Um método alternativo para o cálculo do número de vagas nos estacionamentos públicos de terminais rodoviários de passageiros em cidades de porte médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Ana Maria Guerra Serafico
Data de Publicação: 1991
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-24102022-120839/
Resumo: O objetivo deste trabalho é propor um método alternativo para o cálculo do número de vagas no estacionamento público de terminais rodoviários de passageiros. As evidências de que os métodos atualmente utilízados no Brasil fornecem número de vagas discrepante daquele realmente demandado, motivaram a verificação dos pressupostos que fundamentam o método MITERP e o método DER-SP (este último não está oficialmente publicado).O primeiro baseia-se no número de partidas de ônibus, e o segundo no número de passageiros embarcados. A verificação da consistência dessas hipóteses foi realizada com base nos dados do Terminal Rodoviário de Bauru. Os resultados da análise de regressão mostraram que o pressuposto do MITERP é pior que o do DER-SP, e que o número de passageiros embarcados, dividido segundo distância de viagem, explica melhor que o método do DER-SP, o fluxo de automóveis no estacionamento. O método alternativo considera o número de embarque por unidade de tempo, o tempo médio de estacionamento dos automóveis e um modelo de filas do tipo M/M/C/C . O método aplicados aos dados dos terminais rodoviários de São Carlos e de Bauru resultou em números de vagas necessárias muito próximos aos valores observados na prática, nas horas de pico.
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