A escolarização de alunos com graves acometimentos orgânicos e impasses na constituição psíquica: uma educação especial?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Fernanda Braga de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-30082011-133629/
Resumo: Este estudo pretende abordar a escolarização de alunos com graves acometimentos orgânicos - deficiências de base - e impasses na constituição psíquica - os chamados transtornos globais do desenvolvimento, como autismo e psicose infantil. Partindo de uma revisão bibliográfica a respeito da constituição do sujeito em psicanálise, do entrecruzamento de aspectos orgânicos e psíquicos na infância e da educação especial, desde o seu nascimento até a contemporaneidade, busca-se um entendimento sobre o que se propõe, atualmente, no âmbito escolar destes alunos. Tecendo uma análise crítica sobre o que se revela como a especialidade da educação, paradigma da educação contemporânea, busca-se problematizar a tarefa educativa que aparece subjugada a ações pedagógicas e a propostas de áreas que se dizem parceiras da pedagogia na educação especial psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, entre outras e interpretar os efeitos que uma escolarização como esta, pautada na especialidade, traz para aqueles envolvidos: os alunos e os professores. Entrevistas realizadas com professores de escolas especiais da Grande São Paulo ilustram e revelam claramente os impasses vividos e os modelos seguidos pelo professor especialista na escolarização destes alunos, corroborando as hipóteses lançadas por esta pesquisa.
id USP_ceccb873aa27239413c856c3bf15e0ef
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-30082011-133629
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A escolarização de alunos com graves acometimentos orgânicos e impasses na constituição psíquica: uma educação especial?The schooling of students with serious bouts organic and impasses in the psychic: a special education?acometimentos orgânicosautismautismochildhood psychosiseducação especialorganic boutspsicanálisepsicose infantilpsychoanalysisspecial educationEste estudo pretende abordar a escolarização de alunos com graves acometimentos orgânicos - deficiências de base - e impasses na constituição psíquica - os chamados transtornos globais do desenvolvimento, como autismo e psicose infantil. Partindo de uma revisão bibliográfica a respeito da constituição do sujeito em psicanálise, do entrecruzamento de aspectos orgânicos e psíquicos na infância e da educação especial, desde o seu nascimento até a contemporaneidade, busca-se um entendimento sobre o que se propõe, atualmente, no âmbito escolar destes alunos. Tecendo uma análise crítica sobre o que se revela como a especialidade da educação, paradigma da educação contemporânea, busca-se problematizar a tarefa educativa que aparece subjugada a ações pedagógicas e a propostas de áreas que se dizem parceiras da pedagogia na educação especial psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, entre outras e interpretar os efeitos que uma escolarização como esta, pautada na especialidade, traz para aqueles envolvidos: os alunos e os professores. Entrevistas realizadas com professores de escolas especiais da Grande São Paulo ilustram e revelam claramente os impasses vividos e os modelos seguidos pelo professor especialista na escolarização destes alunos, corroborando as hipóteses lançadas por esta pesquisa.The aim of this study is to bring up the subject of education of students with serious organic bouts deficient base- and impasses in the psychic, which are known as pervasive developmental disordes, such as autism and childhood psychosis. From a literature review regarding the constitution of the subject in psychoanalysis, the interweaving of physical and mental aspects in childhood and special education, from birth until the present, it is sought an understanding about what is proposed currently in the scope of school students. Making a critical analysis of what is revealed as the specialty of education, a paradigm of contemporary education, the objective is to question the education task, which appears subdued by pedagogical actions and proposals for areas that consider themselves partners of pedagogy in special education psychology, phonoaudiology, physical therapy, among others, and interpret the effects that an education like this, based on the specialty, brings to those involved: students and teachers. Interviews with teachers of special schools in the Great Sao Paulo illustrate and reveal the challenges experienced, and the models followed by the expert teacher in the schooling of these students, supporting, thus, the hypotheses advanced by this research.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVoltolini, RinaldoAraujo, Fernanda Braga de2011-06-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-30082011-133629/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:30Zoai:teses.usp.br:tde-30082011-133629Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A escolarização de alunos com graves acometimentos orgânicos e impasses na constituição psíquica: uma educação especial?
The schooling of students with serious bouts organic and impasses in the psychic: a special education?
title A escolarização de alunos com graves acometimentos orgânicos e impasses na constituição psíquica: uma educação especial?
spellingShingle A escolarização de alunos com graves acometimentos orgânicos e impasses na constituição psíquica: uma educação especial?
Araujo, Fernanda Braga de
acometimentos orgânicos
autism
autismo
childhood psychosis
educação especial
organic bouts
psicanálise
psicose infantil
psychoanalysis
special education
title_short A escolarização de alunos com graves acometimentos orgânicos e impasses na constituição psíquica: uma educação especial?
title_full A escolarização de alunos com graves acometimentos orgânicos e impasses na constituição psíquica: uma educação especial?
title_fullStr A escolarização de alunos com graves acometimentos orgânicos e impasses na constituição psíquica: uma educação especial?
title_full_unstemmed A escolarização de alunos com graves acometimentos orgânicos e impasses na constituição psíquica: uma educação especial?
title_sort A escolarização de alunos com graves acometimentos orgânicos e impasses na constituição psíquica: uma educação especial?
author Araujo, Fernanda Braga de
author_facet Araujo, Fernanda Braga de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Voltolini, Rinaldo
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Fernanda Braga de
dc.subject.por.fl_str_mv acometimentos orgânicos
autism
autismo
childhood psychosis
educação especial
organic bouts
psicanálise
psicose infantil
psychoanalysis
special education
topic acometimentos orgânicos
autism
autismo
childhood psychosis
educação especial
organic bouts
psicanálise
psicose infantil
psychoanalysis
special education
description Este estudo pretende abordar a escolarização de alunos com graves acometimentos orgânicos - deficiências de base - e impasses na constituição psíquica - os chamados transtornos globais do desenvolvimento, como autismo e psicose infantil. Partindo de uma revisão bibliográfica a respeito da constituição do sujeito em psicanálise, do entrecruzamento de aspectos orgânicos e psíquicos na infância e da educação especial, desde o seu nascimento até a contemporaneidade, busca-se um entendimento sobre o que se propõe, atualmente, no âmbito escolar destes alunos. Tecendo uma análise crítica sobre o que se revela como a especialidade da educação, paradigma da educação contemporânea, busca-se problematizar a tarefa educativa que aparece subjugada a ações pedagógicas e a propostas de áreas que se dizem parceiras da pedagogia na educação especial psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, entre outras e interpretar os efeitos que uma escolarização como esta, pautada na especialidade, traz para aqueles envolvidos: os alunos e os professores. Entrevistas realizadas com professores de escolas especiais da Grande São Paulo ilustram e revelam claramente os impasses vividos e os modelos seguidos pelo professor especialista na escolarização destes alunos, corroborando as hipóteses lançadas por esta pesquisa.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-30082011-133629/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-30082011-133629/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257506461515776