A contribuição do e-learning no desenvolvimento de competências do administrador: considerando o estilo de aprendizagem do aluno de graduação.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-06012004-133938/ |
Resumo: | O contexto atual em constante mudança determina a necessidade de formar um administrador preparado para assumir a responsabilidade por seu próprio aprendizado, possibilitando sua educação durante toda a vida, e também para trabalhar utilizando as tecnologias de informação cada vez mais presentes no ambiente corporativo. Dessa forma, o objetivo geral deste trabalho é analisar a contribuição do e-learning, como atividade complementar no curso de graduação, para o desenvolvimento de competências do administrador. Na primeira fase do estudo foi conduzida uma pesquisa bibliográfica sobre a formação do administrador, teorias e estilo de aprendizagem e e-learning. Na segunda fase, foi realizada a pesquisa empírica, com os 119 alunos de uma disciplina do curso de graduação em Administração de Empresas da FEA/USP. Os resultados da pesquisa indicam a necessidade de inserção do e-learning na agenda de discussão das Instituições de Ensino Superior, tendo em vista seu potencial para estimular o desenvolvimento da auto-aprendizagem e da atuação em ambientes virtuais, além das competências técnicas. Ao levar em consideração o estilo de aprendizagem dos alunos, os resultados tendem a confirmar que não são todas as pessoas que se adaptam ao e-learning, resultando em contribuições diferenciadas dependendo das preferências do aluno em relação ao processo de aprendizagem. |
id |
USP_d22983d6f728e9519fd254be17a853d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-06012004-133938 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
A contribuição do e-learning no desenvolvimento de competências do administrador: considerando o estilo de aprendizagem do aluno de graduação.The e-learning contribution to the development of manager's competences: considering the undergraduate student's learning styleAprendizagemDistance EducationEducação a distânciaEnsino superior AdministraçãoLearningManagement Undergraduate TeachingO contexto atual em constante mudança determina a necessidade de formar um administrador preparado para assumir a responsabilidade por seu próprio aprendizado, possibilitando sua educação durante toda a vida, e também para trabalhar utilizando as tecnologias de informação cada vez mais presentes no ambiente corporativo. Dessa forma, o objetivo geral deste trabalho é analisar a contribuição do e-learning, como atividade complementar no curso de graduação, para o desenvolvimento de competências do administrador. Na primeira fase do estudo foi conduzida uma pesquisa bibliográfica sobre a formação do administrador, teorias e estilo de aprendizagem e e-learning. Na segunda fase, foi realizada a pesquisa empírica, com os 119 alunos de uma disciplina do curso de graduação em Administração de Empresas da FEA/USP. Os resultados da pesquisa indicam a necessidade de inserção do e-learning na agenda de discussão das Instituições de Ensino Superior, tendo em vista seu potencial para estimular o desenvolvimento da auto-aprendizagem e da atuação em ambientes virtuais, além das competências técnicas. Ao levar em consideração o estilo de aprendizagem dos alunos, os resultados tendem a confirmar que não são todas as pessoas que se adaptam ao e-learning, resultando em contribuições diferenciadas dependendo das preferências do aluno em relação ao processo de aprendizagem.Given the ever-changing business environment, life-long learning and working with information technology are now essential for all managers. This study examines how e-learning can contribute to undergraduate management education, regarding the development of students competences. The research first reviewed elearning and management education literature, including learning theories and styles. In the second phase, empirical research was conducted using 119 students from the Introduction to Human Resources Management course, part of the management undergraduate program at FEA/USP. The results tend to confirm that not all people can adapt to e-learning. Depending on a students preferences with respect to his or her own learning process, e-learning benefits can vary. The research results support adding e-learning to the Higher Education Institutions discussion agenda. Factors to consider include e-learnings potential for stimulating the development of self-learning and conduct in a virtual environment, besides technical competences, and how learning styles affect the ability to utilize this teaching method.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFleury, Maria Tereza LemeJacobsohn, Liliana Vasconcellos2003-10-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-06012004-133938/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:50Zoai:teses.usp.br:tde-06012004-133938Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A contribuição do e-learning no desenvolvimento de competências do administrador: considerando o estilo de aprendizagem do aluno de graduação. The e-learning contribution to the development of manager's competences: considering the undergraduate student's learning style |
title |
A contribuição do e-learning no desenvolvimento de competências do administrador: considerando o estilo de aprendizagem do aluno de graduação. |
spellingShingle |
A contribuição do e-learning no desenvolvimento de competências do administrador: considerando o estilo de aprendizagem do aluno de graduação. Jacobsohn, Liliana Vasconcellos Aprendizagem Distance Education Educação a distância Ensino superior Administração Learning Management Undergraduate Teaching |
title_short |
A contribuição do e-learning no desenvolvimento de competências do administrador: considerando o estilo de aprendizagem do aluno de graduação. |
title_full |
A contribuição do e-learning no desenvolvimento de competências do administrador: considerando o estilo de aprendizagem do aluno de graduação. |
title_fullStr |
A contribuição do e-learning no desenvolvimento de competências do administrador: considerando o estilo de aprendizagem do aluno de graduação. |
title_full_unstemmed |
A contribuição do e-learning no desenvolvimento de competências do administrador: considerando o estilo de aprendizagem do aluno de graduação. |
title_sort |
A contribuição do e-learning no desenvolvimento de competências do administrador: considerando o estilo de aprendizagem do aluno de graduação. |
author |
Jacobsohn, Liliana Vasconcellos |
author_facet |
Jacobsohn, Liliana Vasconcellos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fleury, Maria Tereza Leme |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jacobsohn, Liliana Vasconcellos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Distance Education Educação a distância Ensino superior Administração Learning Management Undergraduate Teaching |
topic |
Aprendizagem Distance Education Educação a distância Ensino superior Administração Learning Management Undergraduate Teaching |
description |
O contexto atual em constante mudança determina a necessidade de formar um administrador preparado para assumir a responsabilidade por seu próprio aprendizado, possibilitando sua educação durante toda a vida, e também para trabalhar utilizando as tecnologias de informação cada vez mais presentes no ambiente corporativo. Dessa forma, o objetivo geral deste trabalho é analisar a contribuição do e-learning, como atividade complementar no curso de graduação, para o desenvolvimento de competências do administrador. Na primeira fase do estudo foi conduzida uma pesquisa bibliográfica sobre a formação do administrador, teorias e estilo de aprendizagem e e-learning. Na segunda fase, foi realizada a pesquisa empírica, com os 119 alunos de uma disciplina do curso de graduação em Administração de Empresas da FEA/USP. Os resultados da pesquisa indicam a necessidade de inserção do e-learning na agenda de discussão das Instituições de Ensino Superior, tendo em vista seu potencial para estimular o desenvolvimento da auto-aprendizagem e da atuação em ambientes virtuais, além das competências técnicas. Ao levar em consideração o estilo de aprendizagem dos alunos, os resultados tendem a confirmar que não são todas as pessoas que se adaptam ao e-learning, resultando em contribuições diferenciadas dependendo das preferências do aluno em relação ao processo de aprendizagem. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-10-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-06012004-133938/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-06012004-133938/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256754084118528 |