O dinamismo psíquico na adolescência: indicadores normativos do questionário desiderativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nicole Medeiros Guimarães
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.59.2007.tde-15102007-222933
Resumo: A literatura científica em Psicologia aponta a necessidade de estudos sobre instrumentos de avaliação psicológica, procurando aperfeiçoá-los como recursos técnicos e garantir a qualidade dos processos psicodiagnósticos. No intuito de contribuir com os esforços de otimização destes instrumentos, o presente estudo buscou elaborar os padrões de respostas de adolescentes para o Questionário Desiderativo, numa abordagem psicodinâmica de análise da produção. Pretendeu-se ainda avaliar a precisão na análise das respostas a este instrumento projetivo, com base no índice de acordo entre examinadores independentes. Para tanto, foram examinadas respostas ao Questionário Desiderativo produzidas por uma amostra de 120 adolescentes com desenvolvimento típico, voluntários, de 15 a 18 anos de idade, distribuídos eqüitativamente em relação ao sexo e à origem escolar, a partir de escolas públicas e particulares de Ribeirão Preto (SP). Os participantes foram selecionados pela ausência, em sua história pessoal, de transtornos sensoriais, cognitivos ou psiquiátricos, avaliados por meio de entrevista inicial. Cada protocolo do Questionário Desiderativo foi codificado às cegas por três examinadores independentes, a partir da proposição avaliativa de Nijamkin e Braude. Foram realizadas análises estatísticas não paramétricas (Mann-Whitney, Qui quadrado e/ou Exato de Fisher), comparando-se inicialmente as respostas fornecidas pelos adolescentes nas catexes positivas e nas negativas e, em seguida, contrapondo-se as variáveis do Desiderativo em função do sexo e da origem escolar. A análise do índice de concordância entre examinadores indicou boa fidedignidade nas análises realizadas, por meio do sistema avaliativo de Nijamkin e Braude, para o Questionário Desiderativo. Foi possível identificar diferenças significativas no padrão de respostas às catexes positivas e negativas, como teoricamente previsto pela técnica. Diferenças significativas também emergiram em função do sexo dos adolescentes em cerca de 20% das variáveis analisadas do Desiderativo, enquanto que a origem escolar (pública X particular) não pareceu influenciar significativamente o desempenho nesta técnica projetiva. Os adolescentes forneceram, em média, de três a quatro respostas a cada parte do Desiderativo, sinalizando a ocorrência de ao menos uma falha ao responder ao instrumento, na maioria dos casos. Foram verificados sinais de bom funcionamento lógico, com predomínio de respostas com nível concreto de organização e sinais de boa distinção entre fantasia e elementos da realidade nos adolescentes examinados. Houve indicadores de maior nível de ansiedade ao responder às catexes negativas, além de sinais de possível tendência do instrumento a induzir a perseveração do reino objeto. Por fim, foram apresentadas as respostas vulgares dos diferentes reinos de vida identificadas no conjunto da produção a esta técnica projetiva. Considera-se que os resultados atuais constituem-se como subsídios científicos para uso do Questionário Desiderativo no contexto sócio-cultural brasileiro, além de oferecer informações acerca do dinamismo psíquico de adolescentes com desenvolvimento típico.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis O dinamismo psíquico na adolescência: indicadores normativos do questionário desiderativo The psychic dynamics in adolescence: normative indicators of the Desiderative Questionnaire. 2007-08-17Sonia Regina Pasian FerreiraAnna Elisa de Villemor AmaralSonia Regina LoureiroNicole Medeiros GuimarãesUniversidade de São PauloPsicologiaUSPBR Accuracy Adolescence Adolescência Avaliação Psicológica Desiderative Questionnaire Fidedignidade Normas Norms Psychological Assessment. Questionário Desiderativo A literatura científica em Psicologia aponta a necessidade de estudos sobre instrumentos de avaliação psicológica, procurando aperfeiçoá-los como recursos técnicos e garantir a qualidade dos processos psicodiagnósticos. No intuito de contribuir com os esforços de otimização destes instrumentos, o presente estudo buscou elaborar os padrões de respostas de adolescentes para o Questionário Desiderativo, numa abordagem psicodinâmica de análise da produção. Pretendeu-se ainda avaliar a precisão na análise das respostas a este instrumento projetivo, com base no índice de acordo entre examinadores independentes. Para tanto, foram examinadas respostas ao Questionário Desiderativo produzidas por uma amostra de 120 adolescentes com desenvolvimento típico, voluntários, de 15 a 18 anos de idade, distribuídos eqüitativamente em relação ao sexo e à origem escolar, a partir de escolas públicas e particulares de Ribeirão Preto (SP). Os participantes foram selecionados pela ausência, em sua história pessoal, de transtornos sensoriais, cognitivos ou psiquiátricos, avaliados por meio de entrevista inicial. Cada protocolo do Questionário Desiderativo foi codificado às cegas por três examinadores independentes, a partir da proposição