Análises espaço-temporais de viagens por transporte público a partir de matriz Origem-Destino gerada por meio de bilhetagem eletrônica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Majdoub, Bassam Abdo
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-10072024-082128/
Resumo: Os sistemas de cobrança de tarifa automática estão sendo amplamente utilizados no transporte urbano. Suas principais vantagens incluem a fácil utilização dos passageiros, o aumento na eficiência do gerenciamento da receita, facilidade na integração com outros modos de transporte e coleta de dados, que contribuem no processo de planejamento de transportes. Este estudo realiza análises espaço-temporais das viagens por transporte público a partir de matriz Origem-Destino gerada por meio de bilhetagem eletrônica para a cidade de São Paulo. Para isso, estuda-se a aplicação do método de encadeamento de viagens (trip-chaining method) para estimar os locais de desembarque e inferir as origens e os destinos dos usuários. Após a construção da matriz OD, faz-se avalia os padrões de comportamento espaço-temporais das viagens, na identificação dos grupos homogêneos de usuários e na atribuição de informação semântica aos dados de bilhetagem com a perspectiva das desigualdades espaciais e dos grupos sociais, baseado nos dados de uso e ocupação do solo, do censo demográfico e da pesquisa OD domiciliar. Alguns conjuntos principais foram encontrados: casa-trabalho (com diferenças por classe social e por raça, menos transferências e distâncias percorridas para classes mais altas com predominância de raça/cor branca) e educação/saúde/assuntos pessoais (desigualdade no acesso à saúde e falta de acessibilidade da periferia). A variabilidade dentro dos clusters é alta, com perfis socioeconômicos distintos para usuários fora dos padrões. O estudo revela a complexa realidade da mobilidade em São Paulo e a necessidade de políticas públicas que considerem a diversidade dos padrões de viagem.
id USP_d13edaf13e335ed940d1055489781a9d
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-10072024-082128
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Análises espaço-temporais de viagens por transporte público a partir de matriz Origem-Destino gerada por meio de bilhetagem eletrônica.Spatio-temporal analysis of public transportation trips based on Origin-Destination matrix generated through smart card data.Desigualdades socioespaciaisEngenharia de transportesPadrões de viagemPlanejamento de transportesSmart card dataSocio-spatial inequalitiesTransport planningTransportes públicosTravel behavior patternsTrip-chaining methodOs sistemas de cobrança de tarifa automática estão sendo amplamente utilizados no transporte urbano. Suas principais vantagens incluem a fácil utilização dos passageiros, o aumento na eficiência do gerenciamento da receita, facilidade na integração com outros modos de transporte e coleta de dados, que contribuem no processo de planejamento de transportes. Este estudo realiza análises espaço-temporais das viagens por transporte público a partir de matriz Origem-Destino gerada por meio de bilhetagem eletrônica para a cidade de São Paulo. Para isso, estuda-se a aplicação do método de encadeamento de viagens (trip-chaining method) para estimar os locais de desembarque e inferir as origens e os destinos dos usuários. Após a construção da matriz OD, faz-se avalia os padrões de comportamento espaço-temporais das viagens, na identificação dos grupos homogêneos de usuários e na atribuição de informação semântica aos dados de bilhetagem com a perspectiva das desigualdades espaciais e dos grupos sociais, baseado nos dados de uso e ocupação do solo, do censo demográfico e da pesquisa OD domiciliar. Alguns conjuntos principais foram encontrados: casa-trabalho (com diferenças por classe social e por raça, menos transferências e distâncias percorridas para classes mais altas com predominância de raça/cor branca) e educação/saúde/assuntos pessoais (desigualdade no acesso à saúde e falta de acessibilidade da periferia). A variabilidade dentro dos clusters é alta, com perfis socioeconômicos distintos para usuários fora dos padrões. O estudo revela a complexa realidade da mobilidade em São Paulo e a necessidade de políticas públicas que considerem a diversidade dos padrões de viagem.Automatic fare collection (AFC) systems are being widely used in urban transportation. Its main advantages include easy usability by passengers, improvement of the revenue management efficiency, ease of integration with other transportation modes and data collection, which contributes to the transportation planning process. This study explores the application of Smart Card Data in transportation planning, focusing on the behavior pattern of public transportation passengers, including origin-destination (OD) inference for the city of São Paulo. This work starts with the application of the trip-chaining method (TCM) to estimate alighting and infer users origins and destinations. After the construction of the OD matrix, this study evaluates the spatial-temporal patterns of travel, the identification of the homogeneous groups of users and the assignment of semantic information to the smart card data with the perspective of spatial and social groups inequalities based on the land use, the demographic census, and the household survey. Several main clusters have been identified: home-work (with differences by social class and race, fewer transfers and distances traveled for higher classes with a predominance of white race/color) and education/health/personal affairs (inequality in access to healthcare and lack of accessibility from the periphery). The variability within the clusters is high, with distinct socioeconomic profiles for users outside the norms. The study reveals the complex reality of mobility in São Paulo and the need for public policies that consider the diversity of travel patterns.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGiannotti, Mariana AbrantesMajdoub, Bassam Abdo2024-04-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-10072024-082128/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-07-11T11:55:03Zoai:teses.usp.br:tde-10072024-082128Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-07-11T11:55:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análises espaço-temporais de viagens por transporte público a partir de matriz Origem-Destino gerada por meio de bilhetagem eletrônica.
