Efeitos de uma intervenção específica sobre idosos na formação de atitudes de futuros profissionais de educação física em relação ao velho e à velhice

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Denilson de Castro
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39133/tde-07122023-150923/
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo verificar os efeitos de uma intervenção específica sobre idosos na formação de atitudes em relação ao velho e à velhice pessoal dos futuros profissionais de educação física e na sua intenção em trabalhar com idosos. A amostra foi constituída por 28 alunos de ambos os sexos (média 23,2 anos), bacharelando em educação física da Escola de Educação Física e Esporte da USP. O programa de intervenção foi composto por duas disciplinas. Educação Física na Terceira Idade I (EFI1) e Educação Física na Terceira Idade II (EFI2), com um semestre letivo de duração cada, nas quais os sujeitos foram submetidos a diversas estratégias de ensino. Os dados foram coletados antes, durante e após a intervenção, através de uma escala diferencial semântica para avaliar crenças em relação ao velho e à velhice pessoal (NERI, 1997), e de um questionário com questões abertas referentes à percepção dos sujeitos sobre a própria mudança de atitudes e à sua intenção em trabalhar com idosos. Para a análise dos dados foram utilizadas as estatísticas não paramétricas, testes de Fredman, Wilcoxon e McNemar, e análise de conteúdo para o questionário. Os resultados mostram que as atitudes dos sujeitos tomaram-se significativamente mais positivas durante a intervenção, tanto em relação ao velho quanto à velhice pessoal, e que a sua intenção em trabalhar com idosos aumentou, sobretudo, após a disciplina EFI2. Concluímos que as estratégias de ensino adotadas na disciplina EFI2 foram mais eficientes para as mudanças de atitudes do que as adotadas na EFI1
id USP_cf25e07bd0af391d9645c2bcaf0526df
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-07122023-150923
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Efeitos de uma intervenção específica sobre idosos na formação de atitudes de futuros profissionais de educação física em relação ao velho e à velhiceEffects of particular intervention about elderly on physical education undergraduates attitudes development to both the elderly and old ageAtitudesAttitudesEducação físicaFormação profissionalOld agePhysical educationProfessional educationVelhiceEsta pesquisa teve como objetivo verificar os efeitos de uma intervenção específica sobre idosos na formação de atitudes em relação ao velho e à velhice pessoal dos futuros profissionais de educação física e na sua intenção em trabalhar com idosos. A amostra foi constituída por 28 alunos de ambos os sexos (média 23,2 anos), bacharelando em educação física da Escola de Educação Física e Esporte da USP. O programa de intervenção foi composto por duas disciplinas. Educação Física na Terceira Idade I (EFI1) e Educação Física na Terceira Idade II (EFI2), com um semestre letivo de duração cada, nas quais os sujeitos foram submetidos a diversas estratégias de ensino. Os dados foram coletados antes, durante e após a intervenção, através de uma escala diferencial semântica para avaliar crenças em relação ao velho e à velhice pessoal (NERI, 1997), e de um questionário com questões abertas referentes à percepção dos sujeitos sobre a própria mudança de atitudes e à sua intenção em trabalhar com idosos. Para a análise dos dados foram utilizadas as estatísticas não paramétricas, testes de Fredman, Wilcoxon e McNemar, e análise de conteúdo para o questionário. Os resultados mostram que as atitudes dos sujeitos tomaram-se significativamente mais positivas durante a intervenção, tanto em relação ao velho quanto à velhice pessoal, e que a sua intenção em trabalhar com idosos aumentou, sobretudo, após a disciplina EFI2. Concluímos que as estratégias de ensino adotadas na disciplina EFI2 foram mais eficientes para as mudanças de atitudes do que as adotadas na EFI1This research aimed at fínding out the effects of a particular intervention about the elderly in the attitudes towards both the elderly and personal old age of the pre-service Physical Education professionals and also to their intention of working with these groups. Twenty-eight undergraduates (both male and female; mean age 23,2 yr) from the School of Physical Education and Sports of São Paulo University were the subjects for the sample. The intervention program consisted of two disciplines, Physical Education in old age I and Physical Education in old age II, which took one college semester each. During this period the undergraduates were submitted to several teaching strategies. The data were collected before, during and after the intervention through a differential semantic scale to assess beliefs about the elderly and personal old age (Neri, 1997) and a questionnaire containing open-ended questios conceming the subjects\' perception of both their own attitude change and their intention