Influência da incerteza política e das conexões políticas nas decisões de investimento corporativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ulisses Rezende
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-28072020-121741/
Resumo: Neste estudo, avaliamos o comportamento das decisões de investimento de empresas brasileiras de capital aberto em períodos de eleições gerais. No Brasil, essas eleições são realizadas em datas fixas, portanto, caracterizam um evento exógeno que aumenta a incerteza política devido à imprevisibilidade sobre os candidatos que serão eleitos e suas ações durante o governo. A partir de dados em painel, avaliamos o impacto dessa incerteza sobre as políticas de investimentos nos ciclos eleitorais de 1998 a 2018. Concluímos que nesses períodos, ocorrem reduções nas taxas de investimento devido ao aumento da incerteza política e que eleições competitivas, ou seja, aquelas ainda mais imprevisíveis, geram uma redução maior das taxas de investimento. Nos anos pós-eleição, identificamos um aumento médio das taxas de investimento, o que pode ter origem na redução dessa incerteza política. Por fim, utilizamos o banco de dados de doações para campanhas eleitorais para estabelecer a formação de conexões políticas entre as empresas e os candidatos. A partir disso, investigamos se empresas politicamente conectadas aumentam seus investimentos nos anos eleitorais para favorecer os candidatos apoiados, ou se aumentam os investimentos devido a menor incerteza política gerada pela conexão. Verificamos que empresas politicamente conectadas ao partido do candidato eleito à presidência também reduzem seus investimentos. Nesse sentido, concluímos que o principal apoio oferecido para os candidatos na eleição, ou reeleição, são as próprias doações realizadas para patrocinar a campanha eleitoral. Essa tese contribui para as pesquisas relacionadas à avaliação dos impactos da incerteza, especialmente a política, sobre as decisões financeiras e para a literatura relacionada a influência das conexões políticas sobre essas decisões. Essa pesquisa inova ao utilizar uma variável instrumental ainda não explorada, como canal exógeno pelo qual é possível eliminar o problema da endogeneidade relacionado ao aumento da incerteza política e, por avaliar se as empresas politicamente conectadas, por meio de doações políticas, alteram suas decisões de investimento em períodos eleitorais.
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Concluímos que nesses períodos, ocorrem reduções nas taxas de investimento devido ao aumento da incerteza política e que eleições competitivas, ou seja, aquelas ainda mais imprevisíveis, geram uma redução maior das taxas de investimento. Nos anos pós-eleição, identificamos um aumento médio das taxas de investimento, o que pode ter origem na redução dessa incerteza política. Por fim, utilizamos o banco de dados de doações para campanhas eleitorais para estabelecer a formação de conexões políticas entre as empresas e os candidatos. A partir disso, investigamos se empresas politicamente conectadas aumentam seus investimentos nos anos eleitorais para favorecer os candidatos apoiados, ou se aumentam os investimentos devido a menor incerteza política gerada pela conexão. Verificamos que empresas politicamente conectadas ao partido do candidato eleito à presidência também reduzem seus investimentos. Nesse sentido, concluímos que o principal apoio oferecido para os candidatos na eleição, ou reeleição, são as próprias doações realizadas para patrocinar a campanha eleitoral. Essa tese contribui para as pesquisas relacionadas à avaliação dos impactos da incerteza, especialmente a política, sobre as decisões financeiras e para a literatura relacionada a influência das conexões políticas sobre essas decisões. Essa pesquisa inova ao utilizar uma variável instrumental ainda não explorada, como canal exógeno pelo qual é possível eliminar o problema da endogeneidade relacionado ao aumento da incerteza política e, por avaliar se as empresas politicamente conectadas, por meio de doações políticas, alteram suas decisões de investimento em períodos eleitorais.In this study, we evaluated the behavior of the investment decisions of Brazilian public companies in periods of presidential elections. The elections are exogenous events, because they occur in fixed dates, that increases political uncertainty due to the unpredictability of the candidates elected and their actions during the government. Based on panel data and with support of instrumental variables to address causality, we analyzed the impact of uncertainty on investment policies during the electoral cycles from 1998 to 2018. We identified a reduction in investment rates due to the increase of the political uncertainty during the elections years, and that competitive elections, those even more unpredictable, generated an even greater reduction in investment rates. The reduction of political uncertainty in the first and second years after the elections, favor the increasing in the investment rates. Finally, we used donations to electoral campaigns to stablish the existence of a political connection between companies and candidates. Thereafter, we investigated whether politically connected companies increased their investments in election years to favor supported candidates, or they increased investments due to less political uncertainty generated by the connection. We found that companies politically connected to the presidential candidate\'s party also reduce their investments. Thereby, we concluded, that the main support granted to the candidate`s election or reelection is the donation itself. This thesis contributes to research\'s related to the evaluation of the impacts of uncertainty, especially political uncertainty, on financial decisions and to the literature related to the influence of political connections on companies\' financial decisions, especially on issues related to the exchange of favors. This research innovates by using an instrumental variable, not yet explored, to identify the increase in political uncertainty and, by assessing whether politically connected companies, through political donations, change their investment decisions in electoral periods.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKayo, Eduardo KazuoSilva, Ulisses Rezende2020-05-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-28072020-121741/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-08-21T23:01:02Zoai:teses.usp.br:tde-28072020-121741Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-08-21T23:01:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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