O morro e a cidade: revisão crítica e análise da peça Eles não usam Black-Tie, de Gianfrancesco Guarnieri
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-26112020-202950/ |
Resumo: | O presente trabalho apresenta duas finalidades principais: a primeira diz respeito à realização de uma revisão de tudo aquilo que de mais relevante foi produzido pela crítica de imprensa e pela crítica acadêmica acerca da peça Eles não usam Black-Tie; a segunda, por sua vez, diz respeito à produção de uma análise profunda da peça. O leitor encontrará, ao longo do primeiro capítulo desta dissertação, uma ampla revisão da recepção da peça de Gianfrancesco Guarnieri pela crítica paulista e carioca durante o período em que a peça esteve em cartaz, pela primeira vez, em São Paulo e no Rio de Janeiro, entre os anos de 1958 e 1959. No segundo capítulo, buscamos apresentar alguns dos trabalhos acadêmicos, que de forma mais pertinente, procuraram analisar a peça em questão. Esses trabalhos apresentam um caráter mais polêmico, se comparados às críticas publicadas na imprensa, acerca da qualidade estética da obra de Guarnieri. Buscamos, assim, comentar também algumas das principais polêmicas que envolveram essas análises. Ao fim, no terceiro capítulo desta dissertação, sem deixar de levar em consideração todos os textos que tratamos no primeiro e segundo capítulos, buscamos desenvolver uma análise possível da obra de Gianfrancesco Guarnieri, de forma a contribuir com a apreciação da peça por parte de pesquisadores e dos leitores interessados. |
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O morro e a cidade: revisão crítica e análise da peça Eles não usam Black-Tie, de Gianfrancesco GuarnieriThe slum and the city: analysis of and review of critical writings on Gianfrancesco Guarnieri\'s play Eles Não Usam Black-TieBrazilian literatureDramaDramaturgiaEles não usam Black-TieEles não usam Black-TieGianfrancesco GuarnieriGianfrancesco GuarnieriLiteratura brasileiraTeatro de ArenaTeatro de ArenaO presente trabalho apresenta duas finalidades principais: a primeira diz respeito à realização de uma revisão de tudo aquilo que de mais relevante foi produzido pela crítica de imprensa e pela crítica acadêmica acerca da peça Eles não usam Black-Tie; a segunda, por sua vez, diz respeito à produção de uma análise profunda da peça. O leitor encontrará, ao longo do primeiro capítulo desta dissertação, uma ampla revisão da recepção da peça de Gianfrancesco Guarnieri pela crítica paulista e carioca durante o período em que a peça esteve em cartaz, pela primeira vez, em São Paulo e no Rio de Janeiro, entre os anos de 1958 e 1959. No segundo capítulo, buscamos apresentar alguns dos trabalhos acadêmicos, que de forma mais pertinente, procuraram analisar a peça em questão. Esses trabalhos apresentam um caráter mais polêmico, se comparados às críticas publicadas na imprensa, acerca da qualidade estética da obra de Guarnieri. Buscamos, assim, comentar também algumas das principais polêmicas que envolveram essas análises. Ao fim, no terceiro capítulo desta dissertação, sem deixar de levar em consideração todos os textos que tratamos no primeiro e segundo capítulos, buscamos desenvolver uma análise possível da obra de Gianfrancesco Guarnieri, de forma a contribuir com a apreciação da peça por parte de pesquisadores e dos leitores interessados.This paper has two main objectives: the first one concerns the execution of a review of the most relevant texts that has been wirtten by the theatrical and literary criticism about the play Eles Não Usam Black-Tie; the second one concerns the production of a profound analysis of the play. The first chapter presents an ample review of the reception that the first Gianfrancesco Guarnieri\'s work has received by the paulista and carioca criticism, at the press, during the period when the play was, for the first time, in theaters, in the cities of São Paulo and Rio de Janeiro, between the years of 1958 and 1959. In the second chapter, we intend to present a study of the main academic works that have tried to analyse Guarnieri\'s text. These works have a more polemical feature about the aesthetical quality of the play, if compared with the critics that were published, before, by the press. We also intend to comment some of these polemics that are present in these academic works. In the last chapter of this paper, after having reviewed all this bibliography about Eles Não Usam Black-Tie, we try to develop a possible analysis of the play, in order to contribute to the appreciation of the text by the future researchers and the interested public.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFaria, Joao Roberto Gomes dePereira, Lucas Teles2020-09-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-26112020-202950/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-11-27T03:00:02Zoai:teses.usp.br:tde-26112020-202950Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-11-27T03:00:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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