As personagens e suas estórias: uma leitura de três narrativas de \'Corpo de Baile\', de Guimarães Rosa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passarelli, Paula
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-20052008-142659/
Resumo: A relação entre criador e receptor se faz presente de forma peculiar em grande parte das obras de João Guimarães Rosa, inserida também intratextualmente em suas estórias. Para destacar tal relação, serão analisadas três novelas de Corpo de Baile: \"Campo Geral\", \"Cara-de-Bronze\" e \"Dão-lalalão\". Embora haja contadores ao longo de todo o ciclo novelístico, o corpus escolhido apresenta mais acentuadamente protagonistas que narram para os outros e, de certa forma, para si mesmos. Miguilim narra principalmente estórias infantis; Grivo reconta a trajetória pessoal de Cara-de-Bronze, modificando a versão inventada e vivida pelo fazendeiro, e, por fim, Soropita repassa questões pessoais por meio de devaneios. As estórias internas provocam um efeito sobre seus ouvintes, agindo ora como aprendizado, ora como impulso para buscas ou para ações distintas. A partir daí, este trabalho tem por objetivo tanto delimitar os criadores e receptores dessas estórias, refletindo acerca de seus papéis, quanto evidenciar as funções e conseqüências de tais narrativas para suas personagens, mostrando que os contadores internos auxiliam, com experiências ficcionais, não só a própria \"vivência\", mas também a de seus ouvintes.
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spelling As personagens e suas estórias: uma leitura de três narrativas de \'Corpo de Baile\', de Guimarães RosaThe protagonists and their tales: an analyzis of three novels from the book Corpo de Baile by Guimarães RosaCorpo de BaileCorpo de BaileCreatorsCriadoresEstóriasGuimarães RosaGuimarães RosaReceiversReceptores.TalesA relação entre criador e receptor se faz presente de forma peculiar em grande parte das obras de João Guimarães Rosa, inserida também intratextualmente em suas estórias. Para destacar tal relação, serão analisadas três novelas de Corpo de Baile: \"Campo Geral\", \"Cara-de-Bronze\" e \"Dão-lalalão\". Embora haja contadores ao longo de todo o ciclo novelístico, o corpus escolhido apresenta mais acentuadamente protagonistas que narram para os outros e, de certa forma, para si mesmos. Miguilim narra principalmente estórias infantis; Grivo reconta a trajetória pessoal de Cara-de-Bronze, modificando a versão inventada e vivida pelo fazendeiro, e, por fim, Soropita repassa questões pessoais por meio de devaneios. As estórias internas provocam um efeito sobre seus ouvintes, agindo ora como aprendizado, ora como impulso para buscas ou para ações distintas. A partir daí, este trabalho tem por objetivo tanto delimitar os criadores e receptores dessas estórias, refletindo acerca de seus papéis, quanto evidenciar as funções e conseqüências de tais narrativas para suas personagens, mostrando que os contadores internos auxiliam, com experiências ficcionais, não só a própria \"vivência\", mas também a de seus ouvintes.The connection between creator and receiver is present in a peculiar way in great part of the work of João Guimarães Rosa. And this is also finded intratextually in his tales. To put this connection in relief, this study will analyze three novels from the book Corpo de Baile: \"Campo Geral\", \"Cara-de-Bronze\" and \"Dão-lalalão\". Although there are storytellers in all the novelistic cycle, the chosen corpus presents with more emphasis protagonists that narrate to others and, in a certain extent, to themselves. Miguilim narrates essencially juvenile tales; Grivo retells the personal trajectory of Cara-de-Bronze, changing the invented version and the experienced one by the farmer and, at last, Soropita examines again personal matters throught dreams. The internal tales cause an effect on the listeners sometimes operating as a way of learning and sometimes as a drive to different searches and actions. From this point, the purpose of this study is to define creators and receivers of this tales, reflecting about their roles, and also emphazise functions and consequences of these accounts to its characters, demonstrating that internal storytellers favour through fictional experiences, not only their own \"experience of life\", but also the one of the listeners.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPassos, Cleusa Rios PinheiroPassarelli, Paula2008-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-20052008-142659/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:55Zoai:teses.usp.br:tde-20052008-142659Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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