Estudo dos solos da região metropolitana de Fortaleza para aplicação na engenharia rodoviária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barroso, Suelly Helena de Araujo
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-01062016-112348/
Resumo: O trabalho aqui apresentado é resultado de uma pesquisa onde se procurou caracterizar os solos da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Inicialmente, o objetivo deixou de ser principal devido às limitações desse método quando aplicado aos solos da RMF. O objetivo principal do trabalho passou a ser estudar mais detalhadamente os solos que ocorrem na Região Metropolitana de Fortaleza à luz de métodos convencionais e não convencionais, para aplicação na engenharia rodoviária. Para tanto, foram estudados sessenta solos pertencentes às classes pedológicas que ocorrem na RMF. Esses solos foram submetidos a um programa experimental que envolveu a execução de ensaios \"convencionais\" e \"não convencionais\". A partir dos resultados experimentais foram estabelecidas correlações entre os valores de algumas propriedades de interesse à pavimentação realizadas em cilindro convencional e miniatura. Tentou-se determinar o valor de CBR de um solo, dispondo das cargas calculadas no ensaio mini-CBR, mas essa tarefa não logrou êxito. As amostras foram classificadas pelas classificações HBR e MCT para verificação da qualidade da previsão das propriedades dos solos obtidas por esses métodos e aqueles resultantes da execução dos ensaios de laboratório. Foi proposto, a partir da execução de ensaio de adsorção de azul de metileno, a inclusão no ábaco de três zonas para se caracterizar o comportamento dos solos da RMF. Os resultados experimentais permitiram, também, concluir que pode-se identificar os materiais com potencial de uso na pavimentação de sua classe pedológica.
id USP_d11e8deaf0b85e9bd3fa639b60987691
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-01062016-112348
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Estudo dos solos da região metropolitana de Fortaleza para aplicação na engenharia rodoviárianot availableFortaleza metropolitan areaMCT testMétodo MCTPropriedades tecnológicasRegião metropolitana de FortalezaSoilsSolosTechnological propertiesO trabalho aqui apresentado é resultado de uma pesquisa onde se procurou caracterizar os solos da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Inicialmente, o objetivo deixou de ser principal devido às limitações desse método quando aplicado aos solos da RMF. O objetivo principal do trabalho passou a ser estudar mais detalhadamente os solos que ocorrem na Região Metropolitana de Fortaleza à luz de métodos convencionais e não convencionais, para aplicação na engenharia rodoviária. Para tanto, foram estudados sessenta solos pertencentes às classes pedológicas que ocorrem na RMF. Esses solos foram submetidos a um programa experimental que envolveu a execução de ensaios \"convencionais\" e \"não convencionais\". A partir dos resultados experimentais foram estabelecidas correlações entre os valores de algumas propriedades de interesse à pavimentação realizadas em cilindro convencional e miniatura. Tentou-se determinar o valor de CBR de um solo, dispondo das cargas calculadas no ensaio mini-CBR, mas essa tarefa não logrou êxito. As amostras foram classificadas pelas classificações HBR e MCT para verificação da qualidade da previsão das propriedades dos solos obtidas por esses métodos e aqueles resultantes da execução dos ensaios de laboratório. Foi proposto, a partir da execução de ensaio de adsorção de azul de metileno, a inclusão no ábaco de três zonas para se caracterizar o comportamento dos solos da RMF. Os resultados experimentais permitiram, também, concluir que pode-se identificar os materiais com potencial de uso na pavimentação de sua classe pedológica.The work here presented is resulted of an experimental research where tried to characterize the soils of the Fortaleza Metropolitan Area (FMA). Initially, the thesis original objective was to transpose the MCT method to the reality of the occurrence soils in FMA. This objective quit being main due to the limitations of that method when applied to the FMA soils. The main objective of the work became to study the soils that occur in Fortaleza Metropolitan Area to the light of conventional methods in full detail and not usual, to know their limitations and real potentialities better for application in the road engineering. For so, sixty soils belonging to the pedological classes that occur in FMA were studied. These soils were submitted to an experimental program that involved the execution of \"conventional\" and \"not usual\" tests. Starting