Para além de um viaduto: uma análise de usos e discursos sobre o Parque Minhocão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Ana Carolina Padua
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100140/tde-02122019-160313/
Resumo: O Elevado Presidente João Goulart/Parque Minhocão é uma via, construída em 1971 na cidade de São Paulo que atualmente desempenha atividade dupla: para além de um viaduto, também funciona como parque elevado. Sua história foi marcada por uma série de discussões e articulações sobre seu futuro, com possibilidades vinculadas à sua desativação definitiva para carros, transformação em parque urbano elevado - de forma definitiva ou parcial ou derrubada da estrutura (via desmonte ou demolição). Deste modo, esta pesquisa tem como objetivo principal identificar, descrever e analisar, numa perspectiva histórica, os usos e discursos associados ao turismo e lazer urbanos no Minhocão, tendo por referência a circulação de modelos urbanos. Para tanto, a metodologia selecionada utilizará das técnicas de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas e observação não-estruturada. O referencial teórico estruturou-se a partir de três temas principais: mobilidades e circulação de modelos urbanos, planejamento estratégico e city marketing, turismo e lazer urbanos. Os resultados obtidos permitiram se concluir que os usuários do Minhocão são representados por um conjunto variado de atores turistas, visitantes e residentes, de maneira geral que apresentam a possibilidade de, enquanto usufruindo deste espaço, compartilharem de um olhar turístico. Ainda, sobre os discursos vinculados ao Minhocão, demonstrou-se que estes baseiam-se em duas diferentes visões desta estrutura, como oportunidade (em relação à sua transformação em parque elevado) ou como problema (que necessitaria de uma solução). A partir da noção de circulação de modelos urbanos, entende-se que a história do Minhocão foi marcada pela presença de influências urbanas, que podem se resumir em: modelos de vias expressas elevadas, de parques urbanos elevados ou de experiências de derrubadas de vias elevadas. O Minhocão se apresentou como um poderoso objeto de estudo para se compreender os desafiadores fenômenos urbanos atuais, suas estratégias e representações, a partir de novos sentidos concedidos aos espaços das cidades
id USP_d151b158dfd93ecef87bbd8f2709cb50
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-02122019-160313
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Para além de um viaduto: uma análise de usos e discursos sobre o Parque MinhocãoBeyond a viaduct: an analysis of uses and discourses of the Minhocão ParkCirculação de modelos urbanosCirculation of urban modelsLazer urbanoMinhocãoMinhocãoMobilidadesMobilitiesTurismo urbanoUrban leisureUrban tourismO Elevado Presidente João Goulart/Parque Minhocão é uma via, construída em 1971 na cidade de São Paulo que atualmente desempenha atividade dupla: para além de um viaduto, também funciona como parque elevado. Sua história foi marcada por uma série de discussões e articulações sobre seu futuro, com possibilidades vinculadas à sua desativação definitiva para carros, transformação em parque urbano elevado - de forma definitiva ou parcial ou derrubada da estrutura (via desmonte ou demolição). Deste modo, esta pesquisa tem como objetivo principal identificar, descrever e analisar, numa perspectiva histórica, os usos e discursos associados ao turismo e lazer urbanos no Minhocão, tendo por referência a circulação de modelos urbanos. Para tanto, a metodologia selecionada utilizará das técnicas de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas e observação não-estruturada. O referencial teórico estruturou-se a partir de três temas principais: mobilidades e circulação de modelos urbanos, planejamento estratégico e city marketing, turismo e lazer urbanos. Os resultados obtidos permitiram se concluir que os usuários do Minhocão são representados por um conjunto variado de atores turistas, visitantes e residentes, de maneira geral que apresentam a possibilidade de, enquanto usufruindo deste espaço, compartilharem de um olhar turístico. Ainda, sobre os discursos vinculados ao Minhocão, demonstrou-se que estes baseiam-se em duas diferentes visões desta estrutura, como oportunidade (em relação à sua transformação em parque elevado) ou como problema (que necessitaria de uma solução). A partir da noção de circulação de modelos urbanos, entende-se que a história do Minhocão foi marcada pela presença de influências urbanas, que podem se resumir em: modelos de vias expressas elevadas, de parques urbanos elevados ou de experiências de derrubadas de vias elevadas. O Minhocão se apresentou como um poderoso objeto de estudo para se compreender os desafiadores fenômenos urbanos atuais, suas estratégias e representações, a partir de novos sentidos concedidos aos espaços das cidadesThe Presidente João Goulart highway/ Minhocão Park is an elevated road, built in 1971 in the city of São Paulo that currently performs double activity: besides a viaduct, it also functions as an elevated park. Its history was marked by a series of discussions and articulations about its future, with possibilities linked to its permanent deactivation of cars, the transformation into an elevated urban park - permanently or partially - or the overturning of the structure (via disassembly or demolition). Thus, this research aims to identify, describe and analyze, from a historical perspective, the uses and discourses associated with urban tourism and leisure in Minhocão, with reference to the circulation