Estudo da estabilidade direcional de um veículo comercial de 2 eixos em situação de regime permanente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, André Luís Francioso
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-03032017-150103/
Resumo: O trabalho apresentado nesta dissertação consiste do estudo do comportamento direcional de um veículo comercial de 2 eixos, classificando-o quanto a sua estabilidade (Oversteer, Understeer ou Neutral Steer) e predizendo em que condições sua instabilidade torna-se crítica. para esta finalidade, o veículo foi modelado desenvolvendo uma trajetória curvilínea de raio constante em situação de regime permanente e uma rotina de cálculos representa sua dinâmica lateral. O recurso computacional utilizado (software Excel) foi propositadamente escolhido tendo como premissa ser o mais simples possível, para que os custos e tempo envolvidos fossem mínimos. Foram realizadas algumas medições com o veículo em questão e, levando-se em conta todas as simplificações implementadas, os resultados práticos e teóricos demonstraram correlação satisfatória. Desta maneira, então, pode-se dizer que o instrumento desenvolvido neste trabalho pode ser aplicado como um recurso valioso durante a fase inicial de conceituação da suspensão de um veículo de 2 eixos, principalmente tratando-se de uma avaliação comparativa com veículos semelhantes já testados.
id USP_d15655159e70c36ae49333aa0c3a5490
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-03032017-150103
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Estudo da estabilidade direcional de um veículo comercial de 2 eixos em situação de regime permanentenot availableComportamento direcionalDinâmica lateralDirectional behaviorEstabilidadeStabilitySteady state corneringSuspensãoSuspensionO trabalho apresentado nesta dissertação consiste do estudo do comportamento direcional de um veículo comercial de 2 eixos, classificando-o quanto a sua estabilidade (Oversteer, Understeer ou Neutral Steer) e predizendo em que condições sua instabilidade torna-se crítica. para esta finalidade, o veículo foi modelado desenvolvendo uma trajetória curvilínea de raio constante em situação de regime permanente e uma rotina de cálculos representa sua dinâmica lateral. O recurso computacional utilizado (software Excel) foi propositadamente escolhido tendo como premissa ser o mais simples possível, para que os custos e tempo envolvidos fossem mínimos. Foram realizadas algumas medições com o veículo em questão e, levando-se em conta todas as simplificações implementadas, os resultados práticos e teóricos demonstraram correlação satisfatória. Desta maneira, então, pode-se dizer que o instrumento desenvolvido neste trabalho pode ser aplicado como um recurso valioso durante a fase inicial de conceituação da suspensão de um veículo de 2 eixos, principalmente tratando-se de uma avaliação comparativa com veículos semelhantes já testados.The work presented consists of a 2 axles light truck directional behavior evaluation, where computational resources applied are very simple and easy hand (software excel). Steady state cornering concept was used to get its stability classification (Oversteer, Understeer or Neutral Steer) and show in which moment its behavior become unstable. Experimental measurements took place and the practical (measured) and theoretical (came from the developed model) results showed theirselves satisfactory, considering all the simplifications. Thus, this procedure might be useful during a two axle light truck suspension development, ultimately if is adopted to compare with another one already known. Costs and time are saved in this way.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCanale, Antonio CarlosFerreira, André Luís Francioso2002-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-03032017-150103/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:34:08Zoai:teses.usp.br:tde-03032017-150103Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:34:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da estabilidade direcional de um veículo comercial de 2 eixos em situação de regime permanente
not available
title Estudo da estabilidade direcional de um veículo comercial de 2 eixos em situação de regime permanente
spellingShingle Estudo da estabilidade direcional de um veículo comercial de 2 eixos em situação de regime permanente
Ferreira, André Luís Francioso
Comportamento direcional
Dinâmica lateral
Directional behavior
Estabilidade
Stability
Steady state cornering
Suspensão
Suspension
title_short Estudo da estabilidade direcional de um veículo comercial de 2 eixos em situação de regime permanente
title_full Estudo da estabilidade direcional de um veículo comercial de 2 eixos em situação de regime permanente
title_fullStr Estudo da estabilidade direcional de um veículo comercial de 2 eixos em situação de regime permanente
title_full_unstemmed Estudo da estabilidade direcional de um veículo comercial de 2 eixos em situação de regime permanente
title_sort Estudo da estabilidade direcional de um veículo comercial de 2 eixos em situação de regime permanente
author Ferreira, André Luís Francioso
author_facet Ferreira, André Luís Francioso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Canale, Antonio Carlos
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, André Luís Francioso
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento direcional
Dinâmica lateral
Directional behavior
Estabilidade
Stability
Steady state cornering
Suspensão
Suspension
topic Comportamento direcional
Dinâmica lateral
Directional behavior
Estabilidade
Stability
Steady state cornering
Suspensão
Suspension
description O trabalho apresentado nesta dissertação consiste do estudo do comportamento direcional de um veículo comercial de 2 eixos, classificando-o quanto a sua estabilidade (Oversteer, Understeer ou Neutral Steer) e predizendo em que condições sua instabilidade torna-se crítica. para esta finalidade, o veículo foi modelado desenvolvendo uma trajetória curvilínea de raio constante em situação de regime permanente e uma rotina de cálculos representa sua dinâmica lateral. O recurso computacional utilizado (software Excel) foi propositadamente escolhido tendo como premissa ser o mais simples possível, para que os custos e tempo envolvidos fossem mínimos. Foram realizadas algumas medições com o veículo em questão e, levando-se em conta todas as simplificações implementadas, os resultados práticos e teóricos demonstraram correlação satisfatória. Desta maneira, então, pode-se dizer que o instrumento desenvolvido neste trabalho pode ser aplicado como um recurso valioso durante a fase inicial de conceituação da suspensão de um veículo de 2 eixos, principalmente tratando-se de uma avaliação comparativa com veículos semelhantes já testados.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-12-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-03032017-150103/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-03032017-150103/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090329961299968