoanáliseHigher education.Institutional analysisSchizoanalisysAo se estudar um estabelecimento educacional restrito aos seus limites internos, pouco se saberá acerca das relações de forças que atravessam a educação tomada como instituição. Essa constatação sinaliza que o empreendimento de uma análise institucional constitui-se na metodologia mais adequada para se estudar e entender os agenciamentos que se dão no estabelecimento educacional, fornecendo um panorama da instituição educação superior no Brasil. O objetivo geral desta pesquisa é empreender uma análise institucional em um estabelecimento de educação superior privado a partir do estudo do cotidiano, dos documentos e da perspectiva de dirigentes e docentes. Além disso, busca-se contextualizar o estabelecimento educacional e investigar os seguintes aspectos: os dispositivos disciplinares; o processo de governamento e de construção do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e dos valores que o sustentam; até que ponto o PPI facilita ou impede a ação pedagógica dos atores institucionais; e a instituição educação superior no Brasil e a política pública nela estabelecida (condições de governamentalidade). O estudo é apoiado no referencial teórico-metodológico da esquizoanálise (Deleuze e Guattari) e da analítica do poder (Foucault), ambas com base na filosofia de Nietzsche. A abordagem metodológica adotada é qualitativa, do tipo estudo de caso etnográfico. Como técnicas de pesquisa são utilizadas a análise documental, a entrevista etnográfica e a observação participante. Participam da pesquisa os quatro diretores, a secretária acadêmica e onze professores selecionados nos cursos ofertados pelo estabelecimento. São utilizados na pesquisa roteiros de entrevistas semi-estruturadas realizadas com o auxílio de gravador digital. As informações obtidas com a observação participante são registradas em diário de campo. O documento básico considerado neste estudo é o PPI. A análise dos dados é feita mediante a estratégia de análise de conteúdo, em abordagem qualitativa. Os resultados apontam que o estabelecimento pesquisado não difere de seus congêneres, sentindo todas as dificuldades decorrentes dos dispositivos disciplinares impostos pelo estado para regular e controlar suas atividades; que o estabelecimento reproduz tais dispositivos nas suas ações de governamento; que o PPI não resultou de um processo de construção coletiva, pois ao contar com a ajuda de uma empresa de consultoria, esta buscou emoldurar a vida do estabelecimento aos pontos que lhe poderiam conceder uma avaliação satisfatória pelo Ministério da Educação (MEC); que, para dirigentes e professores, a educação superior no Brasil é assolada por um excesso de regulamentação que cerceia a ação criativa e a autonomia institucional. Presas às normas molares instituídas, restam às faculdades e universidades submeterem-se ao domínio das leis, ainda que estas lhes pareçam tão distantes de suas realidades.When studying an educational establishment to its strict internal limits, little will be known about the force relations which cross the education taken as an institution. This finding indicates that the enterprise of an institutional analysis constitutes the most appropriate methodology to study and understand the assemblages that take place in the educational establishment, providing an overview of superior education institution in Brazil. The objective of this research is to undertake an institutional analysis at a private establishment of higher education from the study of everyday life, documents and perspective of directors and teachers. In addition, we seek to contextualize the educational establishment and to investigate the following issues: the disciplinary devices, the process of government and the construction of institutional pedagogical project (PPI) and the values that sustain it, until point the PPI facilitates or impedes pedagogical action of institutional actors, and the higher education institution in Brazil and the public policy it established (conditions of governmentality). The study is supported by the methodological theoretical reference of schizoanalysis (Deleuze and Guattari) and analytical of power (Foucault), both based on the philosophy of Nietzsche. The methodology adopted is qualitative, as ethnographic case study. As research techniques are used the documental analysis, ethnographic interviews and participant observation. Participate in this research the four directors, the academic secretary and eleven teachers selected in the courses offered by the establishment. In the research, semistructured interview scripts are used, as well as a digital recorder. The informations obtained from the participant observation are registered in a field diary. The basic document considered in this study is the PPI. Data analysis is done through the strategy of content analysis, in a qualitative approach. The results indicate that the researched establishment does not differ from others of its same type, feeling all the difficulties arising from disciplinary devices imposed by the State to regulate and control their activities; that the establishment play such devices in their government\'s actions; that the PPI did not result from a process of building together, for the count with the help of a consulting firm, that sought to \"frame\" the routine of the establishment the points which might provide a satisfactory evaluation by the Ministry of Education (MEC); that for directors and teachers, higher education in Brazil is plagued by over-regulation that restricts the creative action and institutional autonomy. Prey to the imposed molar norms, it remains to colleges and universities be submitted to the domain of the laws, even though they seem to be so distant of its realities.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAndrade, Antonio dos SantosCosta, Geraldo Vieira da2009-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-11052010-144634/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:05Zoai:teses.usp.br:tde-11052010-144634Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise institucional de um estabelecimento de educação superior privado: estudo do cotidiano, dos documentos e da perspectiva de dirigentes e docentes
Institutional analysis of a private establishment of higher education: study of everyday life, documents and perspective of directors and teachers.
