Os libertinos de Juliette e a libertina de Sade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clara Carnicero de Castro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/T.8.2012.tde-12112012-101549
Resumo: Esta pesquisa apresenta um estudo dos protagonistas do romance Histoire de Juliette, ou Les prospérités du vice (1801) do Marquês de Sade. O objetivo do trabalho é evidenciar a progressão dos enunciados filosóficos dos personagens, dentro das cenas libidinosas nas quais são proferidos, relacionando as teorias e as práticas particulares de cada herói com os traços de seu caráter. Tal abordagem supõe a tese de que há uma interdependência entre os argumentos do libertino e sua construção dentro da narrativa ficcional. Cada devasso expõe um conjunto singular de ideias, determinado por suas características morais, físicas e por outros aspectos que constituem o gênero do romance filosófico. Logo, este estudo não propõe uma interpretação específica para o pensamento de Sade, mas salienta a oposição e a convergência de ideias em sua obra, acentua o debate entre os personagens, expõe, portanto, a diversidade dos discursos libertinos.
id USP_cf6eee632659f28e1141bb9da2f8dbad
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-12112012-101549
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Os libertinos de Juliette e a libertina de Sade The libertines of Juliette and the libertine of Sade 2012-07-06Luiz Fernando Batista Franklin de MatosMichel DelonLuiz Roberto MonzaniEliane Robert MoraesMaria das Gracas de SouzaClara Carnicero de CastroUniversidade de São PauloFilosofiaUSPBR 1740-1814 1740-1814 Filosofia moderna Séc. XVIII Heróis sadianos Libertinagem Libertinism Marquês de Sade Marquis de Sade Modern philosophy - 18th century Philosophical novel Romance filosófico Sadeians heroes Esta pesquisa apresenta um estudo dos protagonistas do romance Histoire de Juliette, ou Les prospérités du vice (1801) do Marquês de Sade. O objetivo do trabalho é evidenciar a progressão dos enunciados filosóficos dos personagens, dentro das cenas libidinosas nas quais são proferidos, relacionando as teorias e as práticas particulares de cada herói com os traços de seu caráter. Tal abordagem supõe a tese de que há uma interdependência entre os argumentos do libertino e sua construção dentro da narrativa ficcional. Cada devasso expõe um conjunto singular de ideias, determinado por suas características morais, físicas e por outros aspectos que constituem o gênero do romance filosófico. Logo, este estudo não propõe uma interpretação específica para o pensamento de Sade, mas salienta a oposição e a convergência de ideias em sua obra, acentua o debate entre os personagens, expõe, portanto, a diversidade dos discursos libertinos. This research intends to analyze the protagonists from the novel Histoire de Juliette, ou Les prospérités du vice (1801) by the Marquis de Sade. Our goal is to evidence the development of the philosophical statements of the characters, within the libidinous scenes where they take place, relating the theory and practice of each hero with his/her personality. This approach assumes an interplay between the libertine\'s arguments and their construction in the fictional narrative. Each person presents a unique set of ideas, determined by his/her moral and physical traits, in addition to all the other aspects found in the philosophical novel gender. We, therefore, do not present a specific interpretation for the thinking of Sade, rather, we stress the opposition and convergence of ideas in his work, underlining the debate among the characters to point out the diversity of discourse amidst the libertines. https://doi.org/10.11606/T.8.2012.tde-12112012-101549info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:48:47Zoai:teses.usp.br:tde-12112012-101549Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:34:06.698216Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Os libertinos de Juliette e a libertina de Sade
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The libertines of Juliette and the libertine of Sade
title Os libertinos de Juliette e a libertina de Sade
spellingShingle Os libertinos de Juliette e a libertina de Sade
Clara Carnicero de Castro
title_short Os libertinos de Juliette e a libertina de Sade
title_full Os libertinos de Juliette e a libertina de Sade
title_fullStr Os libertinos de Juliette e a libertina de Sade
title_full_unstemmed Os libertinos de Juliette e a libertina de Sade
title_sort Os libertinos de Juliette e a libertina de Sade
author Clara Carnicero de Castro
author_facet Clara Carnicero de Castro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luiz Fernando Batista Franklin de Matos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Michel Delon
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Luiz Roberto Monzani
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Eliane Robert Moraes
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Maria das Gracas de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Clara Carnicero de Castro
contributor_str_mv Luiz Fernando Batista Franklin de Matos
Michel Delon
Luiz Roberto Monzani
Eliane Robert Moraes
Maria das Gracas de Souza
description Esta pesquisa apresenta um estudo dos protagonistas do romance Histoire de Juliette, ou Les prospérités du vice (1801) do Marquês de Sade. O objetivo do trabalho é evidenciar a progressão dos enunciados filosóficos dos personagens, dentro das cenas libidinosas nas quais são proferidos, relacionando as teorias e as práticas particulares de cada herói com os traços de seu caráter. Tal abordagem supõe a tese de que há uma interdependência entre os argumentos do libertino e sua construção dentro da narrativa ficcional. Cada devasso expõe um conjunto singular de ideias, determinado por suas características morais, físicas e por outros aspectos que constituem o gênero do romance filosófico. Logo, este estudo não propõe uma interpretação específica para o pensamento de Sade, mas salienta a oposição e a convergência de ideias em sua obra, acentua o debate entre os personagens, expõe, portanto, a diversidade dos discursos libertinos.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/T.8.2012.tde-12112012-101549
url https://doi.org/10.11606/T.8.2012.tde-12112012-101549
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Filosofia
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502690308358144