Avaliação de dietas a base de cana-de-açúcar (Saccharum officinarum L.) e diferentes níveis de semente de algodão (Gossypium hirsutum L.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ludovico, Agostinho
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11139/tde-20191218-110910/
Resumo: Através de delineamento estatístico de quadrado latino de 4 x 4 foram estudados parâmetros relativos ao processo digestivo de bovinos recebendo dietas compostas de 0,10,20 e 30% de semente de algodão nos tratamentos T0, T1, T2 e T3, respectivamente, em substituição ao farelo de algodão o qual foi fornecido na proporção de 30% da matéria seca. O consumo de matéria seca e energia apresentou efeito quadrático sendo o maior consumo no tratamento T1. A digestibilidade do extrato etéreo apresentou efeito quadrático, com maior digestibilidade no tratamento T2. O volume ruminal, a taxa de passagem da fase líquida ruminal, a concentração de ácidos graxos voláteis totais, e o pH ruminal apresentaram efeito quadrático. A concentração de amônia e o número de protozoários ruminais apresentaram efeito linear sendo os menores valores observados no tratamentos T3
id USP_cf54175e9734f7e4d5f1d171390a0e5c
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20191218-110910
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Avaliação de dietas a base de cana-de-açúcar (Saccharum officinarum L.) e diferentes níveis de semente de algodão (Gossypium hirsutum L.)Evaluation of diets based on sugar cane (Saccharum officinarum L.) and different levels of whole cottonseed (Gossypium hirsutum L.)BOVINOSCANA-DE-AÇÚCARDIETA ANIMALSEMENTES DE ALGODÃOAtravés de delineamento estatístico de quadrado latino de 4 x 4 foram estudados parâmetros relativos ao processo digestivo de bovinos recebendo dietas compostas de 0,10,20 e 30% de semente de algodão nos tratamentos T0, T1, T2 e T3, respectivamente, em substituição ao farelo de algodão o qual foi fornecido na proporção de 30% da matéria seca. O consumo de matéria seca e energia apresentou efeito quadrático sendo o maior consumo no tratamento T1. A digestibilidade do extrato etéreo apresentou efeito quadrático, com maior digestibilidade no tratamento T2. O volume ruminal, a taxa de passagem da fase líquida ruminal, a concentração de ácidos graxos voláteis totais, e o pH ruminal apresentaram efeito quadrático. A concentração de amônia e o número de protozoários ruminais apresentaram efeito linear sendo os menores valores observados no tratamentos T3The objectives of this study were to evaluate diets based on sugar cane and different leveIs of whole cottonseed (WCS) in rumen fistulated animaIs, in a 4 x 4 Latin Square design. The treatments were 0%, 10%, 20%, and 30% WCS (T0, T1, T2, and T3) in replacement of cottonseed meal in the grain mix (30% of total dry matter). Dry matter and digestible energy intakes showed a quadratic effect (P<0,01). Diet nutrients digestibility showed no difference except for a significant (P<0,01) quadratic effect for the ether extract fraction. Rumen liquid phase turnover showed a significant (P<0,01) quadratic effect. The pH and ammonia values showed a significant (P<0,018) quadratic and linear effects, respectively. Acetic acid, propionic acid, and total volatile fatty acids concentrations also showed a quadratic effect (P=0,012; P=0,10 and P=0,019, respectively). There was a significant (P<0,01) quadratic and linear effect in the Isotrichidae and Ophryoscolecidae protozoa families, respectivelyBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMattos, Wilson Roberto SoaresLudovico, Agostinho1993-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11139/tde-20191218-110910/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-12-19T17:47:01Zoai:teses.usp.br:tde-20191218-110910Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-12-19T17:47:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de dietas a base de cana-de-açúcar (Saccharum officinarum L.) e diferentes níveis de semente de algodão (Gossypium hirsutum L.)
Evaluation of diets based on sugar cane (Saccharum officinarum L.) and different levels of whole cottonseed (Gossypium hirsutum L.)
title Avaliação de dietas a base de cana-de-açúcar (Saccharum officinarum L.) e diferentes níveis de semente de algodão (Gossypium hirsutum L.)
spellingShingle Avaliação de dietas a base de cana-de-açúcar (Saccharum officinarum L.) e diferentes níveis de semente de algodão (Gossypium hirsutum L.)
Ludovico, Agostinho
BOVINOS
CANA-DE-AÇÚCAR
DIETA ANIMAL
SEMENTES DE ALGODÃO
title_short Avaliação de dietas a base de cana-de-açúcar (Saccharum officinarum L.) e diferentes níveis de semente de algodão (Gossypium hirsutum L.)
title_full Avaliação de dietas a base de cana-de-açúcar (Saccharum officinarum L.) e diferentes níveis de semente de algodão (Gossypium hirsutum L.)
title_fullStr Avaliação de dietas a base de cana-de-açúcar (Saccharum officinarum L.) e diferentes níveis de semente de algodão (Gossypium hirsutum L.)
title_full_unstemmed Avaliação de dietas a base de cana-de-açúcar (Saccharum officinarum L.) e diferentes níveis de semente de algodão (Gossypium hirsutum L.)
title_sort Avaliação de dietas a base de cana-de-açúcar (Saccharum officinarum L.) e diferentes níveis de semente de algodão (Gossypium hirsutum L.)
author Ludovico, Agostinho
author_facet Ludovico, Agostinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mattos, Wilson Roberto Soares
dc.contributor.author.fl_str_mv Ludovico, Agostinho
dc.subject.por.fl_str_mv BOVINOS
CANA-DE-AÇÚCAR
DIETA ANIMAL
SEMENTES DE ALGODÃO
topic BOVINOS
CANA-DE-AÇÚCAR
DIETA ANIMAL
SEMENTES DE ALGODÃO
description Através de delineamento estatístico de quadrado latino de 4 x 4 foram estudados parâmetros relativos ao processo digestivo de bovinos recebendo dietas compostas de 0,10,20 e 30% de semente de algodão nos tratamentos T0, T1, T2 e T3, respectivamente, em substituição ao farelo de algodão o qual foi fornecido na proporção de 30% da matéria seca. O consumo de matéria seca e energia apresentou efeito quadrático sendo o maior consumo no tratamento T1. A digestibilidade do extrato etéreo apresentou efeito quadrático, com maior digestibilidade no tratamento T2. O volume ruminal, a taxa de passagem da fase líquida ruminal, a concentração de ácidos graxos voláteis totais, e o pH ruminal apresentaram efeito quadrático. A concentração de amônia e o número de protozoários ruminais apresentaram efeito linear sendo os menores valores observados no tratamentos T3
publishDate 1993
dc.date.none.fl_str_mv 1993-04-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11139/tde-20191218-110910/
url https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11139/tde-20191218-110910/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257194640179200