\"Teleologia e história em Kant: a Idéia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita\"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nadai, Bruno
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-01112007-152730/
Resumo: Esta dissertação pretende abordar o artigo Idéia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita a partir de sua inserção no interior do sistema da filosofia kantiana. Tentaremos mostrar que a Idéia de uma história universal pode ser interpretada à luz do sistema da filosofia crítica. No \"Apêndice à dialética transcendental\" da Crítica da razão pura, o princípio racional da unidade sistemática dos conhecimentos do entendimento abre a perspectiva de ordenação da natureza de acordo com leis teleológicas. Segundo entendemos, é de acordo com esta representação teleológica da natureza que a Idéia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita é redigida. Adotando como fio condutor o direito cosmopolita, Kant expõe o conjunto das ações humanas como um progresso contínuo da humanidade em direção à realização de todas as suas disposições naturais racionais, como se a espécie seguisse a um propósito da natureza.
id USP_cfba0f67fcc6fca5eaf0694572986209
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-01112007-152730
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling \"Teleologia e história em Kant: a Idéia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita\"\"Teleology and history in Kant: Idea for an universal history with a cosmopolitan purpose\"DireitoHistóriaHistoryKantKantRazãoReasonRightTeleologiaTeleologyEsta dissertação pretende abordar o artigo Idéia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita a partir de sua inserção no interior do sistema da filosofia kantiana. Tentaremos mostrar que a Idéia de uma história universal pode ser interpretada à luz do sistema da filosofia crítica. No \"Apêndice à dialética transcendental\" da Crítica da razão pura, o princípio racional da unidade sistemática dos conhecimentos do entendimento abre a perspectiva de ordenação da natureza de acordo com leis teleológicas. Segundo entendemos, é de acordo com esta representação teleológica da natureza que a Idéia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita é redigida. Adotando como fio condutor o direito cosmopolita, Kant expõe o conjunto das ações humanas como um progresso contínuo da humanidade em direção à realização de todas as suas disposições naturais racionais, como se a espécie seguisse a um propósito da natureza.This dissertation intends to examine the article Idea for an universal history with a cosmopolitan purpose considering its insertion into Kant´s philosophical system. The claim is to show that this article can be interpreted according to the system of critical philosophy In the Transcendental Dialectic of Pure Reason´s Appendix, the rational principle of systematic unity of cognitions of the understanding allows the organization of nature by teleological laws. We think that the Idea for an universal history with a cosmopolitan purpose was written according to this teleological representation of nature. Adopting cosmopolitan right as a guide principle, Kant establishes the human actions as a continuous progress of humanity towards the realization of all rational natural dispositions, as if the species followed a principle of nature.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTerra, Ricardo RibeiroNadai, Bruno2007-02-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-01112007-152730/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:54Zoai:teses.usp.br:tde-01112007-152730Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv \"Teleologia e história em Kant: a Idéia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita\"
\"Teleology and history in Kant: Idea for an universal history with a cosmopolitan purpose\"
title \"Teleologia e história em Kant: a Idéia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita\"
spellingShingle \"Teleologia e história em Kant: a Idéia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita\"
Nadai, Bruno
Direito
História
History
Kant
Kant
Razão
Reason
Right
Teleologia
Teleology
title_short \"Teleologia e história em Kant: a Idéia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita\"
title_full \"Teleologia e história em Kant: a Idéia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita\"
title_fullStr \"Teleologia e história em Kant: a Idéia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita\"
title_full_unstemmed \"Teleologia e história em Kant: a Idéia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita\"
title_sort \"Teleologia e história em Kant: a Idéia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita\"
author Nadai, Bruno
author_facet Nadai, Bruno
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Terra, Ricardo Ribeiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Nadai, Bruno
dc.subject.por.fl_str_mv Direito
História
History
Kant
Kant
Razão
Reason
Right
Teleologia
Teleology
topic Direito
História
History
Kant
Kant
Razão
Reason
Right
Teleologia
Teleology
description Esta dissertação pretende abordar o artigo Idéia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita a partir de sua inserção no interior do sistema da filosofia kantiana. Tentaremos mostrar que a Idéia de uma história universal pode ser interpretada à luz do sistema da filosofia crítica. No \"Apêndice à dialética transcendental\" da Crítica da razão pura, o princípio racional da unidade sistemática dos conhecimentos do entendimento abre a perspectiva de ordenação da natureza de acordo com leis teleológicas. Segundo entendemos, é de acordo com esta representação teleológica da natureza que a Idéia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita é redigida. Adotando como fio condutor o direito cosmopolita, Kant expõe o conjunto das ações humanas como um progresso contínuo da humanidade em direção à realização de todas as suas disposições naturais racionais, como se a espécie seguisse a um propósito da natureza.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-02-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-01112007-152730/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-01112007-152730/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256590031257600