Pela presença do corpo na escola: uma experiência de trabalho interdisciplinar entre arte e educação física
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-03022016-150304/ |
Resumo: | Este trabalho coloca em discussão a questão do corpo do estudante do Ensino Médio, no espaço escolar, a partir de uma pesquisa-ação desenvolvida em uma escola estadual do litoral norte de São Paulo, realizada durante as aulas de Educação Física. As aulas envolveram propostas de trabalho com o corpo, a partir do universo da Arte, numa perspectiva interdisciplinar. O objetivo desta dissertação é contribuir para o desenvolvimento de estudos, pesquisas e ações pedagógicas voltadas à desfragmentação do corpo do estudante, na instituição escolar, que ainda segue as bases do dualismo cartesiano, em que apenas a mente é considerada para a aprendizagem. Neste sentido, a pesquisa fundamenta-se na fenomenologia da percepção, de Merleau-Ponty, para a qual não há separação entre corpo e mente, portanto, é o sujeito inteiro que aprende e apreende o mundo. As ações educativas desenvolvidas ocorreram em três etapas: uma sondagem sobre a representação dos alunos a respeito do corpo humano, que se deu a partir da realização de vídeos curtos; propostas educativas envolvendo Arte e Educação Física, voltadas ao reconhecimento do eu e do outro no espaço escolar; propostas artísticas, elaboradas e realizadas pelos estudantes, a partir do que sentiam em relação ao seu corpo no ambiente da escola, inspiradas em manifestações da arte contemporânea, como: performance, instalação, painel coletivo e vídeo. Através da análise dos dados, concluiu-se que há uma incoerência entre o que é ensinado e o que os alunos consideram importante aprender, o que provoca uma grande indisposição deles com o ambiente escolar. Sentem-se à parte da escola, já que não participam de decisões que envolvem a vida acadêmica e não são respeitados em suas necessidades e características. Também concluiu-se que o trabalho interdisciplinar entre a Arte e a Educação Física pode contribuir para a presença do corpo do estudante na escola. |
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Pela presença do corpo na escola: uma experiência de trabalho interdisciplinar entre arte e educação físicaFor the presence of the body in the school: an interdisciplinary work approach between Art and Physical Educationadolescenceadolescênciaartart teachingartebodycorpoeducação físicaensino de arteescolahigh schoolinterdisciplinaridadeinterdisciplinary educationphysical educationschoolEste trabalho coloca em discussão a questão do corpo do estudante do Ensino Médio, no espaço escolar, a partir de uma pesquisa-ação desenvolvida em uma escola estadual do litoral norte de São Paulo, realizada durante as aulas de Educação Física. As aulas envolveram propostas de trabalho com o corpo, a partir do universo da Arte, numa perspectiva interdisciplinar. O objetivo desta dissertação é contribuir para o desenvolvimento de estudos, pesquisas e ações pedagógicas voltadas à desfragmentação do corpo do estudante, na instituição escolar, que ainda segue as bases do dualismo cartesiano, em que apenas a mente é considerada para a aprendizagem. Neste sentido, a pesquisa fundamenta-se na fenomenologia da percepção, de Merleau-Ponty, para a qual não há separação entre corpo e mente, portanto, é o sujeito inteiro que aprende e apreende o mundo. As ações educativas desenvolvidas ocorreram em três etapas: uma sondagem sobre a representação dos alunos a respeito do corpo humano, que se deu a partir da realização de vídeos curtos; propostas educativas envolvendo Arte e Educação Física, voltadas ao reconhecimento do eu e do outro no espaço escolar; propostas artísticas, elaboradas e realizadas pelos estudantes, a partir do que sentiam em relação ao seu corpo no ambiente da escola, inspiradas em manifestações da arte contemporânea, como: performance, instalação, painel coletivo e vídeo. Através da análise dos dados, concluiu-se que há uma incoerência entre o que é ensinado e o que os alunos consideram importante aprender, o que provoca uma grande indisposição deles com o ambiente escolar. Sentem-se à parte da escola, já que não participam de decisões que envolvem a vida acadêmica e não são respeitados em suas necessidades e características. Também concluiu-se que o trabalho interdisciplinar entre a Arte e a Educação Física pode contribuir para a presença do corpo do estudante na escola.This work discusses the student\'s body within the school space, based on an action research developed in a State school in the north coast of Sao Paulo and carried during the Physical Education classes. The classes involved proposals of working with the body, through the universe of Art, under an interdisciplinary perspective. The objective of this dissertation is to contribute towards the development of studies, research and pedagogical action aiming the defragmentation of the student\'s body, in the school institution, that still follows the basis of dual Cartesian, in which only the mind is seen as necessary to the learning process. In this sense, it is based on the Phenomenology, by Merleau-Ponty, for whom there is not a separation between body and mind and, therefore, it is the whole subject who apprehends the world. The investigation happened in three stages: the first explored individual and collective representations that students nurtured about the human body through one minute videos; sensitization, through educational action, allowing students to perceive themselves ant others within the school space; artistic proposals elaborated and carried by the based on reflections and feelings related to the body in the school and inspired in the contemporary arts: performance, installation, collective panel and video. Based on data analysis, the conclusion is that there is incoherence between what is taught and what the students consider important to learn, besides a significant unease regarding the school environment. Students feel detached from the school, as they do not take part in decisions involved in academic life and are not respected in their necessities and characteristics. It has also been concluded that an interdisciplinary approach between Art and Physical education can contribute to the presence of the student\'s body in the school.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMattar, SumayaSantos, Aparecida Regina dos2015-10-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-03022016-150304/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:06:17Zoai:teses.usp.br:tde-03022016-150304Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:06:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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