Serious game e-Baby-Família: tecnologia educacional digital direcionada a oxigenação de bebês pré-termo desenvolvida junto ao pais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22134/tde-22122015-160529/ |
Resumo: | Mundialmente, estima-se que nasçam, por ano, 15 milhões de bebês pré-termo com alto risco de morbi-mortalidade neonatal, pós-neonatal e durante a infância, devido à imaturidade dos órgãos/sistemas, principalmente respiratório. Tanto que, re-hospitalizações, por afecções respiratórias, são comuns nesta população. Objetivou-se desenvolver uma tecnologia educacional digital, serious game, em e-learning e m-learning, que possua subsídios para suprir as necessidades de aprendizagem dos pais de bebês pré-termo. Utilizou-se o design participativo (DP), envolvendo os pais de pré-termo hospitalizados em unidade neonatal durante todo o desenvolvimento do game, da escolha da temática, roteiro à avaliação do game denominado e-Baby-Família. A oxigenação foi escolhida como tema principal, e todo o roteiro desenvolveu-se baseado nas necessidades elencadas pelos pais como necessárias ao aprendizado para a identificação de sinais de comprometimento respiratório e seus cuidados, a partir das questões norteadoras lançadas. Desse modo, a equipe técnica, programou um protótipo e as famílias avaliaram jogando, e por meio de suas sugestões e percepções da pesquisadora, o jogo foi aprimorado. As falas foram analisadas e categorizadas segundo Bardin: Categoria A: A aparência realística do cenário virtual e seu conteúdo do game e- Baby-Família e suas subcategorias: a aparência realística do bebê virtual no game e-Baby- Família; o realismo das situações do game e-Baby-Família se assemelham às experiências vividas pelos pais; o realismo das situações do game e-Baby-Família faz com que os pais se preparem para circunstancias que ainda não vivenciaram; aperfeiçoamento da aparência realística do bebê virtual do game e-Baby-Família. Categoria B Implicações da jogabilidade para o uso do game e-Baby-Família e suas subcategorias: satisfação dos pais de bebês pré- termo ao jogarem o e-Baby-Família; aperfeiçoamento no acesso e disponibilização do game e-Baby-Família; aquisição de conhecimento por meio do game e-Baby-Família. Portanto, pode-se concluir que, o e-Baby, família possui potencial para proporcionar ensino- aprendizagem mais flexível, atrativo, interativo, autônomo e real, principalmente por envolver os pais na fase de construção do design-jogo, visando diminuir ansiedade e insegurança da família na internação e alta hospitalar. Considera-se que o game trouxe satisfação e apreensão de conteúdos, remetendo-os ao vivido anteriormente, atualmente na unidade neonatal e despertando para a aprendizagem do que poderão vivenciar posteriormente no domicílio. O e-Baby-Família está adequado para uso dos pais, para um processo ensino-aprendizagem mais motivador, lúdico e eficaz |
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Serious game e-Baby-Família: tecnologia educacional digital direcionada a oxigenação de bebês pré-termo desenvolvida junto ao paisSerious Game e-Baby-Family: Digital educational technology regarding oxygenation of preterm newborns developed along with parentsEducational technologyEnfermagem neonatalFamilyInfant prematureNeonatal nursingPrematuro. FamíliaRespiraçãoRespirationTecnologia educacionalMundialmente, estima-se que nasçam, por ano, 15 milhões de bebês pré-termo com alto risco de morbi-mortalidade neonatal, pós-neonatal e durante a infância, devido à imaturidade dos órgãos/sistemas, principalmente respiratório. Tanto que, re-hospitalizações, por afecções respiratórias, são comuns nesta população. Objetivou-se desenvolver uma tecnologia educacional digital, serious game, em e-learning e m-learning, que possua subsídios para suprir as necessidades de aprendizagem dos pais de bebês pré-termo. Utilizou-se o design participativo (DP), envolvendo os pais de pré-termo hospitalizados em unidade neonatal durante todo o desenvolvimento do game, da escolha da temática, roteiro à avaliação do game denominado e-Baby-Família. A oxigenação foi escolhida como tema principal, e todo o roteiro desenvolveu-se baseado nas necessidades elencadas pelos pais como necessárias ao aprendizado para a identificação de sinais de comprometimento respiratório e seus cuidados, a partir das questões norteadoras lançadas. Desse modo, a equipe técnica, programou um protótipo e as famílias avaliaram jogando, e por meio de suas sugestões e percepções