Percepção dos alunos do 4. Ano de enfermagem de saúde pública sobre os professores de enfermagem dessa especialidade nas escolas de enfermagem do estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Ione Gisela Filipe
Data de Publicação: 1973
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-05052020-125046/
Resumo: Elaboramos uma pesquisa descritiva, na qual a variável dependente é a percepção que o estudante tem sobre o professor de Enfermagem de Saúde Pública e a variável independente é o aluno, no fim do quarto ano de Enfermagem de Saúde PÚblica - nivel de graduação. Percepção foi usada neste estudo, significando um processo pelo qual o aluno interpreta a comunicação do professor. O instrumento de pesquisa, questionário, foi aplicado em setenta e sete estudantes (91,6 por cento da população), os quais selecionaram em cada escola os professores a serem percepcionados. Através de uma análise estatística, em termos quantitativos utilisando média e desvio padrão, e em termos qualitativos utilisando qui-quadrado de Cochran, qui-quadrado MacNemar e coeficiente de Yule, confirmamos - as quatro hipóteses formuladas, isto é: 1) foi possivel saber a percepção destes estudantes sobre os professores. 2) essa percepção foi discriminatória em relação às caracteristicas peculiares dos professores, 3) existe uma associação entre o conhecimento do professor sobre a matéria e o interesse no aluno por aprender, 4) os resultados de uma pesquisa como esta deverão ser utilizados quando é planejado o processo educativo. Mais resultados se encontraram simultaneamente pela associação de variáveis, sugerindo uma atitude favorável sobre a possibilidade dos estudantes de enfermagem em nivel de graduação darem a sua percepção sobre os seus professores. Finalnente, tentamos dar sugestões relacionadas com a utilização do instrumento de pesquisa, com as hipóteses e conclusões.
id USP_d1f90928b1b1bbee8b1c4ce004ddf8aa
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-05052020-125046
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Percepção dos alunos do 4. Ano de enfermagem de saúde pública sobre os professores de enfermagem dessa especialidade nas escolas de enfermagem do estado de São PauloNot availableEducação em SaúdeEnfermagem em Saúde PúblicaNot availableProfessoresElaboramos uma pesquisa descritiva, na qual a variável dependente é a percepção que o estudante tem sobre o professor de Enfermagem de Saúde Pública e a variável independente é o aluno, no fim do quarto ano de Enfermagem de Saúde PÚblica - nivel de graduação. Percepção foi usada neste estudo, significando um processo pelo qual o aluno interpreta a comunicação do professor. O instrumento de pesquisa, questionário, foi aplicado em setenta e sete estudantes (91,6 por cento da população), os quais selecionaram em cada escola os professores a serem percepcionados. Através de uma análise estatística, em termos quantitativos utilisando média e desvio padrão, e em termos qualitativos utilisando qui-quadrado de Cochran, qui-quadrado MacNemar e coeficiente de Yule, confirmamos - as quatro hipóteses formuladas, isto é: 1) foi possivel saber a percepção destes estudantes sobre os professores. 2) essa percepção foi discriminatória em relação às caracteristicas peculiares dos professores, 3) existe uma associação entre o conhecimento do professor sobre a matéria e o interesse no aluno por aprender, 4) os resultados de uma pesquisa como esta deverão ser utilizados quando é planejado o processo educativo. Mais resultados se encontraram simultaneamente pela associação de variáveis, sugerindo uma atitude favorável sobre a possibilidade dos estudantes de enfermagem em nivel de graduação darem a sua percepção sobre os seus professores. Finalnente, tentamos dar sugestões relacionadas com a utilização do instrumento de pesquisa, com as hipóteses e conclusões.This is a descriptive survey, where the dependent variable is the perception the student has about the public health nursing teacher and the independent variable, is the nursing student in the end of the last year - undergraduate level. Perception was used in this study, meaning a process, where the student interprets the conmunication of the teacher. The research instrument was administred to seventy-seven students (91.6 percent of the population) with selected teachers in each school. Through statistical analysis, in quantitative terms, utilizing average and standard deviation, and in qualitative terms, utilizing chi-square of Cochran, chi-square of MacNemar and Yule\'s coefficient, we confirmed the four hypothesis, that is: 1) it was possible to know the perception of this nursing students about their teachers, 2) that perception could be descriminatory about peculiar characteristics of the teachers, 3) there was an association between the teacher knowledge about discipline and the interest created by the students to learn, 4) the findings of a research like this could be employed when the educative process is being planned. Other conclusions carne up through the association of variables, suggesting a favorable attitude toward nursing - undergraduate students, perceiving their teachers. Finally, we attempted to give the teachers, suggestions concerned with the use of the research instrument with the hypothesis and with the conclusions.