O esporte para todos e a gestão de programas esportivos em organizações privadas sem fins lucrativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luciana Itapema Alves Melher
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.39.2020.tde-21052021-102151
Resumo: Uma das estratégias da inserção do esporte na sociedade é por meio da promoção de programas esportivos. No Brasil, percebe-se um aumento da participação de organizações do terceiro setor na realização de programas esportivos destinados a fins sociais, fomentados pela lacuna deixada pelos setores público e privado. Um coerente planejamento estratégico para a gestão desses programas, a fim que sejam eficientes e eficazes, deve levar em consideração a dimensão social do esporte, a ética na qual a organização está inserida e as ferramentas adequadas para seu gerenciamento. A literatura apresenta modelos de planejamento estratégico para elaboração de programas esportivos sob a lógica privada, porém estudos que investiguem a gestão de programas esportivos sob a ética civil e dimensão do Esporte para Todos ainda são incipientes. Utilizada por inúmeras organizações ao redor do mundo, o Esporte para Todos trata-se de uma dimensão social do esporte, de caráter associativista e que compreende o esporte popular e a cultura corporal do movimento como manifestações de um povo, como agentes provocadores e articuladores de políticas sociais e de valorização da cultura local, com suas tradições e saberes. A partir desse contexto fundamentado pela literatura, foi realizada uma pesquisa qualitativa, no formato estudo de casos múltiplos de caráter exploratório e descritivo com o objetivo final de descrever e comparar o processo de gestão de programas esportivos de duas organizações privadas sem fins lucrativos que atuam baseadas no Esporte para Todos. Para atingir esse objetivo foram descritos e comparados o conceito de Esporte para Todos adotados por elas, a coerência entre a missão e valor das organizações analisadas com o propósito dos seus respectivos programas esportivos e as etapas de criação e gerenciamento desses programas esportivos. Foram executadas a análise de documentos e entrevistas semiestruturadas com 6 sujeitos envolvidos, um gestor esportivo central e dois gestores de programas esportivos de cada organização. O processo resultou em três blocos de análise, sendo o primeiro denominado Esporte para Todos com 05 categorias. O segundo, sobre a coerência entre a missão e os valores da organização com seus respectivos programas esportivos, com 03 categorias. O terceiro sobre a criação e gestão dos programas esportivos com 03 categorias e 18 subcategorias. A partir dos resultados obtidos nesta investigação e a comparação com a literatura existente, foi possível verificar que o conceito de Esporte para Todos compreendido pelas organizações são semelhantes entre si e com a literatura, há coerência entre o propósito organizacional e intencionalidade dos seus respectivos programas esportivos, bem como eles se assemelham entre as organizações. O resultado mais relevante encontrado está quantidade considerável de achados semelhantes no processo criativo e de gerenciamento dos quatro programas estudados com características bastante específicas. Tratando-se de um estudo de casos com apenas dois casos, esses dados não podem ser generalizados por não atingir a saturação teórica necessária, porém essas semelhanças sugestionam novos estudos com essa temática, tencionando a elaboração de um modelo específico de gestão de programas esportivos para organizações dessa natureza
id USP_cf8eaae49837ffa9411ac88bef77bf10
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-21052021-102151
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis O esporte para todos e a gestão de programas esportivos em organizações privadas sem fins lucrativos Sport for all and sports program management in private nonprofit organizations 2020-03-12Ary Jose Rocco JuniorEdson Ricardo BarberoFlávia da Cunha BastosElizabeth Paoliello Machado de SouzaLuciana Itapema Alves MelherUniversidade de São PauloEducação Física e EsporteUSPBR Esporte para todos Gestão de programa esportivo Gestão do esporte Sport for All sports management sports program management Terceiro setor third sector Uma das estratégias da inserção do esporte na sociedade é por meio da promoção de programas esportivos. No Brasil, percebe-se um aumento da participação de organizações do terceiro setor na realização de programas esportivos destinados a fins sociais, fomentados pela lacuna deixada pelos setores público e privado. Um coerente planejamento estratégico para a gestão desses programas, a fim que sejam eficientes e eficazes, deve levar em consideração a dimensão social do esporte, a ética na qual a organização está inserida e as ferramentas adequadas para seu gerenciamento. A literatura apresenta modelos de planejamento estratégico para elaboração de programas esportivos sob a lógica privada, porém estudos que investiguem a gestão de programas esportivos sob a ética civil e dimensão do Esporte para Todos ainda são incipientes. Utilizada por inúmeras organizações ao redor do mundo, o Esporte para Todos trata-se de uma dimensão social do esporte, de caráter associativista e que compreende o esporte popular e a cultura corporal do movimento como manifestações de um povo, como agentes provocadores e articuladores de políticas sociais e de valorização da cultura