O que a Psicanálise ensina? Como ensiná-lo?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Desconci, João Paulo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-08122022-161941/
Resumo: A pesquisa investigou as contribuições sobre o conceito de ensino a partir da descoberta freudiana do inconsciente. A decorrente subversão da razão, a partir de um saber estranho à consciência e que, portanto, não se sabe, implica na impossibilidade de ensinálo. O estudo revelou como a educação pode ser moralizada e repressiva, contribuindo para o adoecimento neurótico e prescindindo de uma discussão sobre a articulação entre normas e particularidades individuais. A Psicanálise, portanto, denuncia a definição de um ensino de modo geral que se apoia em perspectivas pré-estabelecidas e acaba por suturar experiências particulares, permitindo elaborar uma noção tal cujos interlocutores implicam-se a partir de uma enunciação singular e não anônima. Avançando no debate científico, a partir da linguística estrutural, e posteriormente, lançando mão da lógica, da matemática e da topologia, o discurso analítico propõe uma distinção entre ensino e transmissão, a partir da função significante e da instância da letra, alcançando um doutrinal de ciência próprio que visa a transmissão integral da psicanálise, não sem o cuidado com o sujeito. Justifica-se este estudo para a Universidade e para a Educação, na busca pela atualização do tema, a partir do que a Psicanálise ensina, e como ensiná-lo, especialmente na Escola Brasileira de Psicanálise.
id USP_d2196571f76f8f36dbef2592f076da3a
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-08122022-161941
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O que a Psicanálise ensina? Como ensiná-lo?What does Psychoanalysis teach? How to teach it?CiênciaEnsinoEscola de PsicanáliseJacques LacanJacques LacanPsicanálisePsychoanalysisSchool of PsychoanalysisScienceSigmund FreudSigmund FreudTeachingTransmissão e EducaçãoTransmission and EducationUniversidadeUniversityA pesquisa investigou as contribuições sobre o conceito de ensino a partir da descoberta freudiana do inconsciente. A decorrente subversão da razão, a partir de um saber estranho à consciência e que, portanto, não se sabe, implica na impossibilidade de ensinálo. O estudo revelou como a educação pode ser moralizada e repressiva, contribuindo para o adoecimento neurótico e prescindindo de uma discussão sobre a articulação entre normas e particularidades individuais. A Psicanálise, portanto, denuncia a definição de um ensino de modo geral que se apoia em perspectivas pré-estabelecidas e acaba por suturar experiências particulares, permitindo elaborar uma noção tal cujos interlocutores implicam-se a partir de uma enunciação singular e não anônima. Avançando no debate científico, a partir da linguística estrutural, e posteriormente, lançando mão da lógica, da matemática e da topologia, o discurso analítico propõe uma distinção entre ensino e transmissão, a partir da função significante e da instância da letra, alcançando um doutrinal de ciência próprio que visa a transmissão integral da psicanálise, não sem o cuidado com o sujeito. Justifica-se este estudo para a Universidade e para a Educação, na busca pela atualização do tema, a partir do que a Psicanálise ensina, e como ensiná-lo, especialmente na Escola Brasileira de Psicanálise.The research investigated the contributions on the concept of teaching from the Freudian discovery of the unconscious. The resulting subversion of reason, from a knowledge that is foreign to consciousness and that, therefore, is not known, implies the impossibility of teaching it. The study revealed how education can be moralized and repressive, contributing to neurotic illness and dispensing with a discussion about the articulation between norms and individual particularities. Psychoanalysis, therefore, denounces the definition of a teaching in general that is based on pre-established perspectives and ends up suturing particular experiences, allowing the elaboration of such a notion whose interlocutors are involved from a singular and nonanonymous enunciation. Advancing in the scientific debate, starting from structural linguistics, and later, making use of logic, mathematics and topology, the analytical discourse proposes a distinction between teaching and transmission, from the significant function and the instance of the letter, reaching a doctrinal of science itself that aims at the integral transmission of psychoanalysis, not without the care of the subject. This study is justified for the University and for Education, in the search for updating the theme, based on what Psychoanalysis teaches, and how to teach it, especially in Escola Brasileira de Psicanálise.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMrech, Leny MagalhaesDesconci, João Paulo2022-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-08122022-161941/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-12-12T18:22:52Zoai:teses.usp.br:tde-08122022-161941Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-12-12T18:22:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O que a Psicanálise ensina? Como ensiná-lo?
What does Psychoanalysis teach? How to teach it?
title O que a Psicanálise ensina? Como ensiná-lo?
spellingShingle O que a Psicanálise ensina? Como ensiná-lo?
Desconci, João Paulo
Ciência
Ensino
Escola de Psicanálise
Jacques Lacan
Jacques Lacan
Psicanálise
Psychoanalysis
School of Psychoanalysis
Science
Sigmund Freud
Sigmund Freud
Teaching
Transmissão e Educação
Transmission and Education
Universidade
University
title_short O que a Psicanálise ensina? Como ensiná-lo?
title_full O que a Psicanálise ensina? Como ensiná-lo?
title_fullStr O que a Psicanálise ensina? Como ensiná-lo?
title_full_unstemmed O que a Psicanálise ensina? Como ensiná-lo?
title_sort O que a Psicanálise ensina? Como ensiná-lo?
author Desconci, João Paulo
author_facet Desconci, João Paulo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mrech, Leny Magalhaes
dc.contributor.author.fl_str_mv Desconci, João Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência
Ensino
Escola de Psicanálise
Jacques Lacan
Jacques Lacan
Psicanálise
Psychoanalysis
School of Psychoanalysis
Science
Sigmund Freud
Sigmund Freud
Teaching
Transmissão e Educação
Transmission and Education
Universidade
University
topic Ciência
Ensino
Escola de Psicanálise
Jacques Lacan
Jacques Lacan
Psicanálise
Psychoanalysis
School of Psychoanalysis
Science
Sigmund Freud
Sigmund Freud
Teaching
Transmissão e Educação
Transmission and Education
Universidade
University
description A pesquisa investigou as contribuições sobre o conceito de ensino a partir da descoberta freudiana do inconsciente. A decorrente subversão da razão, a partir de um saber estranho à consciência e que, portanto, não se sabe, implica na impossibilidade de ensinálo. O estudo revelou como a educação pode ser moralizada e repressiva, contribuindo para o adoecimento neurótico e prescindindo de uma discussão sobre a articulação entre normas e particularidades individuais. A Psicanálise, portanto, denuncia a definição de um ensino de modo geral que se apoia em perspectivas pré-estabelecidas e acaba por suturar experiências particulares, permitindo elaborar uma noção tal cujos interlocutores implicam-se a partir de uma enunciação singular e não anônima. Avançando no debate científico, a partir da linguística estrutural, e posteriormente, lançando mão da lógica, da matemática e da topologia, o discurso analítico propõe uma distinção entre ensino e transmissão, a partir da função significante e da instância da letra, alcançando um doutrinal de ciência próprio que visa a transmissão integral da psicanálise, não sem o cuidado com o sujeito. Justifica-se este estudo para a Universidade e para a Educação, na busca pela atualização do tema, a partir do que a Psicanálise ensina, e como ensiná-lo, especialmente na Escola Brasileira de Psicanálise.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-08122022-161941/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-08122022-161941/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090532980293632