Entre a fragilidade da educação e a potência da escola: ensaios sobre a constituição de um alguém

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Eduardo Pereira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-27072021-182532/
Resumo: A partir da análise arendtiana da condição humana, pode-se afirmar que toda educação digna desse nome jamais se limita à mera aquisição de conhecimentos ou ao simples desenvolvimento de competências e habilidades. À luz de Hannah Arendt e Paul Ricoeur, buscamos iluminar o aspecto ético da educação e pensar essa atividade como um modo de relação com as obras e os monumentos do passado; um modo de relação que sabe como cuidar das coisas que possuímos em comum e julgamos dignas de permanecer no mundo. Nessa relação que o sujeito da educação estabelece consigo mesmo diante das obras e dos monumentos do passado é que um ser humano novo e em processo de vir a ser se constitui como um alguém. Buscamos ainda pensar sob quais condições a escola pode se tornar um lugar adequado para que um mundo de coisas interposto entre nós possa ser visto e lembrado pelas novas gerações, cuja tarefa é renovar nosso mundo comum.
id USP_d2ddca77452beb89bf182296f0b13241
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-27072021-182532
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Entre a fragilidade da educação e a potência da escola: ensaios sobre a constituição de um alguémBetween fragility of education and potency of school: essays on constitution of someoneCommon worldEducaçãoEducationEscolaEthicsÉticaMundo comumSchoolA partir da análise arendtiana da condição humana, pode-se afirmar que toda educação digna desse nome jamais se limita à mera aquisição de conhecimentos ou ao simples desenvolvimento de competências e habilidades. À luz de Hannah Arendt e Paul Ricoeur, buscamos iluminar o aspecto ético da educação e pensar essa atividade como um modo de relação com as obras e os monumentos do passado; um modo de relação que sabe como cuidar das coisas que possuímos em comum e julgamos dignas de permanecer no mundo. Nessa relação que o sujeito da educação estabelece consigo mesmo diante das obras e dos monumentos do passado é que um ser humano novo e em processo de vir a ser se constitui como um alguém. Buscamos ainda pensar sob quais condições a escola pode se tornar um lugar adequado para que um mundo de coisas interposto entre nós possa ser visto e lembrado pelas novas gerações, cuja tarefa é renovar nosso mundo comum.Based on arendtian analysis of the human condition, it might be assert that all education worthy of the name never bounds to mere knowledge aquisition or simple development of skills and competencies. In the light of Hannah Arendt and Paul Ricoeur, we seek to enlighten the ethical aspect of education and to think such activity as a mode of relationship with works and monuments from the past; a very suited mode whose know how to handle all that we have in common and we judge worthy of remaing in the world. By this relationship that a new human being and in process of becoming stablished with himself in face of works and monuments from the past, the subject of education constitutes as someone. Also we search to think under with conditions school can become a suitable place for the worldly things interposed between us may be seen and remembered for new generations, whose task is to renew a common world.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCarvalho, José Sergio Fonseca deBatista, Eduardo Pereira2021-02-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-27072021-182532/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-07-28T01:13:02Zoai:teses.usp.br:tde-27072021-182532Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-07-28T01:13:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre a fragilidade da educação e a potência da escola: ensaios sobre a constituição de um alguém
Between fragility of education and potency of school: essays on constitution of someone
title Entre a fragilidade da educação e a potência da escola: ensaios sobre a constituição de um alguém
spellingShingle Entre a fragilidade da educação e a potência da escola: ensaios sobre a constituição de um alguém
Batista, Eduardo Pereira
Common world
Educação
Education
Escola
Ethics
Ética
Mundo comum
School
title_short Entre a fragilidade da educação e a potência da escola: ensaios sobre a constituição de um alguém
title_full Entre a fragilidade da educação e a potência da escola: ensaios sobre a constituição de um alguém
title_fullStr Entre a fragilidade da educação e a potência da escola: ensaios sobre a constituição de um alguém
title_full_unstemmed Entre a fragilidade da educação e a potência da escola: ensaios sobre a constituição de um alguém
title_sort Entre a fragilidade da educação e a potência da escola: ensaios sobre a constituição de um alguém
author Batista, Eduardo Pereira
author_facet Batista, Eduardo Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, José Sergio Fonseca de
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Eduardo Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Common world
Educação
Education
Escola
Ethics
Ética
Mundo comum
School
topic Common world
Educação
Education
Escola
Ethics
Ética
Mundo comum
School
description A partir da análise arendtiana da condição humana, pode-se afirmar que toda educação digna desse nome jamais se limita à mera aquisição de conhecimentos ou ao simples desenvolvimento de competências e habilidades. À luz de Hannah Arendt e Paul Ricoeur, buscamos iluminar o aspecto ético da educação e pensar essa atividade como um modo de relação com as obras e os monumentos do passado; um modo de relação que sabe como cuidar das coisas que possuímos em comum e julgamos dignas de permanecer no mundo. Nessa relação que o sujeito da educação estabelece consigo mesmo diante das obras e dos monumentos do passado é que um ser humano novo e em processo de vir a ser se constitui como um alguém. Buscamos ainda pensar sob quais condições a escola pode se tornar um lugar adequado para que um mundo de coisas interposto entre nós possa ser visto e lembrado pelas novas gerações, cuja tarefa é renovar nosso mundo comum.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-27072021-182532/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-27072021-182532/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257414854770688