Estudo da estabilidade direcional de um veículo comercial de 2 eixos em situação de regime permanente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-03032017-150103/ |
Resumo: | O trabalho apresentado nesta dissertação consiste do estudo do comportamento direcional de um veículo comercial de 2 eixos, classificando-o quanto a sua estabilidade (Oversteer, Understeer ou Neutral Steer) e predizendo em que condições sua instabilidade torna-se crítica. para esta finalidade, o veículo foi modelado desenvolvendo uma trajetória curvilínea de raio constante em situação de regime permanente e uma rotina de cálculos representa sua dinâmica lateral. O recurso computacional utilizado (software Excel) foi propositadamente escolhido tendo como premissa ser o mais simples possível, para que os custos e tempo envolvidos fossem mínimos. Foram realizadas algumas medições com o veículo em questão e, levando-se em conta todas as simplificações implementadas, os resultados práticos e teóricos demonstraram correlação satisfatória. Desta maneira, então, pode-se dizer que o instrumento desenvolvido neste trabalho pode ser aplicado como um recurso valioso durante a fase inicial de conceituação da suspensão de um veículo de 2 eixos, principalmente tratando-se de uma avaliação comparativa com veículos semelhantes já testados. |
id |
USP_d15655159e70c36ae49333aa0c3a5490 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-03032017-150103 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Estudo da estabilidade direcional de um veículo comercial de 2 eixos em situação de regime permanentenot availableComportamento direcionalDinâmica lateralDirectional behaviorEstabilidadeStabilitySteady state corneringSuspensãoSuspensionO trabalho apresentado nesta dissertação consiste do estudo do comportamento direcional de um veículo comercial de 2 eixos, classificando-o quanto a sua estabilidade (Oversteer, Understeer ou Neutral Steer) e predizendo em que condições sua instabilidade torna-se crítica. para esta finalidade, o veículo foi modelado desenvolvendo uma trajetória curvilínea de raio constante em situação de regime permanente e uma rotina de cálculos representa sua dinâmica lateral. O recurso computacional utilizado (software Excel) foi propositadamente escolhido tendo como premissa ser o mais simples possível, para que os custos e tempo envolvidos fossem mínimos. Foram realizadas algumas medições com o veículo em questão e, levando-se em conta todas as simplificações implementadas, os resultados práticos e teóricos demonstraram correlação satisfatória. Desta maneira, então, pode-se dizer que o instrumento desenvolvido neste trabalho pode ser aplicado como um recurso valioso durante a fase inicial de conceituação da suspensão de um veículo de 2 eixos, principalmente tratando-se de uma avaliação comparativa com veículos semelhantes já testados.The work presented consists of a 2 axles light truck directional behavior evaluation, where computational resources applied are very simple and easy hand (software excel). Steady state cornering concept was used to get its stability classification (Oversteer, Understeer or Neutral Steer) and show in which moment its behavior become unstable. Experimental measurements took place and the practical (measured) and theoretical (came from the developed model) results showed theirselves satisfactory, considering all the simplifications. Thus, this procedure might be useful during a two axle light truck suspension development, ultimately if is adopted to compare with another one already known. Costs and time are saved in this way.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCanale, Antonio CarlosFerreira, André Luís Francioso2002-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-03032017-150103/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:34:08Zoai:teses.usp.br:tde-03032017-150103Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:34:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo da estabilidade direcional de um veículo comercial de 2 eixos em situação de regime permanente not available |
title |
Estudo da estabilidade direcional de um veículo comercial de 2 eixos em situação de regime permanente |
spellingShingle |
Estudo da estabilidade direcional de um veículo comercial de 2 eixos em situação de regime permanente Ferreira, André Luís Francioso Comportamento direcional Dinâmica lateral Directional behavior Estabilidade Stability Steady state cornering Suspensão Suspension |
title_short |
Estudo da estabilidade direcional de um veículo comercial de 2 eixos em situação de regime permanente |
title_full |
Estudo da estabilidade direcional de um veículo comercial de 2 eixos em situação de regime permanente |
title_fullStr |
Estudo da estabilidade direcional de um veículo comercial de 2 eixos em situação de regime permanente |
title_full_unstemmed |
Estudo da estabilidade direcional de um veículo comercial de 2 eixos em situação de regime permanente |
title_sort |
Estudo da estabilidade direcional de um veículo comercial de 2 eixos em situação de regime permanente |
author |
Ferreira, André Luís Francioso |
author_facet |
Ferreira, André Luís Francioso |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Canale, Antonio Carlos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, André Luís Francioso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento direcional Dinâmica lateral Directional behavior Estabilidade Stability Steady state cornering Suspensão Suspension |
topic |
Comportamento direcional Dinâmica lateral Directional behavior Estabilidade Stability Steady state cornering Suspensão Suspension |
description |
O trabalho apresentado nesta dissertação consiste do estudo do comportamento direcional de um veículo comercial de 2 eixos, classificando-o quanto a sua estabilidade (Oversteer, Understeer ou Neutral Steer) e predizendo em que condições sua instabilidade torna-se crítica. para esta finalidade, o veículo foi modelado desenvolvendo uma trajetória curvilínea de raio constante em situação de regime permanente e uma rotina de cálculos representa sua dinâmica lateral. O recurso computacional utilizado (software Excel) foi propositadamente escolhido tendo como premissa ser o mais simples possível, para que os custos e tempo envolvidos fossem mínimos. Foram realizadas algumas medições com o veículo em questão e, levando-se em conta todas as simplificações implementadas, os resultados práticos e teóricos demonstraram correlação satisfatória. Desta maneira, então, pode-se dizer que o instrumento desenvolvido neste trabalho pode ser aplicado como um recurso valioso durante a fase inicial de conceituação da suspensão de um veículo de 2 eixos, principalmente tratando-se de uma avaliação comparativa com veículos semelhantes já testados. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-12-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-03032017-150103/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-03032017-150103/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809090329961299968 |