Efeitos de uma intervenção específica sobre idosos na formação de atitudes de futuros profissionais de educação física em relação ao velho e à velhice
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39133/tde-07122023-150923/ |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo verificar os efeitos de uma intervenção específica sobre idosos na formação de atitudes em relação ao velho e à velhice pessoal dos futuros profissionais de educação física e na sua intenção em trabalhar com idosos. A amostra foi constituída por 28 alunos de ambos os sexos (média 23,2 anos), bacharelando em educação física da Escola de Educação Física e Esporte da USP. O programa de intervenção foi composto por duas disciplinas. Educação Física na Terceira Idade I (EFI1) e Educação Física na Terceira Idade II (EFI2), com um semestre letivo de duração cada, nas quais os sujeitos foram submetidos a diversas estratégias de ensino. Os dados foram coletados antes, durante e após a intervenção, através de uma escala diferencial semântica para avaliar crenças em relação ao velho e à velhice pessoal (NERI, 1997), e de um questionário com questões abertas referentes à percepção dos sujeitos sobre a própria mudança de atitudes e à sua intenção em trabalhar com idosos. Para a análise dos dados foram utilizadas as estatísticas não paramétricas, testes de Fredman, Wilcoxon e McNemar, e análise de conteúdo para o questionário. Os resultados mostram que as atitudes dos sujeitos tomaram-se significativamente mais positivas durante a intervenção, tanto em relação ao velho quanto à velhice pessoal, e que a sua intenção em trabalhar com idosos aumentou, sobretudo, após a disciplina EFI2. Concluímos que as estratégias de ensino adotadas na disciplina EFI2 foram mais eficientes para as mudanças de atitudes do que as adotadas na EFI1 |
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Efeitos de uma intervenção específica sobre idosos na formação de atitudes de futuros profissionais de educação física em relação ao velho e à velhiceEffects of particular intervention about elderly on physical education undergraduates attitudes development to both the elderly and old ageAtitudesAttitudesEducação físicaFormação profissionalOld agePhysical educationProfessional educationVelhiceEsta pesquisa teve como objetivo verificar os efeitos de uma intervenção específica sobre idosos na formação de atitudes em relação ao velho e à velhice pessoal dos futuros profissionais de educação física e na sua intenção em trabalhar com idosos. A amostra foi constituída por 28 alunos de ambos os sexos (média 23,2 anos), bacharelando em educação física da Escola de Educação Física e Esporte da USP. O programa de intervenção foi composto por duas disciplinas. Educação Física na Terceira Idade I (EFI1) e Educação Física na Terceira Idade II (EFI2), com um semestre letivo de duração cada, nas quais os sujeitos foram submetidos a diversas estratégias de ensino. Os dados foram coletados antes, durante e após a intervenção, através de uma escala diferencial semântica para avaliar crenças em relação ao velho e à velhice pessoal (NERI, 1997), e de um questionário com questões abertas referentes à percepção dos sujeitos sobre a própria mudança de atitudes e à sua intenção em trabalhar com idosos. Para a análise dos dados foram utilizadas as estatísticas não paramétricas, testes de Fredman, Wilcoxon e McNemar, e análise de conteúdo para o questionário. Os resultados mostram que as atitudes dos sujeitos tomaram-se significativamente mais positivas durante a intervenção, tanto em relação ao velho quanto à velhice pessoal, e que a sua intenção em trabalhar com idosos aumentou, sobretudo, após a disciplina EFI2. Concluímos que as estratégias de ensino adotadas na disciplina EFI2 foram mais eficientes para as mudanças de atitudes do que as adotadas na EFI1This research aimed at fínding out the effects of a particular intervention about the elderly in the attitudes towards both the elderly and personal old age of the pre-service Physical Education professionals and also to their intention of working with these groups. Twenty-eight undergraduates (both male and female; mean age 23,2 yr) from the School of Physical Education and Sports of São Paulo University were the subjects for the sample. The intervention program consisted of two disciplines, Physical Education in old age I and Physical Education in old age II, which took one college semester each. During this period the undergraduates were submitted to several teaching strategies. The data were collected before, during and after the intervention through a differential semantic scale to assess beliefs about the elderly and personal old age (Neri, 1997) and a questionnaire containing open-ended questios conceming the subjects\' perception of both their own attitude change and their intention of working with the elderly. Non-parametric statistics, Freedman, Wilcoxon and MecNemars test, and the contente analysis for the questionnaire were used in order to analyse the data. The fíndings showed that the sujects\' attitudes became significantly more positive during the intervention about both the elderly and the personal old age. Their intention of working with the elderly increased mainly after they attended the second discipline, Physical Education in old age II. We concluded that the teaching strategies used in this last discipline were more efficient to the attitude changes than the ones approached in the other discipline, Physical Education in old age IBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOkuma, Silene SumireTeixeira, Denilson de Castro2003-02-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39133/tde-07122023-150923/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-12-08T18:10:03Zoai:teses.usp.br:tde-07122023-150923Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-08T18:10:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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