Educomunicação socioambiental como política pública: a mobilização cidadã no ecossistema Babitonga
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-22012020-173051/ |
Resumo: | Esta investigação desenvolve-se sob as matrizes teóricas da Educomunicação, área que apresenta a inter-relação entre os campos da Educação e da Comunicação, incidindo sobre a educação formal, não formal e informal. Neste contexto, destacamos a importância da educação ambiental (EA), como elemento que difunde um processo de desenvolvimento para sustentabilidade e tem como ponto de partida a conscientização da sociedade. Nossa pesquisa está orientada para (1) identificar em que medida o conceito de Educomunicação, incorporado ao Programa Nacional de Educação Ambiental no Ministério do Meio Ambiente, permanece válido e efetivo como orientador para implantação de ações, projetos e programas no âmbito das políticas públicas ambientais. (2) Problematizar os referenciais educomunicativos no âmbito de sua apropriação por agentes sociais que desenvolvem projetos de educação ambiental hoje no Brasil. Para o desenvolvimento desta investigação, optamos pela metodologia de pesquisa qualitativa utilizando a técnica de análise de conteúdo (AC) para conhecer, aprofundar e colocar em prática a interpretação dos dados da pesquisa. Como resultados a Educomunicação Socioambiental como uma vertente consolidada do que chamamos aqui de \"abordagem educomunicativa\" reafirmando seus diferenciais, mas, ao mesmo tempo, apontando seus pontos de convergência e intersecção com outras matrizes epistemológicas, como educação e comunicação populares. Assim, entendemos que se trata de uma política pública de alcance nacional, que persistiu nas últimas duas décadas, que se evidencia na adoção de pressupostos educomunicativos apoiando processos formativos em Educação Ambiental (EA), como é o caso do conjunto de atividades de sensibilização e mobilização socioambiental e cultural promovidas pelo Projeto Babitonga Ativa que envolveu seis municípios do estado de Santa Catarina na região sul do Brasil. |
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Educomunicação socioambiental como política pública: a mobilização cidadã no ecossistema Babitonga-CommunicationComunicaçãoConservation unitsEducação ambientalEducomunicação socioambientalEnvironmental EducationEnvironmental public policiesPolíticas públicas ambientaisSocio-environmental educommunicationUnidades de conservaçãoEsta investigação desenvolve-se sob as matrizes teóricas da Educomunicação, área que apresenta a inter-relação entre os campos da Educação e da Comunicação, incidindo sobre a educação formal, não formal e informal. Neste contexto, destacamos a importância da educação ambiental (EA), como elemento que difunde um processo de desenvolvimento para sustentabilidade e tem como ponto de partida a conscientização da sociedade. Nossa pesquisa está orientada para (1) identificar em que medida o conceito de Educomunicação, incorporado ao Programa Nacional de Educação Ambiental no Ministério do Meio Ambiente, permanece válido e efetivo como orientador para implantação de ações, projetos e programas no âmbito das políticas públicas ambientais. (2) Problematizar os referenciais educomunicativos no âmbito de sua apropriação por agentes sociais que desenvolvem projetos de educação ambiental hoje no Brasil. Para o desenvolvimento desta investigação, optamos pela metodologia de pesquisa qualitativa utilizando a técnica de análise de conteúdo (AC) para conhecer, aprofundar e colocar em prática a interpretação dos dados da pesquisa. Como resultados a Educomunicação Socioambiental como uma vertente consolidada do que chamamos aqui de \"abordagem educomunicativa\" reafirmando seus diferenciais, mas, ao mesmo tempo, apontando seus pontos de convergência e intersecção com outras matrizes epistemológicas, como educação e comunicação populares. Assim, entendemos que se trata de uma política pública de alcance nacional, que persistiu nas últimas duas décadas, que se evidencia na adoção de pressupostos educomunicativos apoiando processos formativos em Educação Ambiental (EA), como é o caso do conjunto de atividades de sensibilização e mobilização socioambiental e cultural promovidas pelo Projeto Babitonga Ativa que envolveu seis municípios do estado de Santa Catarina na região sul do Brasil.This research develops on the theoretical matrices of educommunication area that presents the interrelationship between education and communication disciplines focusing on no formal, informal and formal education. In this context we highlight the importance of the environmental education as an element that diffused a process of development for sustainability and has a starting point in the awareness of society. Our research is oriented to identify to what extent the concept of educommunication, incorporated to the National Program of Environmental Education in the Ministry of the Environment, remains valid and effective as a guide for implementation of action projects and programs in the scope of environmental public policies. To problematize the educommunicative references in the scope of its appropriation by social agents that develop projects of Environmental Education in Brazil. For this, we had analysed the integrated agenda of eco citizenship, a document obtained from a participatory process that guided the development of the actions of the active Babitonga project in Santa Catarina. For the development of this investigation, we opted for the qualitative research methodology using the content analysis technique to know, deepen and to put into practice the interpretation of the research data. As an investigation results, the socio-environmental educommunication, presents itself as a consolidated aspect of what we call here the \"educommunicative approach\" reaffirming its differentials, but at the same time highlighting its points of convergence and intersection with other epistemological matrices, such as popular education and communication. Thus, we understand that it is a national public policy scope, which has persisted over the last two decades and is evidenced in the adoption of educommunicative assumptions supporting the formative processes in environmental education, such as the set of activities of sensitization and social and environmental mobilization promoted by the Babitonga project that has involved 6 municipalities in the state of Santa Catarina in southern Brazil.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSoares, Ismar de OliveiraZimermann, Patricia2019-09-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-22012020-173051/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-01-23T16:26:02Zoai:teses.usp.br:tde-22012020-173051Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-01-23T16:26:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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