Ansiedade de desempenho acadêmico: um ensaio clínico aleatorizado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-26102023-120349/ |
Resumo: | Introdução: A ansiedade de desempenho é experimentada em situações desafiadoras nas quais a ação requerida pode ou não ser bem-sucedida. Numa sociedade cada vez mais competitiva, os bons resultados acadêmicos acabam por ser imperativos na vida dos estudantes, sendo os momentos de avaliação de grande tensão. Portanto, a ansiedade de desempenho acadêmico tem um impacto negativo nos padrões de comportamentos comuns a situações em que o estudante é avaliado, causando efeitos deletérios à saúde, afetando negativamente os afazeres, estudos e rendimento dos indivíduos. Intervenções comportamentais e o desenvolvimento de habilidades de estudo podem reduzir a ansiedade de desempenho pelo aumento da aceitação e da autoeficácia. Objetivo: comparar o efeito na redução da ansiedade de desempenho de um protocolo de psicoeducação focado na promoção de aceitação com um protocolo de treino de habilidades de estudo, focado na promoção de autoeficácia. Método: ensaio clínico, randomizado, simples-cego, comparando três grupos: psicoeducação baseada em aceitação, treino de habilidades de estudo e lista de espera. Medidas de ansiedade de desempenho e outras variáveis relacionadas foram obtidas pela aplicação de escalas de avaliação clínica em dois tempos: basal e final (após cinco semanas). Resultados: foi obtido na pesquisa que o grupo de psicoeducação e aceitação teve um melhor desempenho quando comparado aos outros dois grupos, principalmente o controle. A realização do protocolo mostrou uma melhora significativa nos alunos quando comparados ao grupo de controle nas escalas Psy-Flex e Escala de Estresse Mindset, principalmente |
id |
USP_cfaf2964074dafd1bcd8b0c3e26b05b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-26102023-120349 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Ansiedade de desempenho acadêmico: um ensaio clínico aleatorizadoAcademic performance anxiety: a randomized clinical trialAnálise do comportamento clínicaAnsiedade de desempenhoClinical behavior analysis, Clinical psychologyHabilidades de estudoPerformance anxietyPsicoeducaçãoPsicologia clínicaPsychoeducationStudy skillsIntrodução: A ansiedade de desempenho é experimentada em situações desafiadoras nas quais a ação requerida pode ou não ser bem-sucedida. Numa sociedade cada vez mais competitiva, os bons resultados acadêmicos acabam por ser imperativos na vida dos estudantes, sendo os momentos de avaliação de grande tensão. Portanto, a ansiedade de desempenho acadêmico tem um impacto negativo nos padrões de comportamentos comuns a situações em que o estudante é avaliado, causando efeitos deletérios à saúde, afetando negativamente os afazeres, estudos e rendimento dos indivíduos. Intervenções comportamentais e o desenvolvimento de habilidades de estudo podem reduzir a ansiedade de desempenho pelo aumento da aceitação e da autoeficácia. Objetivo: comparar o efeito na redução da ansiedade de desempenho de um protocolo de psicoeducação focado na promoção de aceitação com um protocolo de treino de habilidades de estudo, focado na promoção de autoeficácia. Método: ensaio clínico, randomizado, simples-cego, comparando três grupos: psicoeducação baseada em aceitação, treino de habilidades de estudo e lista de espera. Medidas de ansiedade de desempenho e outras variáveis relacionadas foram obtidas pela aplicação de escalas de avaliação clínica em dois tempos: basal e final (após cinco semanas). Resultados: foi obtido na pesquisa que o grupo de psicoeducação e aceitação teve um melhor desempenho quando comparado aos outros dois grupos, principalmente o controle. A realização do protocolo mostrou uma melhora significativa nos alunos quando comparados ao grupo de controle nas escalas Psy-Flex e Escala de Estresse Mindset, principalmenteIntroduction: Performance anxiety is experienced in challenging situations where the required action may or may not be successful. In an increasingly competitive society, academic achievements become imperative in students\' lives, making evaluation moments highly stressful. Therefore, academic performance anxiety has a negative impact on common behavioral patterns in situations where students are evaluated, causing detrimental effects on health and negatively affecting individuals\' tasks, studies, and performance. Behavioral interventions and the development of study skills can reduce performance anxiety by increasing acceptance and self-efficacy. Objective: To compare the effect of reducing performance anxiety between a psychoeducation protocol focused on