from the experimental results correlations among some properties values of paving interest accomplished in conventional cylinder and miniature were established. Tried to determine the CBR soil value, having the estimated loads in the mini-CBR test, but this task didn\'t achieve success. The samples were classified by the HRB and MCT classifications to verificate the quality of the forecast of the soils properties obtained by those methods and those execution resultants of the tests laboratory. It was proposed, starting from the execution of methylene blue adsortion test, the inclusion in the activity abacus of three areas to characterize the behavior of the FMA soils. The experimental results allowed also concluding that are possible to identify materials that have potential pavements use through their pedological class.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFabbri, Glauco Tulio PessaBarroso, Suelly Helena de Araujo2002-08-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-01062016-112348/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:03:47Zoai:teses.usp.br:tde-01062016-112348Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:03:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo dos solos da região metropolitana de Fortaleza para aplicação na engenharia rodoviária
not available
title Estudo dos solos da região metropolitana de Fortaleza para aplicação na engenharia rodoviária
spellingShingle Estudo dos solos da região metropolitana de Fortaleza para aplicação na engenharia rodoviária
Barroso, Suelly Helena de Araujo
Fortaleza metropolitan area
MCT test
Método MCT
Propriedades tecnológicas
Região metropolitana de Fortaleza
Soils
Solos
Technological properties
title_short Estudo dos solos da região metropolitana de Fortaleza para aplicação na engenharia rodoviária
title_full Estudo dos solos da região metropolitana de Fortaleza para aplicação na engenharia rodoviária
title_fullStr Estudo dos solos da região metropolitana de Fortaleza para aplicação na engenharia rodoviária
title_full_unstemmed Estudo dos solos da região metropolitana de Fortaleza para aplicação na engenharia rodoviária
title_sort Estudo dos solos da região metropolitana de Fortaleza para aplicação na engenharia rodoviária
author Barroso, Suelly Helena de Araujo
author_facet Barroso, Suelly Helena de Araujo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fabbri, Glauco Tulio Pessa
dc.contributor.author.fl_str_mv Barroso, Suelly Helena de Araujo
dc.subject.por.fl_str_mv Fortaleza metropolitan area
MCT test
Método MCT
Propriedades tecnológicas
Região metropolitana de Fortaleza
Soils
Solos
Technological properties
topic Fortaleza metropolitan area
MCT test
Método MCT
Propriedades tecnológicas
Região metropolitana de Fortaleza
Soils
Solos
Technological properties
description O trabalho aqui apresentado é resultado de uma pesquisa onde se procurou caracterizar os solos da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Inicialmente, o objetivo deixou de ser principal devido às limitações desse método quando aplicado aos solos da RMF. O objetivo principal do trabalho passou a ser estudar mais detalhadamente os solos que ocorrem na Região Metropolitana de Fortaleza à luz de métodos convencionais e não convencionais, para aplicação na engenharia rodoviária. Para tanto, foram estudados sessenta solos pertencentes às classes pedológicas que ocorrem na RMF. Esses solos foram submetidos a um programa experimental que envolveu a execução de ensaios \"convencionais\" e \"não convencionais\". A partir dos resultados experimentais foram estabelecidas correlações entre os valores de algumas propriedades de interesse à pavimentação realizadas em cilindro convencional e miniatura. Tentou-se determinar o valor de CBR de um solo, dispondo das cargas calculadas no ensaio mini-CBR, mas essa tarefa não logrou êxito. As amostras foram classificadas pelas classificações HBR e MCT para verificação da qualidade da previsão das propriedades dos solos obtidas por esses métodos e aqueles resultantes da execução dos ensaios de laboratório. Foi proposto, a partir da execução de ensaio de adsorção de azul de metileno, a inclusão no ábaco de três zonas para se caracterizar o comportamento dos solos da RMF. Os resultados experimentais permitiram, também, concluir que pode-se identificar os materiais com potencial de uso na pavimentação de sua classe pedológica.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-08-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-01062016-112348/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-01062016-112348/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256578354315264