O absenteísmo nos serviços públicos odontológicos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://doi.org/10.11606/D.108.2022.tde-11102022-115823 |
Resumo: | As ausências dos pacientes às consultas acarretam perda de recursos públicos e comprometem a continuidade e a integralidade da assistência. Apesar de haver constante procura pelo serviço de saúde bucal, uma considerável parcela dos pacientes agendados não comparece às consultas, muitas vezes sem justificar essas faltas posteriormente. Diante disso, o objetivo deste estudo foi analisar os motivos que levaram os usuários de uma USF a faltar às consultas odontológicas. Após esta análise, objetivou-se implementar estratégias em conjunto com a equipe de saúde bucal para o enfrentamento do absenteísmo. Para o desenvolvimento desta pesquisa foram utilizadas as metodologias quantitativa e qualitativa de análise, esta última abordada com o recurso entrevista semiestruturada. Os dados obtidos foram submetidos à análise temática. A taxa de absenteísmo no período estudado foi de aproximadamente 24%. Para justificar essas ausências temos que 30% dos entrevistados relataram que o horário da consulta coincidiu com o horário de trabalho, 17% relataram que o motivo foi o relacionamento estabelecido pela equipe, 13% disseram ter esquecido o agendamento. O fato de o presente estudo ter relacionado aspectos e percepções referentes ao tema absenteísmo por parte da equipe de saúde bucal em associação com as respostas dos pacientes foi de suma importância para despertar um cenário de escuta, garantindo um permanente despertar de novos pensamentos, estratégias e releituras de práticas para o enfrentamento do absenteísmo. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis O absenteísmo nos serviços públicos odontológicos The absenteeism from odontological public services 2022-08-05Antônio Carlos FriasFernanda Campos de Almeida CarrerLivia Fernandes ProbstVanessa Mendonça MüllerUniversidade de São PauloMestrado Profissional Formação Inderdisciplinar em SaúdeUSPBR Absenteeism Absenteísmo Acesso aos serviços de saúde Atenção primária à saúde Health services Access Oral health Oral health services Primary care Saúde bucal Serviços de saúde bucal As ausências dos pacientes às consultas acarretam perda de recursos públicos e comprometem a continuidade e a integralidade da assistência. Apesar de haver constante procura pelo serviço de saúde bucal, uma considerável parcela dos pacientes agendados não comparece às consultas, muitas vezes sem justificar essas faltas posteriormente. Diante disso, o objetivo deste estudo foi analisar os motivos que levaram os usuários de uma USF a faltar às consultas odontológicas. Após esta análise, objetivou-se implementar estratégias em conjunto com a equipe de saúde bucal para o enfrentamento do absenteísmo. Para o desenvolvimento desta pesquisa foram utilizadas as metodologias quantitativa e qualitativa de análise, esta última abordada com o recurso entrevista semiestruturada. Os dados obtidos foram submetidos à análise temática. A taxa de absenteísmo no período estudado foi de aproximadamente 24%. Para justificar essas ausências temos que 30% dos entrevistados relataram que o horário da consulta coincidiu com o horário de trabalho, 17% relataram que o motivo foi o relacionamento estabelecido pela equipe, 13% disseram ter esquecido o agendamento. O fato de o presente estudo ter relacionado aspectos e percepções referentes ao tema absenteísmo por parte da equipe de saúde bucal em associação com as respostas dos pacientes foi de suma importância para despertar um cenário de escuta, garantindo um permanente despertar de novos pensamentos, estratégias e releituras de práticas para o enfrentamento do absenteísmo. Patients absences from appointments result in loss of public resources and jeopardize the assistances continuity and integrality. Even though there is great demand for oral health service, a considerable proportion of scheduled patients do not come to appointments, plus not justifying these absences subsequently. Thus, the aim of this study was to analyse the reasons that made the users of a USF to be absent from dental appointments. After that analysis, it was intended to implement strategies together with the bucal health staff in order to face absenteeism. Regarding the development of this research, quantitative and qualitative methodologies of analysis have been used; the latter approached with the semistructured interview guide. Obtained data have been submitted to thematic overview. Absenteeism rates in the studied period are approximately 24%. To justify these absences we have the information that 30% of the interviewed people reported that the appointment time overlapped with working hours, 17% reported that the main reason was staff relationship, 13% said they had forgotten the scheduled appointment. The fact that the present study has related aspects and perceptions regarding absenteeism on the part of the oral health staff in association with patients answers has been of utmost importance to stimulate a listening scenario, ensuring a permanent rise of new thinking, strategies and reinterpretation of practices in order to face absenteeism. https://doi.org/10.11606/D.108.2022.tde-11102022-115823info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:43:50Zoai:teses.usp.br:tde-11102022-115823Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:30:56.242465Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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