Engenharia de custos e otimização de projeto de hidroaviões: um estudo de caso de um sistema de transporte para a Bacia Amazônica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lanaro, Lucca Real Bispo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18161/tde-16022023-151305/
Resumo: Esta pesquisa estuda a aplicação de novas tecnologias ao projeto de hidroaviões nas áreas de aerodinâmica, materiais e motorização, e avalia a viabilidade das mesmas através de uma análise de performance e de valor no ciclo de vida. A aplicação destes desenvolvimentos possibilitará uma maior competitividade do modal e de seu emprego, trazendo benefícios gerais de eficiência, redução de emissões de gases estufa, produtividade e desenvolvimento econômico às áreas onde o modal for introduzido, decorrentes de sua utilização. Este trabalho é dividido em duas partes, na primeira, o objetivo avaliar a viabilidade e o potencial da implantação do modal de transporte de hidroaviação em regiões costeiras fluviais, marítimas e lacustres, com um estudo de caso da aplicação desta metodologia para a implantação de uma rede de transporte amazônica. Para tanto, foi desenvolvida uma metodologia ampla de análise de viabilidade econômica da implementação do modal de hidroaviação baseada em dados de sistemas de transporte hidroviário, acoplada aos dados e custos de operação de aeronaves atualmente disponíveis no mercado, onde a viabilidade de implementação do modal de hidroaviação com aeronaves disponíveis atualmente é atingida para 5,6% dos passageiros do transporte hidroviário, com um valor anual de 333 milhões de reais. Na segunda parte, uma análise econômica e otimização baseada no custo total do ciclo de vida de aeronaves de hidroaviação foi feita para várias categorias de aeronaves de aviação geral e as aeronaves resultantes foram testadas como modais do modelo desenvolvido na primeira parte, mostrando o ganho potencial a ser obtido pelo desenvolvimento de novas aeronaves otimizadas para a missão, em um horizonte atual e para aeronaves hipotéticas com a tecnologia disponível no ano de 2030, onde a penetração do modal de hidroaviação sobe para 66% sobre o transporte hidroviário, com um valor anual de 1,8 bilhões de reais, uma redução de 58% nas emissões de gases estufa e um ganho de produtividade anual na ordem de 564 milhões de reais para a região.
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A aplicação destes desenvolvimentos possibilitará uma maior competitividade do modal e de seu emprego, trazendo benefícios gerais de eficiência, redução de emissões de gases estufa, produtividade e desenvolvimento econômico às áreas onde o modal for introduzido, decorrentes de sua utilização. Este trabalho é dividido em duas partes, na primeira, o objetivo avaliar a viabilidade e o potencial da implantação do modal de transporte de hidroaviação em regiões costeiras fluviais, marítimas e lacustres, com um estudo de caso da aplicação desta metodologia para a implantação de uma rede de transporte amazônica. Para tanto, foi desenvolvida uma metodologia ampla de análise de viabilidade econômica da implementação do modal de hidroaviação baseada em dados de sistemas de transporte hidroviário, acoplada aos dados e custos de operação de aeronaves atualmente disponíveis no mercado, onde a viabilidade de implementação do modal de hidroaviação com aeronaves disponíveis atualmente é atingida para 5,6% dos passageiros do transporte hidroviário, com um valor anual de 333 milhões de reais. Na segunda parte, uma análise econômica e otimização baseada no custo total do ciclo de vida de aeronaves de hidroaviação foi feita para várias categorias de aeronaves de aviação geral e as aeronaves resultantes foram testadas como modais do modelo desenvolvido na primeira parte, mostrando o ganho potencial a ser obtido pelo desenvolvimento de novas aeronaves otimizadas para a missão, em um horizonte atual e para aeronaves hipotéticas com a tecnologia disponível no ano de 2030, onde a penetração do modal de hidroaviação sobe para 66% sobre o transporte hidroviário, com um valor anual de 1,8 bilhões de reais, uma redução de 58% nas emissões de gases estufa e um ganho de produtividade anual na ordem de 564 milhões de reais para a região.This research studies the application of new technologies to the design of seaplanes in the areas of aerodynamics, materials and powerplants, and evaluates the feasibility of their employment through performance and Total Lifecycle Cost analyses. The application of such developments increases the modal competitiveness and enable a wider deployment, bringing overall benefits of efficiency, greenhouse gases emissions reduction, productivity and economic development to the regions in which it is to be introduced. This work is divided in two parts: in the first, it evaluates the feasibility and implementation potential of the hydroaviation modal in fluvial, maritime and lakeside coastal regions, with a case study in the implementation of a Brazilian Amazon seaplane transportation network. For such, a broad analysis methodology for the economic feasibility of the modal implementation based on river transportation systems data, coupled to data from currently available seaplane models, where it was found that a seaplane transportation network using currently available aircraft could replace 5,6% of the fluvial transport passenger traffic volume, in an 80 million USD yearly operation. In the second part, an analysis of new seaplane development barriers was conducted and an economic analysis and design optimization routine was conducted taking into account performance and Total Lifecycle Cost metrics for several general aviation aircraft categories and the resulting aircraft were tested as modals in the transportation system model developed in the first part, showing the potential gains in the development of new mission optimized aircraft, for current technology and hypothetical future aircraft in the year 2030, entailing in a modal penetration of 66%, in a 430 million USD yearly operation, a 58% reduction in greenhouse gases emission and an yearly productivity gain of 135 million USD in the region.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMuñoz, Hernan Dario CeronLanaro, Lucca Real Bispo2021-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18161/tde-16022023-151305/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-02-16T19:27:58Zoai:teses.usp.br:tde-16022023-151305Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-02-16T19:27:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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