Tornar-se pesquisadora: uma conquista simbólica e as suas interações com o contexto social
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96133/tde-07022022-161110/ |
Resumo: | O trabalho apresenta a trajetória de uma aluna do curso de mestrado, em busca do desenvolvimento da sua identidade acadêmica, enquanto mulher e negra, inserida em um ambiente de negócios. A fim de atingir o objetivo de explorar a formação de identidade, será adotado o método autoetnográfico, que constitui na descrição da experiência pessoal da pesquisadora, construindo representações imagéticas dessas vivências, com o uso de diversos tipos textuais, como a poesia autoetnográfica. A intenção é analisar como o contexto social influenciou as experiências de alteridade da autora e como isso ajudou a moldar seus interesses de pesquisa e o início da sua carreira. Para tanto, serão utilizados conceitos da perspectiva sociológica de Bourdieu e todas as suas dimensões simbólicas, bem como os demais elementos presentes na Teoria da Desigualdade descrita porJodhka, Rehbein e Souza. A compreensão dos impactos sociais para o processo acadêmico pode proporcionar uma maneira construtiva de descrever fenômenos complexos, como a formação de identidade na presença de estruturas limitantes, que obrigam os indivíduos a se adequarem a um padrão e silenciar algumas de suas características pessoais. Nesse sentido, trabalhos como este podem ajudar outros pesquisadores a encontrar suas próprias vozes acadêmicas, por meio da adoção de estilos de pesquisa pósmodernos, como é o caso da autoetnografia. |
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Tornar-se pesquisadora: uma conquista simbólica e as suas interações com o contexto socialBecoming a researcher: a symbolic achievement and its interactions with the social contextAutoethnographyAutoetnografiaDiversidadeDiversityGenderGêneroIdentidadeIdentityRaçaRaceO trabalho apresenta a trajetória de uma aluna do curso de mestrado, em busca do desenvolvimento da sua identidade acadêmica, enquanto mulher e negra, inserida em um ambiente de negócios. A fim de atingir o objetivo de explorar a formação de identidade, será adotado o método autoetnográfico, que constitui na descrição da experiência pessoal da pesquisadora, construindo representações imagéticas dessas vivências, com o uso de diversos tipos textuais, como a poesia autoetnográfica. A intenção é analisar como o contexto social influenciou as experiências de alteridade da autora e como isso ajudou a moldar seus interesses de pesquisa e o início da sua carreira. Para tanto, serão utilizados conceitos da perspectiva sociológica de Bourdieu e todas as suas dimensões simbólicas, bem como os demais elementos presentes na Teoria da Desigualdade descrita porJodhka, Rehbein e Souza. A compreensão dos impactos sociais para o processo acadêmico pode proporcionar uma maneira construtiva de descrever fenômenos complexos, como a formação de identidade na presença de estruturas limitantes, que obrigam os indivíduos a se adequarem a um padrão e silenciar algumas de suas características pessoais. Nesse sentido, trabalhos como este podem ajudar outros pesquisadores a encontrar suas próprias vozes acadêmicas, por meio da adoção de estilos de pesquisa pósmodernos, como é o caso da autoetnografia.This research presents the trajectory of a Master\'s degree student, in search of the development of her academic identity, as a black woman, inserted in a business environment. To achieve the objective of exploring identity formation, the autoetnographic method will be adopted. This method consists of the description of the researcher\'s personal experience, building imagery representations of these experiences, and using different textual types, such as autoetnographic poetry. The intention is to analyze how the social context influenced the alterity experiences and how it helped to shape her research interests and the beginning of her career. For this, concepts from Bourdieu sociological perspective and all its symbolic dimensions will be used, as well as the other elements present in the Theory of Inequality described by Jodhka, Rehbein and Souza. Understanding the social impacts on the academic process can provide a constructive way to describe complex phenomenons, such as the formation of identity in the presence of limiting structures, which compel individuals to conform to a pattern and silence some of their personal characteristics. In this sense, works like this can help other researchers to find their own academic voices through the adoption of postmodern research styles, as is the case of autoetnography.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMiranda, Claudio de SouzaAlves, Ingrid Caroline Simielli de Araujo2021-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96133/tde-07022022-161110/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-02-14T18:24:02Zoai:teses.usp.br:tde-07022022-161110Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-02-14T18:24:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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