Desempenho dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família participantes do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica de acordo com o Índice Paulista de Responsabilidade Social, São Paulo, Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Alexandre Ramiro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7141/tde-11092017-142735/
Resumo: Introdução: Em 1994 como parte das Diretrizes do Sistema Único de Saúde, a Estratégia Saúde da Família foi implantada no Brasil para estruturar o sistema e reorganizar o modelo assistencial da Atenção Primária à Saúde. Na perspectiva de ampliar a capacidade de resposta a maior parte dos problemas de saúde da população neste nível de atenção e proporcionar maior abrangência no cuidado, o Ministério da Saúde criou os Núcleos de Apoio à Saúde da Família - NASF. Essas equipes foram avaliadas pelo Programa Nacional de Melhoria de Acesso e da Qualidade PMAQ/AB. Objetivo: Analisar o desempenho das equipes NASF dos municípios do estado de SP que participaram do 2º ciclo do PMAQ/AB. Método: Estudo transversal, descritivo, exploratório com abordagem quantitativa, baseado no banco de dados PMAQ/AB (2013/2014). Participaram desta avaliação 151 equipes NASF de 47 municípios, distribuídas em cinco agrupamentos segundo o Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS) e analisada conforme frequência simples. Resultados: O planejamento era realizado por 89,4%; 68,5% monitoravam suas ações; 77,0% realizavam autoavaliação; 97,0% realizavam reunião de matriciamento; 96,0% desenvolveram ações no cuidado às Pessoas com Doenças Crônicas; 89,0% apoiavam e desenvolveram ações de Reabilitação; 94,0% realizavam ações para saúde da mulher, 91,3% acompanhamento de crianças; 96,0% ações em saúde mental. Conclusão: Na dimensão Gestão/Coordenação NASF as equipes dos municípios com piores indicadores sociais (IPRS 5) alcançaram melhores desempenhos, na Organização dos Processos de Trabalho as equipes NASF dos municípios com indicadores sociais intermediários (IPRS 4) obtiveram melhores resultados e na Atenção Integral à Saúde, as equipes NASF que menos desenvolveram atenção voltada para os cuidados às pessoas com doenças crônicas, reabilitação e saúde da criança pertenciam aos municípios agrupados no IPRS 2. Assim como ações na atenção à saúde da mulher no IPRS 3 e nos cuidados voltados para saúde mental IPRS 5.
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Na perspectiva de ampliar a capacidade de resposta a maior parte dos problemas de saúde da população neste nível de atenção e proporcionar maior abrangência no cuidado, o Ministério da Saúde criou os Núcleos de Apoio à Saúde da Família - NASF. Essas equipes foram avaliadas pelo Programa Nacional de Melhoria de Acesso e da Qualidade PMAQ/AB. Objetivo: Analisar o desempenho das equipes NASF dos municípios do estado de SP que participaram do 2º ciclo do PMAQ/AB. Método: Estudo transversal, descritivo, exploratório com abordagem quantitativa, baseado no banco de dados PMAQ/AB (2013/2014). Participaram desta avaliação 151 equipes NASF de 47 municípios, distribuídas em cinco agrupamentos segundo o Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS) e analisada conforme frequência simples. Resultados: O planejamento era realizado por 89,4%; 68,5% monitoravam suas ações; 77,0% realizavam autoavaliação; 97,0% realizavam reunião de matriciamento; 96,0% desenvolveram ações no cuidado às Pessoas com Doenças Crônicas; 89,0% apoiavam e desenvolveram ações de Reabilitação; 94,0% realizavam ações para saúde da mulher, 91,3% acompanhamento de crianças; 96,0% ações em saúde mental. Conclusão: Na dimensão Gestão/Coordenação NASF as equipes dos municípios com piores indicadores sociais (IPRS 5) alcançaram melhores desempenhos, na Organização dos Processos de Trabalho as equipes NASF dos municípios com indicadores sociais intermediários (IPRS 4) obtiveram melhores resultados e na Atenção Integral à Saúde, as equipes NASF que menos desenvolveram atenção voltada para os cuidados às pessoas com doenças crônicas, reabilitação e saúde da criança pertenciam aos municípios agrupados no IPRS 2. Assim como ações na atenção à saúde da mulher no IPRS 3 e nos cuidados voltados para saúde mental IPRS 5.Introduction: In 1994, as part of the Single Health System Guidelines, the Family Health Strategy was implemented in Brazil to structure the system and reorganize the assistance model of Primary Health Care. With a view to increasing the response capacity of most Health problems of the population at this level of care and provide greater coverage in care, the Ministry of Health created the Family Health Support Centers - NASF. These teams were evaluated by the National Program for Improvement of Access and Quality - PMAQ / AB. Objective: To analyze the performance of the Health created the Family Health Support Centers teams of the municipalities of the state of SP that participated in the second cycle of PMAQ / AB. Method: A cross-sectional, descriptive, exploratory study with a quantitative approach, based on the PMAQ / AB database (2013/2014). A total of 151 NASF teams from 47 municipalities participated in this evaluation, distributed in five groups according to the Paulista Social Responsibility Index (IPRS) and analyzed according to simple frequency. Results: Planning was performed by 89.4%; 68.5% monitored their actions; 77.0% carried out self-assessment; 97.0% held a matrication meeting; 96.0% developed actions to care for people with chronic diseases; 89.0% supported and developed Rehabilitation actions; 94.0% performed actions for women\'s health, 91.3% followed children; 96.0% actions in mental health. Conclusion: In the NASF Management/Coordination dimension, teams from the municipalities with the worst social indicators (IPRS 5) achieved better performance, in the Work Processes Organization, the NASF teams of municipalities with intermediate social indicators (IPRS 4) obtained better results and in Integral Care The NASF teams that least developed care focused on the care of people with chronic diseases, rehabilitation and child health belonged to the municipalities grouped in IPRS 2. As well as actions in the attention to women\'s health in the IPRS 3 and in the care directed to mental health IPRS 5.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNichiata, Lucia Yasuko IzumiPinto, Alexandre Ramiro2016-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7141/tde-11092017-142735/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-19T20:50:39Zoai:teses.usp.br:tde-11092017-142735Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-19T20:50:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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