title Análise institucional de um estabelecimento de educação superior privado: estudo do cotidiano, dos documentos e da perspectiva de dirigentes e docentes
spellingShingle Análise institucional de um estabelecimento de educação superior privado: estudo do cotidiano, dos documentos e da perspectiva de dirigentes e docentes
Costa, Geraldo Vieira da
Análise institucional
Analítica do poder
Analytical of power
Educação superior
Esquizoanálise
Higher education.
Institutional analysis
Schizoanalisys
title_short Análise institucional de um estabelecimento de educação superior privado: estudo do cotidiano, dos documentos e da perspectiva de dirigentes e docentes
title_full Análise institucional de um estabelecimento de educação superior privado: estudo do cotidiano, dos documentos e da perspectiva de dirigentes e docentes
title_fullStr Análise institucional de um estabelecimento de educação superior privado: estudo do cotidiano, dos documentos e da perspectiva de dirigentes e docentes
title_full_unstemmed Análise institucional de um estabelecimento de educação superior privado: estudo do cotidiano, dos documentos e da perspectiva de dirigentes e docentes
title_sort Análise institucional de um estabelecimento de educação superior privado: estudo do cotidiano, dos documentos e da perspectiva de dirigentes e docentes
author Costa, Geraldo Vieira da
author_facet Costa, Geraldo Vieira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Antonio dos Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Geraldo Vieira da
dc.subject.por.fl_str_mv Análise institucional
Analítica do poder
Analytical of power
Educação superior
Esquizoanálise
Higher education.
Institutional analysis
Schizoanalisys
topic Análise institucional
Analítica do poder
Analytical of power
Educação superior
Esquizoanálise
Higher education.
Institutional analysis
Schizoanalisys
description Ao se estudar um estabelecimento educacional restrito aos seus limites internos, pouco se saberá acerca das relações de forças que atravessam a educação tomada como instituição. Essa constatação sinaliza que o empreendimento de uma análise institucional constitui-se na metodologia mais adequada para se estudar e entender os agenciamentos que se dão no estabelecimento educacional, fornecendo um panorama da instituição educação superior no Brasil. O objetivo geral desta pesquisa é empreender uma análise institucional em um estabelecimento de educação superior privado a partir do estudo do cotidiano, dos documentos e da perspectiva de dirigentes e docentes. Além disso, busca-se contextualizar o estabelecimento educacional e investigar os seguintes aspectos: os dispositivos disciplinares; o processo de governamento e de construção do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e dos valores que o sustentam; até que ponto o PPI facilita ou impede a ação pedagógica dos atores institucionais; e a instituição educação superior no Brasil e a política pública nela estabelecida (condições de governamentalidade). O estudo é apoiado no referencial teórico-metodológico da esquizoanálise (Deleuze e Guattari) e da analítica do poder (Foucault), ambas com base na filosofia de Nietzsche. A abordagem metodológica adotada é qualitativa, do tipo estudo de caso etnográfico. Como técnicas de pesquisa são utilizadas a análise documental, a entrevista etnográfica e a observação participante. Participam da pesquisa os quatro diretores, a secretária acadêmica e onze professores selecionados nos cursos ofertados pelo estabelecimento. São utilizados na pesquisa roteiros de entrevistas semi-estruturadas realizadas com o auxílio de gravador digital. As informações obtidas com a observação participante são registradas em diário de campo. O documento básico considerado neste estudo é o PPI. A análise dos dados é feita mediante a estratégia de análise de conteúdo, em abordagem qualitativa. Os resultados apontam que o estabelecimento pesquisado não difere de seus congêneres, sentindo todas as dificuldades decorrentes dos dispositivos disciplinares impostos pelo estado para regular e controlar suas atividades; que o estabelecimento reproduz tais dispositivos nas suas ações de governamento; que o PPI não resultou de um processo de construção coletiva, pois ao contar com a ajuda de uma empresa de consultoria, esta buscou emoldurar a vida do estabelecimento aos pontos que lhe poderiam conceder uma avaliação satisfatória pelo Ministério da Educação (MEC); que, para dirigentes e professores, a educação superior no Brasil é assolada por um excesso de regulamentação que cerceia a ação criativa e a autonomia institucional. Presas às normas molares instituídas, restam às faculdades e universidades submeterem-se ao domínio das leis, ainda que estas lhes pareçam tão distantes de suas realidades.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-11052010-144634/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-11052010-144634/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256861481369600