promoting acceptance and a study skills training protocol focused on promoting self-efficacy. Method: A clinical trial, randomized, single-blind, comparing three groups: acceptance-based psychoeducation, study skills training, and waitlist. Measures of performance anxiety and other related variables were obtained through the application of clinical assessment scales at two time points: baseline and final assessment (after five weeks). Results: The research findings showed that the psychoeducation and aceitação group performed better compared to the other two groups, particularly the control group. Implementing the protocol demonstrated a significant improvement in students, especially when compared to the control group, as indicated by the Psy-Flex and Mindset Stress ScaleBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLotufo Neto, FranciscoPellissari, Marina Cruz2023-08-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-26102023-120349/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-10-26T19:20:02Zoai:teses.usp.br:tde-26102023-120349Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-10-26T19:20:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ansiedade de desempenho acadêmico: um ensaio clínico aleatorizado Academic performance anxiety: a randomized clinical trial |
title |
Ansiedade de desempenho acadêmico: um ensaio clínico aleatorizado |
spellingShingle |
Ansiedade de desempenho acadêmico: um ensaio clínico aleatorizado Pellissari, Marina Cruz Análise do comportamento clínica Ansiedade de desempenho Clinical behavior analysis, Clinical psychology Habilidades de estudo Performance anxiety Psicoeducação Psicologia clínica Psychoeducation Study skills |
title_short |
Ansiedade de desempenho acadêmico: um ensaio clínico aleatorizado |
title_full |
Ansiedade de desempenho acadêmico: um ensaio clínico aleatorizado |
title_fullStr |
Ansiedade de desempenho acadêmico: um ensaio clínico aleatorizado |
title_full_unstemmed |
Ansiedade de desempenho acadêmico: um ensaio clínico aleatorizado |
title_sort |
Ansiedade de desempenho acadêmico: um ensaio clínico aleatorizado |
author |
Pellissari, Marina Cruz |
author_facet |
Pellissari, Marina Cruz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lotufo Neto, Francisco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pellissari, Marina Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise do comportamento clínica Ansiedade de desempenho Clinical behavior analysis, Clinical psychology Habilidades de estudo Performance anxiety Psicoeducação Psicologia clínica Psychoeducation Study skills |
topic |
Análise do comportamento clínica Ansiedade de desempenho Clinical behavior analysis, Clinical psychology Habilidades de estudo Performance anxiety Psicoeducação Psicologia clínica Psychoeducation Study skills |
description |
Introdução: A ansiedade de desempenho é experimentada em situações desafiadoras nas quais a ação requerida pode ou não ser bem-sucedida. Numa sociedade cada vez mais competitiva, os bons resultados acadêmicos acabam por ser imperativos na vida dos estudantes, sendo os momentos de avaliação de grande tensão. Portanto, a ansiedade de desempenho acadêmico tem um impacto negativo nos padrões de comportamentos comuns a situações em que o estudante é avaliado, causando efeitos deletérios à saúde, afetando negativamente os afazeres, estudos e rendimento dos indivíduos. Intervenções comportamentais e o desenvolvimento de habilidades de estudo podem reduzir a ansiedade de desempenho pelo aumento da aceitação e da autoeficácia. Objetivo: comparar o efeito na redução da ansiedade de desempenho de um protocolo de psicoeducação focado na promoção de aceitação com um protocolo de treino de habilidades de estudo, focado na promoção de autoeficácia. Método: ensaio clínico, randomizado, simples-cego, comparando três grupos: psicoeducação baseada em aceitação, treino de habilidades de estudo e lista de espera. Medidas de ansiedade de desempenho e outras variáveis relacionadas foram obtidas pela aplicação de escalas de avaliação clínica em dois tempos: basal e final (após cinco semanas). Resultados: foi obtido na pesquisa que o grupo de psicoeducação e aceitação teve um melhor desempenho quando comparado aos outros dois grupos, principalmente o controle. A realização do protocolo mostrou uma melhora significativa nos alunos quando comparados ao grupo de controle nas escalas Psy-Flex e Escala de Estresse Mindset, principalmente |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-26102023-120349/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-26102023-120349/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257385830187008 |