A contribuição do e-learning no desenvolvimento de competências do administrador: considerando o estilo de aprendizagem do aluno de graduação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacobsohn, Liliana Vasconcellos
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-06012004-133938/
Resumo: O contexto atual em constante mudança determina a necessidade de formar um administrador preparado para assumir a responsabilidade por seu próprio aprendizado, possibilitando sua educação durante toda a vida, e também para trabalhar utilizando as tecnologias de informação cada vez mais presentes no ambiente corporativo. Dessa forma, o objetivo geral deste trabalho é analisar a contribuição do e-learning, como atividade complementar no curso de graduação, para o desenvolvimento de competências do administrador. Na primeira fase do estudo foi conduzida uma pesquisa bibliográfica sobre a formação do administrador, teorias e estilo de aprendizagem e e-learning. Na segunda fase, foi realizada a pesquisa empírica, com os 119 alunos de uma disciplina do curso de graduação em Administração de Empresas da FEA/USP. Os resultados da pesquisa indicam a necessidade de inserção do e-learning na agenda de discussão das Instituições de Ensino Superior, tendo em vista seu potencial para estimular o desenvolvimento da auto-aprendizagem e da atuação em ambientes virtuais, além das competências técnicas. Ao levar em consideração o estilo de aprendizagem dos alunos, os resultados tendem a confirmar que não são todas as pessoas que se adaptam ao e-learning, resultando em contribuições diferenciadas dependendo das preferências do aluno em relação ao processo de aprendizagem.
id USP_d22983d6f728e9519fd254be17a853d7
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-06012004-133938
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A contribuição do e-learning no desenvolvimento de competências do administrador: considerando o estilo de aprendizagem do aluno de graduação.The e-learning contribution to the development of manager's competences: considering the undergraduate student's learning styleAprendizagemDistance EducationEducação a distânciaEnsino superior – AdministraçãoLearningManagement Undergraduate TeachingO contexto atual em constante mudança determina a necessidade de formar um administrador preparado para assumir a responsabilidade por seu próprio aprendizado, possibilitando sua educação durante toda a vida, e também para trabalhar utilizando as tecnologias de informação cada vez mais presentes no ambiente corporativo. Dessa forma, o objetivo geral deste trabalho é analisar a contribuição do e-learning, como atividade complementar no curso de graduação, para o desenvolvimento de competências do administrador. Na primeira fase do estudo foi conduzida uma pesquisa bibliográfica sobre a formação do administrador, teorias e estilo de aprendizagem e e-learning. Na segunda fase, foi realizada a pesquisa empírica, com os 119 alunos de uma disciplina do curso de graduação em Administração de Empresas da FEA/USP. Os resultados da pesquisa indicam a necessidade de inserção do e-learning na agenda de discussão das Instituições de Ensino Superior, tendo em vista seu potencial para estimular o desenvolvimento da auto-aprendizagem e da atuação em ambientes virtuais, além das competências técnicas. Ao levar em consideração o estilo de aprendizagem dos alunos, os resultados tendem a confirmar que não são todas as pessoas que se adaptam ao e-learning, resultando em contribuições diferenciadas dependendo das preferências do aluno em relação ao processo de aprendizagem.Given the ever-changing business environment, life-long learning and working with information technology are now essential for all managers. This study examines how e-learning can contribute to undergraduate management education, regarding the development of student’s competences. The research first reviewed e–learning and management education literature, including learning theories and styles. In the second phase, empirical research was conducted using 119 students from the Introduction to Human Resources Management course, part of the management undergraduate program at FEA/USP. The results tend to confirm that not all people can adapt to e-learning. Depending on a student’s preferences with respect to his or her own learning process, e-learning benefits can vary. The research results support adding e-learning to the Higher Education Institutions’ discussion agenda. Factors to consider include e-learning’s potential for stimulating the development of self-learning and conduct in a virtual environment, besides technical competences, and how learning styles affect the ability to utilize this teaching method.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFleury, Maria Tereza LemeJacobsohn, Liliana Vasconcellos2003-10-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-06012004-133938/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:50Zoai:teses.usp.br:tde-06012004-133938Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição do e-learning no desenvolvimento de competências do administrador: considerando o estilo de aprendizagem do aluno de graduação.
The e-learning contribution to the development of manager's competences: considering the undergraduate student's learning style
title A contribuição do e-learning no desenvolvimento de competências do administrador: considerando o estilo de aprendizagem do aluno de graduação.
spellingShingle A contribuição do e-learning no desenvolvimento de competências do administrador: considerando o estilo de aprendizagem do aluno de graduação.
Jacobsohn, Liliana Vasconcellos
Aprendizagem
Distance Education
Educação a distância
Ensino superior – Administração
Learning
Management Undergraduate Teaching
title_short A contribuição do e-learning no desenvolvimento de competências do administrador: considerando o estilo de aprendizagem do aluno de graduação.
title_full A contribuição do e-learning no desenvolvimento de competências do administrador: considerando o estilo de aprendizagem do aluno de graduação.
title_fullStr A contribuição do e-learning no desenvolvimento de competências do administrador: considerando o estilo de aprendizagem do aluno de graduação.
title_full_unstemmed A contribuição do e-learning no desenvolvimento de competências do administrador: considerando o estilo de aprendizagem do aluno de graduação.
title_sort A contribuição do e-learning no desenvolvimento de competências do administrador: considerando o estilo de aprendizagem do aluno de graduação.
author Jacobsohn, Liliana Vasconcellos
author_facet Jacobsohn, Liliana Vasconcellos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fleury, Maria Tereza Leme
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacobsohn, Liliana Vasconcellos
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Distance Education
Educação a distância
Ensino superior – Administração
Learning
Management Undergraduate Teaching
topic Aprendizagem
Distance Education
Educação a distância
Ensino superior – Administração
Learning
Management Undergraduate Teaching
description O contexto atual em constante mudança determina a necessidade de formar um administrador preparado para assumir a responsabilidade por seu próprio aprendizado, possibilitando sua educação durante toda a vida, e também para trabalhar utilizando as tecnologias de informação cada vez mais presentes no ambiente corporativo. Dessa forma, o objetivo geral deste trabalho é analisar a contribuição do e-learning, como atividade complementar no curso de graduação, para o desenvolvimento de competências do administrador. Na primeira fase do estudo foi conduzida uma pesquisa bibliográfica sobre a formação do administrador, teorias e estilo de aprendizagem e e-learning. Na segunda fase, foi realizada a pesquisa empírica, com os 119 alunos de uma disciplina do curso de graduação em Administração de Empresas da FEA/USP. Os resultados da pesquisa indicam a necessidade de inserção do e-learning na agenda de discussão das Instituições de Ensino Superior, tendo em vista seu potencial para estimular o desenvolvimento da auto-aprendizagem e da atuação em ambientes virtuais, além das competências técnicas. Ao levar em consideração o estilo de aprendizagem dos alunos, os resultados tendem a confirmar que não são todas as pessoas que se adaptam ao e-learning, resultando em contribuições diferenciadas dependendo das preferências do aluno em relação ao processo de aprendizagem.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-10-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-06012004-133938/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-06012004-133938/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256754084118528