O texto teatral e o jogo dramático no ensino de francês língua estrangeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-02122008-171004/ |
Resumo: | O presente trabalho propõe uma reflexão sobre as contribuições que a prática teatral, compreendendo tanto a leitura e a mise en voix do texto teatral quanto os jogos dramáticos pode trazer para o aprendizado do Francês Língua Estrangeira ao favorecer o desenvolvimento da expressão oral através de interações reais. A hipótese de nossa pesquisa é que a realização de atividades baseadas na materialidade do texto, unida a um trabalho que leve em conta as dimensões afetivas e corporais do sujeito, pode auxiliar na construção de uma nova enunciação em língua estrangeira. A experiência prática que fundamentou nosso estudo foi realizada com alunos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em 2007, a partir da leitura da peça La nuit juste avant les forêts , de Bernard-Marie Koltès (1988). Como metodologia da pesquisa, servimo-nos da análise de dados qualitativos obtidos através da aplicação de diários de bordo e de questionários. Tais instrumentos destacaram três temas principais mencionados pelos alunos participantes e cuja análise buscamos aprofundar: a expressão oral e a conversação, a visão da experiência com o texto e o jogo dramático, e as representações a respeito do vocabulário e da gramática |
id |
USP_d2c21b9a2151168dcf2ace488ad585b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-02122008-171004 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
O texto teatral e o jogo dramático no ensino de francês língua estrangeiraThe theatrical text and the dramatic game in the teaching of French as a foreign languageCommunicationComunicaçãodramatic gamesFLEFLEJogo dramáticoLeituraReadingTexto teatraltheatrical textO presente trabalho propõe uma reflexão sobre as contribuições que a prática teatral, compreendendo tanto a leitura e a mise en voix do texto teatral quanto os jogos dramáticos pode trazer para o aprendizado do Francês Língua Estrangeira ao favorecer o desenvolvimento da expressão oral através de interações reais. A hipótese de nossa pesquisa é que a realização de atividades baseadas na materialidade do texto, unida a um trabalho que leve em conta as dimensões afetivas e corporais do sujeito, pode auxiliar na construção de uma nova enunciação em língua estrangeira. A experiência prática que fundamentou nosso estudo foi realizada com alunos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em 2007, a partir da leitura da peça La nuit juste avant les forêts , de Bernard-Marie Koltès (1988). Como metodologia da pesquisa, servimo-nos da análise de dados qualitativos obtidos através da aplicação de diários de bordo e de questionários. Tais instrumentos destacaram três temas principais mencionados pelos alunos participantes e cuja análise buscamos aprofundar: a expressão oral e a conversação, a visão da experiência com o texto e o jogo dramático, e as representações a respeito do vocabulário e da gramáticaThis work intends to reflect upon the contribution that the use of theatrical text, specially reading and text mise en voix, as well as dramatic games, may bring to the learning process of French as a foreign language. We believe that the application of these techniques may promote speaking development due to the real instances of interaction they represent. The hypothesis is that the conjunction of text based activities with an approach linked to the subjects affective and body dimensions may positively influence a new enunciation construction in the foreign language. The practice on which this research was based involved the students of Escola Politécnica da Universidade de São Paulo in 2007 and consisted of reading the play « La nuit juste avant les forêts », by Jean-Marie Koltès (1988). Concerning the methodology, the corpus resulted from the students journey diaries and answers to questionnaires qualitative data -- which was analyzed in order to explore three main recurrent themes: aural expression and speaking, the perspective of text and dramatic games, and vocabulary and grammar representationsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPietraroia, Cristina Moerbeck CasadeiReis, Maria da Gloria Magalhães dos2008-08-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-02122008-171004/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:57Zoai:teses.usp.br:tde-02122008-171004Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O texto teatral e o jogo dramático no ensino de francês língua estrangeira The theatrical text and the dramatic game in the teaching of French as a foreign language |
title |
O texto teatral e o jogo dramático no ensino de francês língua estrangeira |
spellingShingle |
O texto teatral e o jogo dramático no ensino de francês língua estrangeira Reis, Maria da Gloria Magalhães dos Communication Comunicação dramatic games FLE FLE Jogo dramático Leitura Reading Texto teatral theatrical text |
title_short |
O texto teatral e o jogo dramático no ensino de francês língua estrangeira |
title_full |
O texto teatral e o jogo dramático no ensino de francês língua estrangeira |
title_fullStr |
O texto teatral e o jogo dramático no ensino de francês língua estrangeira |
title_full_unstemmed |
O texto teatral e o jogo dramático no ensino de francês língua estrangeira |
title_sort |
O texto teatral e o jogo dramático no ensino de francês língua estrangeira |
author |
Reis, Maria da Gloria Magalhães dos |
author_facet |
Reis, Maria da Gloria Magalhães dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pietraroia, Cristina Moerbeck Casadei |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Maria da Gloria Magalhães dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Communication Comunicação dramatic games FLE FLE Jogo dramático Leitura Reading Texto teatral theatrical text |
topic |
Communication Comunicação dramatic games FLE FLE Jogo dramático Leitura Reading Texto teatral theatrical text |
description |
O presente trabalho propõe uma reflexão sobre as contribuições que a prática teatral, compreendendo tanto a leitura e a mise en voix do texto teatral quanto os jogos dramáticos pode trazer para o aprendizado do Francês Língua Estrangeira ao favorecer o desenvolvimento da expressão oral através de interações reais. A hipótese de nossa pesquisa é que a realização de atividades baseadas na materialidade do texto, unida a um trabalho que leve em conta as dimensões afetivas e corporais do sujeito, pode auxiliar na construção de uma nova enunciação em língua estrangeira. A experiência prática que fundamentou nosso estudo foi realizada com alunos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em 2007, a partir da leitura da peça La nuit juste avant les forêts , de Bernard-Marie Koltès (1988). Como metodologia da pesquisa, servimo-nos da análise de dados qualitativos obtidos através da aplicação de diários de bordo e de questionários. Tais instrumentos destacaram três temas principais mencionados pelos alunos participantes e cuja análise buscamos aprofundar: a expressão oral e a conversação, a visão da experiência com o texto e o jogo dramático, e as representações a respeito do vocabulário e da gramática |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-08-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-02122008-171004/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-02122008-171004/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256621892239360 |