local, com suas tradições e saberes. A partir desse contexto fundamentado pela literatura, foi realizada uma pesquisa qualitativa, no formato estudo de casos múltiplos de caráter exploratório e descritivo com o objetivo final de descrever e comparar o processo de gestão de programas esportivos de duas organizações privadas sem fins lucrativos que atuam baseadas no Esporte para Todos. Para atingir esse objetivo foram descritos e comparados o conceito de Esporte para Todos adotados por elas, a coerência entre a missão e valor das organizações analisadas com o propósito dos seus respectivos programas esportivos e as etapas de criação e gerenciamento desses programas esportivos. Foram executadas a análise de documentos e entrevistas semiestruturadas com 6 sujeitos envolvidos, um gestor esportivo central e dois gestores de programas esportivos de cada organização. O processo resultou em três blocos de análise, sendo o primeiro denominado Esporte para Todos com 05 categorias. O segundo, sobre a coerência entre a missão e os valores da organização com seus respectivos programas esportivos, com 03 categorias. O terceiro sobre a criação e gestão dos programas esportivos com 03 categorias e 18 subcategorias. A partir dos resultados obtidos nesta investigação e a comparação com a literatura existente, foi possível verificar que o conceito de Esporte para Todos compreendido pelas organizações são semelhantes entre si e com a literatura, há coerência entre o propósito organizacional e intencionalidade dos seus respectivos programas esportivos, bem como eles se assemelham entre as organizações. O resultado mais relevante encontrado está quantidade considerável de achados semelhantes no processo criativo e de gerenciamento dos quatro programas estudados com características bastante específicas. Tratando-se de um estudo de casos com apenas dois casos, esses dados não podem ser generalizados por não atingir a saturação teórica necessária, porém essas semelhanças sugestionam novos estudos com essa temática, tencionando a elaboração de um modelo específico de gestão de programas esportivos para organizações dessa natureza One of the strategies to include the sport practice in society comprises the promotion of sports programs. In Brazil, there is an increasing involvement of the third sector organizations in fostering sports programs for social purposes, endorsed by the lack of public and private sectors. A coherent strategic planning for the management of those programs, in order to be efficient and effective, should consider the social dimension of sport, the ethics in which the organization is inserted and the appropriate tools for its management. Literature presents strategic planning models for the design of sports programs according to private logic, however studies investigating the management of sports programs under civil ethics and the dimension of Sport for All are still incipient. Used by numerous organizations around the world, Sport for All refers to a social dimension of sport, of associative character that comprises the popular sport and the body culture of movement as manifestations of people, such as agents provoking and articulating social policies and valuing local culture, with their traditions and knowledge. As of this context based on literature, a qualitative research was conducted, in the format of multiple cases studies of exploratory and descriptive character with the objective of describing and comparing the management process of sports programs of two private non-profit organizations that work grounded on Sport for All. To achieve this objective, it was described and compared the concept of Sport for All adopted by them, the coherence between the mission and value of the organizations analyzed for the purpose of their respective sports programs and the stages of creation and management of their sports programs. The analysis of documents and semi-structured interviews were performed with six persons involved, being a central sports manager and two managers of sports program of each organization. The process resulted in three blocks of analysis, the first called Sport for All with 5 categories. The second, about the coherence between the mission and the values of the organization with its respective sports programs, with 3 categories. The third on the creation and management of sports programs with 3 categories and 18 subcategories. Based on the results of this investigation and the comparison with the existing literature, it was possible to verify that the concept of Sport for All understood by the organizations are similar to each other and with the literature, there is coherence between the organizational purpose and intentionality of their respective programs, as well as they resemble between organizations. The most relevant result found is a considerable number of similar findings in the creative and management process of the four programs studied with very specific characteristics. In the case study with only two cases, the data cannot be generalized because it does not achieve the necessary theoretical saturation, but these similarities suggest further studies with this theme, intending to develop a specific model management of sports programs for organizations of this nature https://doi.org/10.11606/D.39.2020.tde-21052021-102151info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:46:33Zoai:teses.usp.br:tde-21052021-102151Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T13:05:02.381678Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv O esporte para todos e a gestão de programas esportivos em organizações privadas sem fins lucrativos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Sport for all and sports program management in private nonprofit organizations