avaliativa de Nijamkin e Braude. Foram realizadas análises estatísticas não paramétricas (Mann-Whitney, Qui quadrado e/ou Exato de Fisher), comparando-se inicialmente as respostas fornecidas pelos adolescentes nas catexes positivas e nas negativas e, em seguida, contrapondo-se as variáveis do Desiderativo em função do sexo e da origem escolar. A análise do índice de concordância entre examinadores indicou boa fidedignidade nas análises realizadas, por meio do sistema avaliativo de Nijamkin e Braude, para o Questionário Desiderativo. Foi possível identificar diferenças significativas no padrão de respostas às catexes positivas e negativas, como teoricamente previsto pela técnica. Diferenças significativas também emergiram em função do sexo dos adolescentes em cerca de 20% das variáveis analisadas do Desiderativo, enquanto que a origem escolar (pública X particular) não pareceu influenciar significativamente o desempenho nesta técnica projetiva. Os adolescentes forneceram, em média, de três a quatro respostas a cada parte do Desiderativo, sinalizando a ocorrência de ao menos uma falha ao responder ao instrumento, na maioria dos casos. Foram verificados sinais de bom funcionamento lógico, com predomínio de respostas com nível concreto de organização e sinais de boa distinção entre fantasia e elementos da realidade nos adolescentes examinados. Houve indicadores de maior nível de ansiedade ao responder às catexes negativas, além de sinais de possível tendência do instrumento a induzir a perseveração do reino objeto. Por fim, foram apresentadas as respostas vulgares dos diferentes reinos de vida identificadas no conjunto da produção a esta técnica projetiva. Considera-se que os resultados atuais constituem-se como subsídios científicos para uso do Questionário Desiderativo no contexto sócio-cultural brasileiro, além de oferecer informações acerca do dinamismo psíquico de adolescentes com desenvolvimento típico. The scientific literature on Psychology points the need of studies on instruments of psychological assessment, in order to improve them as technical devices and to assure the quality of psycho-diagnosis processes. Aiming to contribute with the achievement of these goals, the present study attempted to elaborate the answer patterns of adolescents in the Desiderative Questionnaire, through a psycho-dynamical approach of the production analysis. It was also evaluated the accuracy in the analysis of the answers to this projective instrument, based on the agreement rate among independent examiners. For this objective, the Desiderative Questionnaire was applied to 120 adolescents, volunteers of both genders, without history of disturbances in the development (verified in a preliminary interview), attending both public and private secondary schools in Ribeirão Preto - SP. Their answers in the Desiderative were evaluated by three independent examiners (who didn´t know the identity and other characteristics of the subjects), and based on an adaptation of the evaluation proposed by Nijamkin and Braude. Non-parametric statistical analysis were carried through (Mann-Whitney, Quisquare and/or Fisher´s Exact), comparing initially the adolescents´ answers in positive and negative cathexis and, after that, opposing the Desiderative´s variables according to gender and school origin (public or private). The analysis of the agreement rate among the examiners indicated good accuracy in the analysis, using the Nijamkin and Braude´s evaluative system for the Desiderative Questionnaire. It was possible to identify significant differences in the patterns of the positive and negative answers, as it was theoretically foreseen by this technique. Significant differences were also verified according to gender in about 20% of the Desiderative´s variables analyzed, while the school origin (public or private) did not seem to influence on the answers in this projective technique. The adolescents gave, in average, three or four answers in each part of the Desiderative Questionnaire, indicating the occurrence of at least one flaw in answering the instrument, in most of the cases. Signals of good logical functioning were verified, mostly answers in a concrete level of organization, and signals of good distinction between fantasy and elements of reality among the examined adolescents. There were indicators of higher level of anxiety in answering negative cathexis, and also signals of a possible tendency of the instrument to induce a perseveration in the category object. Finally, the common answers in the different categories identified among the overall answers to this projective technique were presented. These current results offer scientific grounds for the Desiderative Questionnaire´s application in the Brazilian social-cultural context, besides offering information on the psychic dynamics of adolescents with common development. https://doi.org/10.11606/D.59.2007.tde-15102007-222933info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:03:10Zoai:teses.usp.br:tde-15102007-222933Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:43:11.132338Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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