Um método alternativo para o cálculo do número de vagas nos estacionamentos públicos de terminais rodoviários de passageiros em cidades de porte médio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1991 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-24102022-120839/ |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é propor um método alternativo para o cálculo do número de vagas no estacionamento público de terminais rodoviários de passageiros. As evidências de que os métodos atualmente utilízados no Brasil fornecem número de vagas discrepante daquele realmente demandado, motivaram a verificação dos pressupostos que fundamentam o método MITERP e o método DER-SP (este último não está oficialmente publicado).O primeiro baseia-se no número de partidas de ônibus, e o segundo no número de passageiros embarcados. A verificação da consistência dessas hipóteses foi realizada com base nos dados do Terminal Rodoviário de Bauru. Os resultados da análise de regressão mostraram que o pressuposto do MITERP é pior que o do DER-SP, e que o número de passageiros embarcados, dividido segundo distância de viagem, explica melhor que o método do DER-SP, o fluxo de automóveis no estacionamento. O método alternativo considera o número de embarque por unidade de tempo, o tempo médio de estacionamento dos automóveis e um modelo de filas do tipo M/M/C/C . O método aplicados aos dados dos terminais rodoviários de São Carlos e de Bauru resultou em números de vagas necessárias muito próximos aos valores observados na prática, nas horas de pico. |
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Um método alternativo para o cálculo do número de vagas nos estacionamentos públicos de terminais rodoviários de passageiros em cidades de porte médioAn alternative method for calculating the number of spaces in public parking lots at passenger bus terminals in medium-sized citiesEstacionamentosparking lotspassenger terminalroad transportterminais de passageirostransporte rodoviárioO objetivo deste trabalho é propor um método alternativo para o cálculo do número de vagas no estacionamento público de terminais rodoviários de passageiros. As evidências de que os métodos atualmente utilízados no Brasil fornecem número de vagas discrepante daquele realmente demandado, motivaram a verificação dos pressupostos que fundamentam o método MITERP e o método DER-SP (este último não está oficialmente publicado).O primeiro baseia-se no número de partidas de ônibus, e o segundo no número de passageiros embarcados. A verificação da consistência dessas hipóteses foi realizada com base nos dados do Terminal Rodoviário de Bauru. Os resultados da análise de regressão mostraram que o pressuposto do MITERP é pior que o do DER-SP, e que o número de passageiros embarcados, dividido segundo distância de viagem, explica melhor que o método do DER-SP, o fluxo de automóveis no estacionamento. O método alternativo considera o número de embarque por unidade de tempo, o tempo médio de estacionamento dos automóveis e um modelo de filas do tipo M/M/C/C . O método aplicados aos dados dos terminais rodoviários de São Carlos e de Bauru resultou em números de vagas necessárias muito próximos aos valores observados na prática, nas horas de pico.In this study an alternative method to calculate parking lot spaces at an interurban bus terminal is proposed. The evidences than the methods presently used in Brazil lead to values that are quite different from actual ly required values, served as the motivation to investigate the assumption that serve as basis for the MITERP method and the DER-SP method ( the last one is not an officially publication). The first one is based on number of bus departures, and the second on number the boarding passengers. The consístency of these hypotesis was verified upon operation data collected at the Bauru Bus Terminal. The results of the regression analysis have shown that the basic assumption of the MITERP method is worse than the assumption of the DER-SP method and that the boarding assengers classified by trip distance explains better than the DER-SP method the automobile arrival flow at the parking lot. The alternative method considers the flow boardíng passengers per unit time during a ten hours period, the average parkíng time and a MIMICIC queueing model. The model appicatíon to the cases of the terminals of São Carlos and Bauru led to results which are very close to the practical performance observed during peak period.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKawamoto, EijiPinheiro, Ana Maria Guerra Serafico1991-09-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-24102022-120839/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-24102022-120839Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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