Ansiedade de desempenho acadêmico: um ensaio clínico aleatorizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pellissari, Marina Cruz
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-26102023-120349/
Resumo: Introdução: A ansiedade de desempenho é experimentada em situações desafiadoras nas quais a ação requerida pode ou não ser bem-sucedida. Numa sociedade cada vez mais competitiva, os bons resultados acadêmicos acabam por ser imperativos na vida dos estudantes, sendo os momentos de avaliação de grande tensão. Portanto, a ansiedade de desempenho acadêmico tem um impacto negativo nos padrões de comportamentos comuns a situações em que o estudante é avaliado, causando efeitos deletérios à saúde, afetando negativamente os afazeres, estudos e rendimento dos indivíduos. Intervenções comportamentais e o desenvolvimento de habilidades de estudo podem reduzir a ansiedade de desempenho pelo aumento da aceitação e da autoeficácia. Objetivo: comparar o efeito na redução da ansiedade de desempenho de um protocolo de psicoeducação focado na promoção de aceitação com um protocolo de treino de habilidades de estudo, focado na promoção de autoeficácia. Método: ensaio clínico, randomizado, simples-cego, comparando três grupos: psicoeducação baseada em aceitação, treino de habilidades de estudo e lista de espera. Medidas de ansiedade de desempenho e outras variáveis relacionadas foram obtidas pela aplicação de escalas de avaliação clínica em dois tempos: basal e final (após cinco semanas). Resultados: foi obtido na pesquisa que o grupo de psicoeducação e aceitação teve um melhor desempenho quando comparado aos outros dois grupos, principalmente o controle. A realização do protocolo mostrou uma melhora significativa nos alunos quando comparados ao grupo de controle nas escalas Psy-Flex e Escala de Estresse Mindset, principalmente
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