Spatio-temporal analysis of public transportation trips based on Origin-Destination matrix generated through smart card data.
title Análises espaço-temporais de viagens por transporte público a partir de matriz Origem-Destino gerada por meio de bilhetagem eletrônica.
spellingShingle Análises espaço-temporais de viagens por transporte público a partir de matriz Origem-Destino gerada por meio de bilhetagem eletrônica.
Majdoub, Bassam Abdo
Desigualdades socioespaciais
Engenharia de transportes
Padrões de viagem
Planejamento de transportes
Smart card data
Socio-spatial inequalities
Transport planning
Transportes públicos
Travel behavior patterns
Trip-chaining method
title_short Análises espaço-temporais de viagens por transporte público a partir de matriz Origem-Destino gerada por meio de bilhetagem eletrônica.
title_full Análises espaço-temporais de viagens por transporte público a partir de matriz Origem-Destino gerada por meio de bilhetagem eletrônica.
title_fullStr Análises espaço-temporais de viagens por transporte público a partir de matriz Origem-Destino gerada por meio de bilhetagem eletrônica.
title_full_unstemmed Análises espaço-temporais de viagens por transporte público a partir de matriz Origem-Destino gerada por meio de bilhetagem eletrônica.
title_sort Análises espaço-temporais de viagens por transporte público a partir de matriz Origem-Destino gerada por meio de bilhetagem eletrônica.
author Majdoub, Bassam Abdo
author_facet Majdoub, Bassam Abdo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Giannotti, Mariana Abrantes
dc.contributor.author.fl_str_mv Majdoub, Bassam Abdo
dc.subject.por.fl_str_mv Desigualdades socioespaciais
Engenharia de transportes
Padrões de viagem
Planejamento de transportes
Smart card data
Socio-spatial inequalities
Transport planning
Transportes públicos
Travel behavior patterns
Trip-chaining method
topic Desigualdades socioespaciais
Engenharia de transportes
Padrões de viagem
Planejamento de transportes
Smart card data
Socio-spatial inequalities
Transport planning
Transportes públicos
Travel behavior patterns
Trip-chaining method
description Os sistemas de cobrança de tarifa automática estão sendo amplamente utilizados no transporte urbano. Suas principais vantagens incluem a fácil utilização dos passageiros, o aumento na eficiência do gerenciamento da receita, facilidade na integração com outros modos de transporte e coleta de dados, que contribuem no processo de planejamento de transportes. Este estudo realiza análises espaço-temporais das viagens por transporte público a partir de matriz Origem-Destino gerada por meio de bilhetagem eletrônica para a cidade de São Paulo. Para isso, estuda-se a aplicação do método de encadeamento de viagens (trip-chaining method) para estimar os locais de desembarque e inferir as origens e os destinos dos usuários. Após a construção da matriz OD, faz-se avalia os padrões de comportamento espaço-temporais das viagens, na identificação dos grupos homogêneos de usuários e na atribuição de informação semântica aos dados de bilhetagem com a perspectiva das desigualdades espaciais e dos grupos sociais, baseado nos dados de uso e ocupação do solo, do censo demográfico e da pesquisa OD domiciliar. Alguns conjuntos principais foram encontrados: casa-trabalho (com diferenças por classe social e por raça, menos transferências e distâncias percorridas para classes mais altas com predominância de raça/cor branca) e educação/saúde/assuntos pessoais (desigualdade no acesso à saúde e falta de acessibilidade da periferia). A variabilidade dentro dos clusters é alta, com perfis socioeconômicos distintos para usuários fora dos padrões. O estudo revela a complexa realidade da mobilidade em São Paulo e a necessidade de políticas públicas que considerem a diversidade dos padrões de viagem.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-10072024-082128/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-10072024-082128/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256916246396928