\"A compreensão dos pesquisadores da odontologia sobre ética em pesquisa com seres humanos\"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Luciana Maria Cavalcante
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/23/23142/tde-29102003-135533/
Resumo: O olhar sobre o ser humano é primordial na história da reflexão ética em pesquisa. Alguns episódios de abusos em experimentação com seres humanos em todo o mundo sugeriram organizações mais eficazes do Estado e da sociedade em geral no controle e orientações éticas nas pesquisas; muitos autores associaram esse episódio ao nascimento da Bioética. No Brasil, o marco sobre essa reflexão e orientação está na aprovação da Resolução nº.196/96. A partir daí são instaurados os Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs) e as pesquisas com seres humanos são amplamente discutidas e refletidas no âmbito institucional. Este estudo fundamenta-se na identificação e análise do discurso do pesquisador da Odontologia sobre ética em pesquisa, concepção de sujeito de pesquisa e utilização de questionários e / ou entrevistas. Foi empregado o método qualitativo de pesquisa, utilizando a técnica de Análise de Conteúdo como instrumento mediador para interpretação dos discursos. Foram entrevistados 28 pesquisadores seguindo um roteiro de questões que auxiliou no processo de diálogo entre entrevistador e participante. Com base nestas análises considera-se que: 1- Nas pesquisas da odontologia usualmente são envolvidos pacientes de Instituição de Ensino Superior; pessoas caracterizadas por condições socioeconômica baixa e de baixa escolaridade. 2- Identifica-se um distanciamento social, profissional e pessoal do pesquisador para com o sujeito de pesquisa. 3- O pesquisador concebe a Resolução nº196/96 em diferentes papéis: o regulador, o educativo e o restritivo. 4- O conhecimento desta normativa brasileira é fundamental para auxiliar o pesquisador na avaliação e conduta ética de suas pesquisas. 5- Para uma maior compreensão mútua, entre pesquisador e CEP, é necessário um esforço bilateral de aproximação. 6- O uso das técnicas, questionários e entrevistas é freqüentemente compreendido como método que não ocasiona risco ao sujeito participante. É necessário avaliar os riscos, do físico ao espiritual, em qualquer pesquisa que envolva seres humanos. 7- A compreensão de ética em pesquisa é determinada pelo contexto social que o pesquisador está situado; sua visão sobre ética está associada com o entendimento que se tem sobre o mundo, a sociedade, o homem e os valores.
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Este estudo fundamenta-se na identificação e análise do discurso do pesquisador da Odontologia sobre ética em pesquisa, concepção de sujeito de pesquisa e utilização de questionários e / ou entrevistas. Foi empregado o método qualitativo de pesquisa, utilizando a técnica de Análise de Conteúdo como instrumento mediador para interpretação dos discursos. Foram entrevistados 28 pesquisadores seguindo um roteiro de questões que auxiliou no processo de diálogo entre entrevistador e participante. Com base nestas análises considera-se que: 1- Nas pesquisas da odontologia usualmente são envolvidos pacientes de Instituição de Ensino Superior; pessoas caracterizadas por condições socioeconômica baixa e de baixa escolaridade. 2- Identifica-se um distanciamento social, profissional e pessoal do pesquisador para com o sujeito de pesquisa. 3- O pesquisador concebe a Resolução nº196/96 em diferentes papéis: o regulador, o educativo e o restritivo. 4- O conhecimento desta normativa brasileira é fundamental para auxiliar o pesquisador na avaliação e conduta ética de suas pesquisas. 5- Para uma maior compreensão mútua, entre pesquisador e CEP, é necessário um esforço bilateral de aproximação. 6- O uso das técnicas, questionários e entrevistas é freqüentemente compreendido como método que não ocasiona risco ao sujeito participante. É necessário avaliar os riscos, do físico ao espiritual, em qualquer pesquisa que envolva seres humanos. 7- A compreensão de ética em pesquisa é determinada pelo contexto social que o pesquisador está situado; sua visão sobre ética está associada com o entendimento que se tem sobre o mundo, a sociedade, o homem e os valores.The look over human beings is primordial in the history of ethic analyzes on research. Some episodes of abuse with human being experiments around the world suggested more efficient organization of States and of the society in general towards the control and ethics orientations on researches; several authors associated these episodes with the origin of Bioethic. In Brazil, the reference of this reflection and orientation is based on the approval of the Resolution nº. 196/96. Subsequently on Ethics in Research Committees (CEPs) have been installed and the research involving human beings has been intensely discussed and reflected on the institutional ambit. The present study identified and analyzed the Dental research\'s speech about ethic in research, he conceive the: involvement of the human beings in research and the use of questionnaires and/or interviews. We used the qualitative method and Content’s Analysis as a mediator instruments to understand the speech. Twenty-eight researchers have been interviewed by following a list of questions that aided on the dialogue process between the interviewer and interviewed. Based on such analysis, it is considered that: 1 – In Dental research, the human beings involved are usually the patients attended by dental schools. These people are usually from a low social class and economical condition and lack education. 2 – A considerable social, professional, personnel gap between the researcher and the interviewed was identified. 3 – The researcher understands the Resolution n° 196/96 in different aspects: regulatory; educatory and restrictive. 4 – The knowledgement of such Brazilian rule is important to the assistant to the researcher in the analyze and behavior of his of research. 5 – A bilateral effort to develop a relationship is essential for a better mutual comprehension between the researcher and the CEP. 6 – The use of questionnaires and interviews is frequently considered a riskless method for the interviewed. The importance of physical and spiritual risk assessment is highlighted. 7 – The ethic comprehension of research is determined by the social context that the researcher is involved in; his position towards ethic is associated to the comprehension that he/she has about the world, the society, the human being and moral values.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRamos, Dalton Luiz de PaulaMelo, Luciana Maria Cavalcante2003-01-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/23/23142/tde-29102003-135533/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:44Zoai:teses.usp.br:tde-29102003-135533Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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