Funções executivas e a eficiência de programas de estimulação na escola: estudo da eficácia do Programa Pence
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47135/tde-28032023-165854/ |
Resumo: | A construção de programas estruturados, baseados em pesquisas da Neuropsicologia, são apresentados como uma forma de sistematização de tarefas que estimulem funções executivas e processos cognitivos relacionados em contexto escolar, promovendo aperfeiçoamento. Esta pesquisa tem como objetivo realizar o estudo da eficácia do PENCE - Programa de Estimulação Neuropsicológica da Cognição em Escolares: Ênfase nas Funções Executivas), no ambiente escolar, verificando a influência da sua aplicação na promoção do aprimoramento e potencialização das funções executivas. Foi desenvolvido em três etapas, a primeira com a aplicação dos testes de atenção por cancelamento (TAC) e teste de trilhas (TT), a segunda com a aplicação das tarefas do PENCE e a terceira com a reaplicação dos testes TAC e TT após o término do programa. A amostra foi composta por 36 crianças do 3º e 4º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de São Bernardo do Campo. Os participantes foram divididos em grupo experimental (GE n=22) que receberam a intervenção seguindo os protocolos do programa, e grupo controle ativo (GC n=14) que participaram de oficinas de leitura. Ambos realizaram o TAC e TT nos momentos pré e pós aplicação do PENCE para verificação de diferenças entre os grupos em decorrência da execução das tarefas do programa. Os resultados quantitativos dos testes demonstraram que não houve diferenças significantes entre o GE e GC para esta amostra. As atividades desenvolvidas e os protocolos aplicados ao GE e as oficinas de leitura para o GC, demonstraram diferenças de desempenho nos alunos, relacionados ao comportamento e resolução das tarefas de acordo com a percepção do responsável pela aplicação e dos professores, porém não é possível associar às tarefas do programa uma vez que continuaram suas atividades escolares que promovem aprendizagens e essas alterações também foram percebidas no GC através dos testes pós |
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Funções executivas e a eficiência de programas de estimulação na escola: estudo da eficácia do Programa PenceExecutive functions and the efficiency of stimulation programs in school: study of the effectiveness of the PENCE ProgramCognitive flexibilityControle inibitórioExecutive functionsFlexibilidade cognitivaFunções executivasInhibiting controlMemória de trabalhoPencePenceWorking memoryA construção de programas estruturados, baseados em pesquisas da Neuropsicologia, são apresentados como uma forma de sistematização de tarefas que estimulem funções executivas e processos cognitivos relacionados em contexto escolar, promovendo aperfeiçoamento. Esta pesquisa tem como objetivo realizar o estudo da eficácia do PENCE - Programa de Estimulação Neuropsicológica da Cognição em Escolares: Ênfase nas Funções Executivas), no ambiente escolar, verificando a influência da sua aplicação na promoção do aprimoramento e potencialização das funções executivas. Foi desenvolvido em três etapas, a primeira com a aplicação dos testes de atenção por cancelamento (TAC) e teste de trilhas (TT), a segunda com a aplicação das tarefas do PENCE e a terceira com a reaplicação dos testes TAC e TT após o término do programa. A amostra foi composta por 36 crianças do 3º e 4º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de São Bernardo do Campo. Os participantes foram divididos em grupo experimental (GE n=22) que receberam a intervenção seguindo os protocolos do programa, e grupo controle ativo (GC n=14) que participaram de oficinas de leitura. Ambos realizaram o TAC e TT nos momentos pré e pós aplicação do PENCE para verificação de diferenças entre os grupos em decorrência da execução das tarefas do programa. Os resultados quantitativos dos testes demonstraram que não houve diferenças significantes entre o GE e GC para esta amostra. As atividades desenvolvidas e os protocolos aplicados ao GE e as oficinas de leitura para o GC, demonstraram diferenças de desempenho nos alunos, relacionados ao comportamento e resolução das tarefas de acordo com a percepção do responsável pela aplicação e dos professores, porém não é possível associar às tarefas do programa uma vez que continuaram suas atividades escolares que promovem aprendizagens e essas alterações também foram percebidas no GC através dos testes pósThe construction of structured programs, based on Neuropsychological research, are presented as a way to systematize tasks that stimulate executive functions and related cognitive processes in the school context, in order to promote improvement. This research aims to study the efficacy of the Program for Neuropsychological Stimulation of Cognition in Schoolchildren: Emphasis on Executive Functions(PENCE) in a school setting, and to verify the its influence on the promotion of improvement and potentiation of executive functions. The study was conducted in three phases: the first phase consisted on the application of the cancelation attention test(CAT) and trail tests(TT), in the second phase we applied of the PENCE, and in the third phase we reapplication of the CAT and TT tests after the end of the program. The sample consisted of 36 children from the 3rd and 4th year of elementary school at a public school in the municipality of São Bernardo do Campo. The participants were divided into an experimental group (EG n=22) that received the intervention following the program protocols, and a control group (CG n=14) that participated in reading workshops. Both groups took the tests of attention by cancellation (CAT) and the trails test (TT) pre and post the application of the PENCE program to verify differences between groups as a result of the program application. Test results showed that there were no significant differences between EG and CG for this sample. The activities developed and the protocols applied to the EG and the reading workshops for the CG, demonstrated differences in performance in the students, related to the behavior and resolution of the tasks according to the perception of the responsible for the application and the teachers, but it is not possible to associate with the tasks of the program since they continued their school activities that promote learning and these changes were also perceived in CG through the post-testingBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAssumpcao Junior, Francisco BaptistaSantos, Elaine Cristina Gonçalves2022-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47135/tde-28032023-165854/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-03-28T20:18:29Zoai:teses.usp.br:tde-28032023-165854Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-03-28T20:18:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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