da pesquisadora, o jogo foi aprimorado. As falas foram analisadas e categorizadas segundo Bardin: Categoria A: A aparência realística do cenário virtual e seu conteúdo do game e- Baby-Família e suas subcategorias: a aparência realística do bebê virtual no game e-Baby- Família; o realismo das situações do game e-Baby-Família se assemelham às experiências vividas pelos pais; o realismo das situações do game e-Baby-Família faz com que os pais se preparem para circunstancias que ainda não vivenciaram; aperfeiçoamento da aparência realística do bebê virtual do game e-Baby-Família. Categoria B Implicações da jogabilidade para o uso do game e-Baby-Família e suas subcategorias: satisfação dos pais de bebês pré- termo ao jogarem o e-Baby-Família; aperfeiçoamento no acesso e disponibilização do game e-Baby-Família; aquisição de conhecimento por meio do game e-Baby-Família. Portanto, pode-se concluir que, o e-Baby, família possui potencial para proporcionar ensino- aprendizagem mais flexível, atrativo, interativo, autônomo e real, principalmente por envolver os pais na fase de construção do design-jogo, visando diminuir ansiedade e insegurança da família na internação e alta hospitalar. Considera-se que o game trouxe satisfação e apreensão de conteúdos, remetendo-os ao vivido anteriormente, atualmente na unidade neonatal e despertando para a aprendizagem do que poderão vivenciar posteriormente no domicílio. O e-Baby-Família está adequado para uso dos pais, para um processo ensino-aprendizagem mais motivador, lúdico e eficazGlobally, about 15 million preterm babies are born every year with high risk of neonatal, post neonatal and childhood morbi-mortality due to immaturity of organs/systems, mainly respiratory. Common re-hospitalizations caused by respiratory conditions reinforces this picture. The aim of this research was to develop a digital educational technology which is a serious game, approaching both e-learning and m-learning, to supplement learning needs of preterm newborn\' parents. The method of development was participative design (PD), involving the parents of hospitalized preterm in neonatal unit throughout the development of the game, the choice of theme, script evaluate this game named e-Baby-family. Oxygenation was chosen as the main theme, and the whole script was developed based on the needs identified by parents as needed when learning to identify signs of respiratory impairment and their care, from the guiding questions posted. In this way, the technical team, programmed a prototype and families assessed playing, and through your suggestions and insights of the researcher, the game has been enhanced. Speeches were analyzed and categorized according to Bardin: Category A: chainmail virtual scenery and its content of the game e-Baby-family and its subcategories: the realistic appearance of the virtual game e-Baby-Family; the realism of the game and situations e-Baby-Family resemble the experiences by the parents; the realism of the game and situations e-Baby-family causes the parents to prepare for circumstances that have not yet experienced; improvement of the chainmail game and virtual e-Baby-family. Category (B) Implications of the gameplay for the use of the game e-Baby- family and its subcategories: satisfaction of parents of preterm babies to play e-Baby-Family; improvement in access and availability of game e-Baby-Family; knowledge acquisition through the game e-Baby-family. Therefore, we can conclude that, e-Baby, family has potential to provide teaching and learning more flexible, attractive, interactive, and real, especially by involving parents in the construction phase of design-game, aiming to decrease anxiety and insecurity of the family. It is considered the game brought satisfaction and apprehension of contents, referring them to the lived previously, currently in the neonatal unit and arousing for learning which may experience later at home. E-Baby-family is suitable for the use of parents, to a teaching-learning process more motivating, playful and effectiveBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFonseca, Luciana Mara MontiD'Agostini, Marcela Mobiglia2015-09-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22134/tde-22122015-160529/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:06:17Zoai:teses.usp.br:tde-22122015-160529Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:06:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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