O fantasma de Von Martius: a influência do programa curricular de história na atuação cidadã de egressos da educação básica em São Paulo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-30062022-110611/ |
Resumo: | Atribui-se à disciplina escolar História, o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes. O presente trabalho se fundamenta na Teoria da História de Jörn Rüsen para investigar as apropriações do conhecimento histórico escolar, por parte de formandos da Educação Básica na cidade de São Paulo, tendo como parâmetro de observação a atuação cidadã desses indivíduos. Para tanto, a investigação se concentrou no levantamento de duas séries de dados. Em primeiro lugar, foram analisadas as questões de História das duas principais avaliações externas a que os estudantes de São Paulo são submetidos ao final da Educação Básica: FUVEST e ENEM. Em segundo lugar, foram coletadas redações elaboradas por estudantes da terceira série do Ensino Médio em quatro escolas localizadas em diferentes pontos da cidade. As redações solicitadas apresentaram 17 temas a serem escolhidos livremente pelos educandos. Foi criado um protocolo de análise das redações, a partir da Teoria da História de Rüsen, resultando em uma parametrização denominada Proficiência em Expressão Temporal (PET), com cinco níveis crescentes de complexidade. Os dados obtidos pela análise das redações foram cruzados com a análise das questões das avaliações externas para identificar as formas como o pensamento histórico se manifesta na argumentação dos educandos. Os resultados apresentados apontam um descompasso entre as pretensões curriculares estabelecidas para a disciplina História e a efetiva apropriação do conhecimento histórico por parte dos educandos, comprometendo uma atuação cidadã crítica e consciente dos discentes. |
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O fantasma de Von Martius: a influência do programa curricular de história na atuação cidadã de egressos da educação básica em São PauloThe ghost of von Martius: the influence of the curricular program of history in the citizen performance of graduates of basic education in São PauloAprendizado históricoCidadaniaCitizenshipEnsino de históriaHistorical learningHistory teachingHistory theoryIdeologiaIdeologyTeoria da históriaAtribui-se à disciplina escolar História, o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes. O presente trabalho se fundamenta na Teoria da História de Jörn Rüsen para investigar as apropriações do conhecimento histórico escolar, por parte de formandos da Educação Básica na cidade de São Paulo, tendo como parâmetro de observação a atuação cidadã desses indivíduos. Para tanto, a investigação se concentrou no levantamento de duas séries de dados. Em primeiro lugar, foram analisadas as questões de História das duas principais avaliações externas a que os estudantes de São Paulo são submetidos ao final da Educação Básica: FUVEST e ENEM. Em segundo lugar, foram coletadas redações elaboradas por estudantes da terceira série do Ensino Médio em quatro escolas localizadas em diferentes pontos da cidade. As redações solicitadas apresentaram 17 temas a serem escolhidos livremente pelos educandos. Foi criado um protocolo de análise das redações, a partir da Teoria da História de Rüsen, resultando em uma parametrização denominada Proficiência em Expressão Temporal (PET), com cinco níveis crescentes de complexidade. Os dados obtidos pela análise das redações foram cruzados com a análise das questões das avaliações externas para identificar as formas como o pensamento histórico se manifesta na argumentação dos educandos. Os resultados apresentados apontam um descompasso entre as pretensões curriculares estabelecidas para a disciplina História e a efetiva apropriação do conhecimento histórico por parte dos educandos, comprometendo uma atuação cidadã crítica e consciente dos discentes.It was assigned to the school subject of History the objective of forming critical and conscious citizens. The present work is based on Jörn Rüsen\'s History Theory to investigate the incorporation of school historical knowledge by graduates of high school education in São Paulo city, by observation of these students\' civic engagement. To achieve this objective, this investigation relied on two datasets. First, the items of History test included in the countrys two most important college entrance exams were analyzed: Fuvest and Enem. Second, compositions developed by students of the third grade of high school of four schools located at different points of the city. The requested essays presented seventeen themes to be freely selected by the learners. An analysis protocol was built upon Rüsen\'s history theory, resulting in a scale wich we named Temporal Expression Proficiency (TEP), with five increasing levels of complexity. The data obtained by the analysis of the compositions were crossed with the analysis of the test items of those admission exams to assess how historical thinking manifests itself in the argument of the students. The results presented a mismatch between the curricular claims established for the subject History and the effective incorporation of historical knowledge by the students, undermining the critical and conscious civic engagement of those high school graduates.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLopes, Katia Maria AbudPacini, Henrique Ferreira2022-04-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-30062022-110611/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-06-30T18:19:00Zoai:teses.usp.br:tde-30062022-110611Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-06-30T18:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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