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBastian, Ernestine MaurerPinto, Ione Gisela Filipe1973-05-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-05052020-125046/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-05-05T18:55:02Zoai:teses.usp.br:tde-05052020-125046Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-05-05T18:55:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção dos alunos do 4. Ano de enfermagem de saúde pública sobre os professores de enfermagem dessa especialidade nas escolas de enfermagem do estado de São Paulo
Not available
title Percepção dos alunos do 4. Ano de enfermagem de saúde pública sobre os professores de enfermagem dessa especialidade nas escolas de enfermagem do estado de São Paulo
spellingShingle Percepção dos alunos do 4. Ano de enfermagem de saúde pública sobre os professores de enfermagem dessa especialidade nas escolas de enfermagem do estado de São Paulo
Pinto, Ione Gisela Filipe
Educação em Saúde
Enfermagem em Saúde Pública
Not available
Professores
title_short Percepção dos alunos do 4. Ano de enfermagem de saúde pública sobre os professores de enfermagem dessa especialidade nas escolas de enfermagem do estado de São Paulo
title_full Percepção dos alunos do 4. Ano de enfermagem de saúde pública sobre os professores de enfermagem dessa especialidade nas escolas de enfermagem do estado de São Paulo
title_fullStr Percepção dos alunos do 4. Ano de enfermagem de saúde pública sobre os professores de enfermagem dessa especialidade nas escolas de enfermagem do estado de São Paulo
title_full_unstemmed Percepção dos alunos do 4. Ano de enfermagem de saúde pública sobre os professores de enfermagem dessa especialidade nas escolas de enfermagem do estado de São Paulo
title_sort Percepção dos alunos do 4. Ano de enfermagem de saúde pública sobre os professores de enfermagem dessa especialidade nas escolas de enfermagem do estado de São Paulo
author Pinto, Ione Gisela Filipe
author_facet Pinto, Ione Gisela Filipe
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bastian, Ernestine Maurer
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Ione Gisela Filipe
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Saúde
Enfermagem em Saúde Pública
Not available
Professores
topic Educação em Saúde
Enfermagem em Saúde Pública
Not available
Professores
description Elaboramos uma pesquisa descritiva, na qual a variável dependente é a percepção que o estudante tem sobre o professor de Enfermagem de Saúde Pública e a variável independente é o aluno, no fim do quarto ano de Enfermagem de Saúde PÚblica - nivel de graduação. Percepção foi usada neste estudo, significando um processo pelo qual o aluno interpreta a comunicação do professor. O instrumento de pesquisa, questionário, foi aplicado em setenta e sete estudantes (91,6 por cento da população), os quais selecionaram em cada escola os professores a serem percepcionados. Através de uma análise estatística, em termos quantitativos utilisando média e desvio padrão, e em termos qualitativos utilisando qui-quadrado de Cochran, qui-quadrado MacNemar e coeficiente de Yule, confirmamos - as quatro hipóteses formuladas, isto é: 1) foi possivel saber a percepção destes estudantes sobre os professores. 2) essa percepção foi discriminatória em relação às caracteristicas peculiares dos professores, 3) existe uma associação entre o conhecimento do professor sobre a matéria e o interesse no aluno por aprender, 4) os resultados de uma pesquisa como esta deverão ser utilizados quando é planejado o processo educativo. Mais resultados se encontraram simultaneamente pela associação de variáveis, sugerindo uma atitude favorável sobre a possibilidade dos estudantes de enfermagem em nivel de graduação darem a sua percepção sobre os seus professores. Finalnente, tentamos dar sugestões relacionadas com a utilização do instrumento de pesquisa, com as hipóteses e conclusões.
publishDate 1973
dc.date.none.fl_str_mv 1973-05-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-05052020-125046/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-05052020-125046/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256692667973632