of urban models. Therefore, the selected methodology - qualitative and applied (GIL, 2008) - will use the techniques of bibliographic research, documentary research, semi-structured interviews and unstructured observation. The theoretical framework was based on three main themes: mobilities and circulation of urban models, strategic planning and city marketing, urban tourism and leisure. The obtained results allowed concluding that Minhocão users are represented by a varied set of actors - tourists, visitors and residents, in general - who present the possibility of sharing a tourist look while enjoying this space. Still, discourses related to Minhocão, it was shown that they are based on two different views of this structure, as an opportunity (in relation to its transformation into an elevated park) or as a problem (that would need a solution). From the notion of circulation of urban models, it is understood that the history of Minhocão was marked by the presence of urban influences, which can be summarized as: elevated expressways, elevated urban parks or road tearing experiences. Minhocão has presented itself as a powerful object of study to understand the current challenging urban phenomena, their strategies and representations, based on new meanings given mainly to public spacesBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAllis, ThiagoMachado, Ana Carolina Padua2019-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100140/tde-02122019-160313/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-12-10T20:57:01Zoai:teses.usp.br:tde-02122019-160313Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-12-10T20:57:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Para além de um viaduto: uma análise de usos e discursos sobre o Parque Minhocão
Beyond a viaduct: an analysis of uses and discourses of the Minhocão Park
title Para além de um viaduto: uma análise de usos e discursos sobre o Parque Minhocão
spellingShingle Para além de um viaduto: uma análise de usos e discursos sobre o Parque Minhocão
Machado, Ana Carolina Padua
Circulação de modelos urbanos
Circulation of urban models
Lazer urbano
Minhocão
Minhocão
Mobilidades
Mobilities
Turismo urbano
Urban leisure
Urban tourism
title_short Para além de um viaduto: uma análise de usos e discursos sobre o Parque Minhocão
title_full Para além de um viaduto: uma análise de usos e discursos sobre o Parque Minhocão
title_fullStr Para além de um viaduto: uma análise de usos e discursos sobre o Parque Minhocão
title_full_unstemmed Para além de um viaduto: uma análise de usos e discursos sobre o Parque Minhocão
title_sort Para além de um viaduto: uma análise de usos e discursos sobre o Parque Minhocão
author Machado, Ana Carolina Padua
author_facet Machado, Ana Carolina Padua
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Allis, Thiago
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Ana Carolina Padua
dc.subject.por.fl_str_mv Circulação de modelos urbanos
Circulation of urban models
Lazer urbano
Minhocão
Minhocão
Mobilidades
Mobilities
Turismo urbano
Urban leisure
Urban tourism
topic Circulação de modelos urbanos
Circulation of urban models
Lazer urbano
Minhocão
Minhocão
Mobilidades
Mobilities
Turismo urbano
Urban leisure
Urban tourism
description O Elevado Presidente João Goulart/Parque Minhocão é uma via, construída em 1971 na cidade de São Paulo que atualmente desempenha atividade dupla: para além de um viaduto, também funciona como parque elevado. Sua história foi marcada por uma série de discussões e articulações sobre seu futuro, com possibilidades vinculadas à sua desativação definitiva para carros, transformação em parque urbano elevado - de forma definitiva ou parcial ou derrubada da estrutura (via desmonte ou demolição). Deste modo, esta pesquisa tem como objetivo principal identificar, descrever e analisar, numa perspectiva histórica, os usos e discursos associados ao turismo e lazer urbanos no Minhocão, tendo por referência a circulação de modelos urbanos. Para tanto, a metodologia selecionada utilizará das técnicas de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas e observação não-estruturada. O referencial teórico estruturou-se a partir de três temas principais: mobilidades e circulação de modelos urbanos, planejamento estratégico e city marketing, turismo e lazer urbanos. Os resultados obtidos permitiram se concluir que os usuários do Minhocão são representados por um conjunto variado de atores turistas, visitantes e residentes, de maneira geral que apresentam a possibilidade de, enquanto usufruindo deste espaço, compartilharem de um olhar turístico. Ainda, sobre os discursos vinculados ao Minhocão, demonstrou-se que estes baseiam-se em duas diferentes visões desta estrutura, como oportunidade (em relação à sua transformação em parque elevado) ou como problema (que necessitaria de uma solução). A partir da noção de circulação de modelos urbanos, entende-se que a história do Minhocão foi marcada pela presença de influências urbanas, que podem se resumir em: modelos de vias expressas elevadas, de parques urbanos elevados ou de experiências de derrubadas de vias elevadas. O Minhocão se apresentou como um poderoso objeto de estudo para se compreender os desafiadores fenômenos urbanos atuais, suas estratégias e representações, a partir de novos sentidos concedidos aos espaços das cidades
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100140/tde-02122019-160313/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100140/tde-02122019-160313/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256623639166976