title O esporte para todos e a gestão de programas esportivos em organizações privadas sem fins lucrativos
spellingShingle O esporte para todos e a gestão de programas esportivos em organizações privadas sem fins lucrativos
Luciana Itapema Alves Melher
title_short O esporte para todos e a gestão de programas esportivos em organizações privadas sem fins lucrativos
title_full O esporte para todos e a gestão de programas esportivos em organizações privadas sem fins lucrativos
title_fullStr O esporte para todos e a gestão de programas esportivos em organizações privadas sem fins lucrativos
title_full_unstemmed O esporte para todos e a gestão de programas esportivos em organizações privadas sem fins lucrativos
title_sort O esporte para todos e a gestão de programas esportivos em organizações privadas sem fins lucrativos
author Luciana Itapema Alves Melher
author_facet Luciana Itapema Alves Melher
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ary Jose Rocco Junior
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Edson Ricardo Barbero
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Flávia da Cunha Bastos
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Elizabeth Paoliello Machado de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Luciana Itapema Alves Melher
contributor_str_mv Ary Jose Rocco Junior
Edson Ricardo Barbero
Flávia da Cunha Bastos
Elizabeth Paoliello Machado de Souza
description Uma das estratégias da inserção do esporte na sociedade é por meio da promoção de programas esportivos. No Brasil, percebe-se um aumento da participação de organizações do terceiro setor na realização de programas esportivos destinados a fins sociais, fomentados pela lacuna deixada pelos setores público e privado. Um coerente planejamento estratégico para a gestão desses programas, a fim que sejam eficientes e eficazes, deve levar em consideração a dimensão social do esporte, a ética na qual a organização está inserida e as ferramentas adequadas para seu gerenciamento. A literatura apresenta modelos de planejamento estratégico para elaboração de programas esportivos sob a lógica privada, porém estudos que investiguem a gestão de programas esportivos sob a ética civil e dimensão do Esporte para Todos ainda são incipientes. Utilizada por inúmeras organizações ao redor do mundo, o Esporte para Todos trata-se de uma dimensão social do esporte, de caráter associativista e que compreende o esporte popular e a cultura corporal do movimento como manifestações de um povo, como agentes provocadores e articuladores de políticas sociais e de valorização da cultura local, com suas tradições e saberes. A partir desse contexto fundamentado pela literatura, foi realizada uma pesquisa qualitativa, no formato estudo de casos múltiplos de caráter exploratório e descritivo com o objetivo final de descrever e comparar o processo de gestão de programas esportivos de duas organizações privadas sem fins lucrativos que atuam baseadas no Esporte para Todos. Para atingir esse objetivo foram descritos e comparados o conceito de Esporte para Todos adotados por elas, a coerência entre a missão e valor das organizações analisadas com o propósito dos seus respectivos programas esportivos e as etapas de criação e gerenciamento desses programas esportivos. Foram executadas a análise de documentos e entrevistas semiestruturadas com 6 sujeitos envolvidos, um gestor esportivo central e dois gestores de programas esportivos de cada organização. O processo resultou em três blocos de análise, sendo o primeiro denominado Esporte para Todos com 05 categorias. O segundo, sobre a coerência entre a missão e os valores da organização com seus respectivos programas esportivos, com 03 categorias. O terceiro sobre a criação e gestão dos programas esportivos com 03 categorias e 18 subcategorias. A partir dos resultados obtidos nesta investigação e a comparação com a literatura existente, foi possível verificar que o conceito de Esporte para Todos compreendido pelas organizações são semelhantes entre si e com a literatura, há coerência entre o propósito organizacional e intencionalidade dos seus respectivos programas esportivos, bem como eles se assemelham entre as organizações. O resultado mais relevante encontrado está quantidade considerável de achados semelhantes no processo criativo e de gerenciamento dos quatro programas estudados com características bastante específicas. Tratando-se de um estudo de casos com apenas dois casos, esses dados não podem ser generalizados por não atingir a saturação teórica necessária, porém essas semelhanças sugestionam novos estudos com essa temática, tencionando a elaboração de um modelo específico de gestão de programas esportivos para organizações dessa natureza
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-03-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.39.2020.tde-21052021-102151
url https://doi.org/10.11606/D.39.2020.tde-21052021-102151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação Física e Esporte
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502943163023360