of working with the elderly. Non-parametric statistics, Freedman, Wilcoxon and MecNemars test, and the contente analysis for the questionnaire were used in order to analyse the data. The fíndings showed that the sujects\' attitudes became significantly more positive during the intervention about both the elderly and the personal old age. Their intention of working with the elderly increased mainly after they attended the second discipline, Physical Education in old age II. We concluded that the teaching strategies used in this last discipline were more efficient to the attitude changes than the ones approached in the other discipline, Physical Education in old age IBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOkuma, Silene SumireTeixeira, Denilson de Castro2003-02-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39133/tde-07122023-150923/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-12-08T18:10:03Zoai:teses.usp.br:tde-07122023-150923Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-08T18:10:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos de uma intervenção específica sobre idosos na formação de atitudes de futuros profissionais de educação física em relação ao velho e à velhice
Effects of particular intervention about elderly on physical education undergraduates attitudes development to both the elderly and old age
title Efeitos de uma intervenção específica sobre idosos na formação de atitudes de futuros profissionais de educação física em relação ao velho e à velhice
spellingShingle Efeitos de uma intervenção específica sobre idosos na formação de atitudes de futuros profissionais de educação física em relação ao velho e à velhice
Teixeira, Denilson de Castro
Atitudes
Attitudes
Educação física
Formação profissional
Old age
Physical education
Professional education
Velhice
title_short Efeitos de uma intervenção específica sobre idosos na formação de atitudes de futuros profissionais de educação física em relação ao velho e à velhice
title_full Efeitos de uma intervenção específica sobre idosos na formação de atitudes de futuros profissionais de educação física em relação ao velho e à velhice
title_fullStr Efeitos de uma intervenção específica sobre idosos na formação de atitudes de futuros profissionais de educação física em relação ao velho e à velhice
title_full_unstemmed Efeitos de uma intervenção específica sobre idosos na formação de atitudes de futuros profissionais de educação física em relação ao velho e à velhice
title_sort Efeitos de uma intervenção específica sobre idosos na formação de atitudes de futuros profissionais de educação física em relação ao velho e à velhice
author Teixeira, Denilson de Castro
author_facet Teixeira, Denilson de Castro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Okuma, Silene Sumire
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Denilson de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Atitudes
Attitudes
Educação física
Formação profissional
Old age
Physical education
Professional education
Velhice
topic Atitudes
Attitudes
Educação física
Formação profissional
Old age
Physical education
Professional education
Velhice
description Esta pesquisa teve como objetivo verificar os efeitos de uma intervenção específica sobre idosos na formação de atitudes em relação ao velho e à velhice pessoal dos futuros profissionais de educação física e na sua intenção em trabalhar com idosos. A amostra foi constituída por 28 alunos de ambos os sexos (média 23,2 anos), bacharelando em educação física da Escola de Educação Física e Esporte da USP. O programa de intervenção foi composto por duas disciplinas. Educação Física na Terceira Idade I (EFI1) e Educação Física na Terceira Idade II (EFI2), com um semestre letivo de duração cada, nas quais os sujeitos foram submetidos a diversas estratégias de ensino. Os dados foram coletados antes, durante e após a intervenção, através de uma escala diferencial semântica para avaliar crenças em relação ao velho e à velhice pessoal (NERI, 1997), e de um questionário com questões abertas referentes à percepção dos sujeitos sobre a própria mudança de atitudes e à sua intenção em trabalhar com idosos. Para a análise dos dados foram utilizadas as estatísticas não paramétricas, testes de Fredman, Wilcoxon e McNemar, e análise de conteúdo para o questionário. Os resultados mostram que as atitudes dos sujeitos tomaram-se significativamente mais positivas durante a intervenção, tanto em relação ao velho quanto à velhice pessoal, e que a sua intenção em trabalhar com idosos aumentou, sobretudo, após a disciplina EFI2. Concluímos que as estratégias de ensino adotadas na disciplina EFI2 foram mais eficientes para as mudanças de atitudes do que as adotadas na EFI1
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-02-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39133/tde-07122023-150923/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39133/tde-07122023-150923/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256774867943424