O que a Psicanálise ensina? Como ensiná-lo?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-08122022-161941/ |
Resumo: | A pesquisa investigou as contribuições sobre o conceito de ensino a partir da descoberta freudiana do inconsciente. A decorrente subversão da razão, a partir de um saber estranho à consciência e que, portanto, não se sabe, implica na impossibilidade de ensinálo. O estudo revelou como a educação pode ser moralizada e repressiva, contribuindo para o adoecimento neurótico e prescindindo de uma discussão sobre a articulação entre normas e particularidades individuais. A Psicanálise, portanto, denuncia a definição de um ensino de modo geral que se apoia em perspectivas pré-estabelecidas e acaba por suturar experiências particulares, permitindo elaborar uma noção tal cujos interlocutores implicam-se a partir de uma enunciação singular e não anônima. Avançando no debate científico, a partir da linguística estrutural, e posteriormente, lançando mão da lógica, da matemática e da topologia, o discurso analítico propõe uma distinção entre ensino e transmissão, a partir da função significante e da instância da letra, alcançando um doutrinal de ciência próprio que visa a transmissão integral da psicanálise, não sem o cuidado com o sujeito. Justifica-se este estudo para a Universidade e para a Educação, na busca pela atualização do tema, a partir do que a Psicanálise ensina, e como ensiná-lo, especialmente na Escola Brasileira de Psicanálise. |
id |
USP_d2196571f76f8f36dbef2592f076da3a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-08122022-161941 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
O que a Psicanálise ensina? Como ensiná-lo?What does Psychoanalysis teach? How to teach it?CiênciaEnsinoEscola de PsicanáliseJacques LacanJacques LacanPsicanálisePsychoanalysisSchool of PsychoanalysisScienceSigmund FreudSigmund FreudTeachingTransmissão e EducaçãoTransmission and EducationUniversidadeUniversityA pesquisa investigou as contribuições sobre o conceito de ensino a partir da descoberta freudiana do inconsciente. A decorrente subversão da razão, a partir de um saber estranho à consciência e que, portanto, não se sabe, implica na impossibilidade de ensinálo. O estudo revelou como a educação pode ser moralizada e repressiva, contribuindo para o adoecimento neurótico e prescindindo de uma discussão sobre a articulação entre normas e particularidades individuais. A Psicanálise, portanto, denuncia a definição de um ensino de modo geral que se apoia em perspectivas pré-estabelecidas e acaba por suturar experiências particulares, permitindo elaborar uma noção tal cujos interlocutores implicam-se a partir de uma enunciação singular e não anônima. Avançando no debate científico, a partir da linguística estrutural, e posteriormente, lançando mão da lógica, da matemática e da topologia, o discurso analítico propõe uma distinção entre ensino e transmissão, a partir da função significante e da instância da letra, alcançando um doutrinal de ciência próprio que visa a transmissão integral da psicanálise, não sem o cuidado com o sujeito. Justifica-se este estudo para a Universidade e para a Educação, na busca pela atualização do tema, a partir do que a Psicanálise ensina, e como ensiná-lo, especialmente na Escola Brasileira de Psicanálise.The research investigated the contributions on the concept of teaching from the Freudian discovery of the unconscious. The resulting subversion of reason, from a knowledge that is foreign to consciousness and that, therefore, is not known, implies the impossibility of teaching it. The study revealed how education can be moralized and repressive, contributing to neurotic illness and dispensing with a discussion about the articulation between norms and individual particularities. Psychoanalysis, therefore, denounces the definition of a teaching in general that is based on pre-established perspectives and ends up suturing particular experiences, allowing the elaboration of such a notion whose interlocutors are involved from a singular and nonanonymous enunciation. Advancing in the scientific debate, starting from structural linguistics, and later, making use of logic, mathematics and topology, the analytical discourse proposes a distinction between teaching and transmission, from the significant function and the instance of the letter, reaching a doctrinal of science itself that aims at the integral transmission of psychoanalysis, not without the care of the subject. This study is justified for the University and for Education, in the search for updating the theme, based on what Psychoanalysis teaches, and how to teach it, especially in Escola Brasileira de Psicanálise.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMrech, Leny MagalhaesDesconci, João Paulo2022-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-08122022-161941/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-12-12T18:22:52Zoai:teses.usp.br:tde-08122022-161941Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-12-12T18:22:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O que a Psicanálise ensina? Como ensiná-lo? What does Psychoanalysis teach? How to teach it? |
title |
O que a Psicanálise ensina? Como ensiná-lo? |
spellingShingle |
O que a Psicanálise ensina? Como ensiná-lo? Desconci, João Paulo Ciência Ensino Escola de Psicanálise Jacques Lacan Jacques Lacan Psicanálise Psychoanalysis School of Psychoanalysis Science Sigmund Freud Sigmund Freud Teaching Transmissão e Educação Transmission and Education Universidade University |
title_short |
O que a Psicanálise ensina? Como ensiná-lo? |
title_full |
O que a Psicanálise ensina? Como ensiná-lo? |
title_fullStr |
O que a Psicanálise ensina? Como ensiná-lo? |
title_full_unstemmed |
O que a Psicanálise ensina? Como ensiná-lo? |
title_sort |
O que a Psicanálise ensina? Como ensiná-lo? |
author |
Desconci, João Paulo |
author_facet |
Desconci, João Paulo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mrech, Leny Magalhaes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Desconci, João Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência Ensino Escola de Psicanálise Jacques Lacan Jacques Lacan Psicanálise Psychoanalysis School of Psychoanalysis Science Sigmund Freud Sigmund Freud Teaching Transmissão e Educação Transmission and Education Universidade University |
topic |
Ciência Ensino Escola de Psicanálise Jacques Lacan Jacques Lacan Psicanálise Psychoanalysis School of Psychoanalysis Science Sigmund Freud Sigmund Freud Teaching Transmissão e Educação Transmission and Education Universidade University |
description |
A pesquisa investigou as contribuições sobre o conceito de ensino a partir da descoberta freudiana do inconsciente. A decorrente subversão da razão, a partir de um saber estranho à consciência e que, portanto, não se sabe, implica na impossibilidade de ensinálo. O estudo revelou como a educação pode ser moralizada e repressiva, contribuindo para o adoecimento neurótico e prescindindo de uma discussão sobre a articulação entre normas e particularidades individuais. A Psicanálise, portanto, denuncia a definição de um ensino de modo geral que se apoia em perspectivas pré-estabelecidas e acaba por suturar experiências particulares, permitindo elaborar uma noção tal cujos interlocutores implicam-se a partir de uma enunciação singular e não anônima. Avançando no debate científico, a partir da linguística estrutural, e posteriormente, lançando mão da lógica, da matemática e da topologia, o discurso analítico propõe uma distinção entre ensino e transmissão, a partir da função significante e da instância da letra, alcançando um doutrinal de ciência próprio que visa a transmissão integral da psicanálise, não sem o cuidado com o sujeito. Justifica-se este estudo para a Universidade e para a Educação, na busca pela atualização do tema, a partir do que a Psicanálise ensina, e como ensiná-lo, especialmente na Escola Brasileira de Psicanálise. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-08122022-161941/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-08122022-161941/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809090532980293632 |