Análise dos processos de registro e gestão de marketing de indicações geográficas: estudo de caso do Vale dos Vinhedos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Laís Marques da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-13032023-154021/
Resumo: As Indicações Geográficas certificam determinados produtos que apresentam diferenciais qualitativos em virtude do local de origem, e ao realizar esta vinculação acarreta diferenciais competitivos relacionados a qualidade e cultura de determinada região, que são valorizados por determinados segmentos de mercado e por isso os produtos podem ser comercializados a preços mais elevados e aumentar sua competitividade. Além de aumentar a competitividade dos produtos as Indicações Geográficas contribuem para o desenvolvimento regional, uma vez que tanto os produtores são beneficiados assim como a comunidade que muitas vezes passam a desenvolver atividades relacionadas ao turismo, já que as regiões passam a ser reconhecidas pela produção dos produtos com Indicação. Contudo, para que isso aconteça se faz necessário a eficácia da gestão de marketing da Indicação Geográfica. Uma abordagem que atualmente se destaca para otimizar os processos organizacionais e aumentar a eficiência e eficácia dos mesmo e a BPM, abordagem de gestão de processos de negócios. O presente teve como objetivo analisar o processo de registro das Indicações Geográficas brasileiras e o processo de gestão de marketing da Indicação Geográficas Vale dos Vinhedos, uma das modalidades de marcas compartilhas observadas no Brasil. A pesquisa teve natureza exploratória e abordagem qualitativa e foi realizada por meio de estudo de caso, a coleta de dados foi feita por meio de análise documental e entrevistas juntos aos órgãos governamentais tais como MAPA, SEBRAE, INPI e EMBRAPA e com representantes da Aprovale e produtores associados afim de coletar dados que possibilitaram o desenvolvimentos de análises estratégicas e visualização do cenário observado para o registro das Indicações Geográfica, assim como do processo de gestão de marketing da Indicação do Vale dos Vinhedos. Por meio da realização do estudo percebe-se que o processo de registro das Indicações Geográficas brasileiras é estrategicamente estruturado para ampliar sua eficácia, contudo para que isso ocorra se faz necessário a eficácia da etapa que antecede o registro, especificamente a estruturação da IG que é realizada o pré registro. Em relação ao processo de gestão de marketing da IG Vale dos Vinhedos pode-se afirmar que ele não é estruturado e nem realizado de forma estratégica, o que acarreta algumas lacunas relacionadas ao marketing da IG. O presente estudo apresenta como contribuição teórica a ampliação do conhecimento sobre os processos de registro e gestão de marketing das Indicações Geográficas brasileiras e demostra a aplicação da abordagem BPM para análise nas Indicações Geográficas. As contribuições gerenciais do estudo se referem a identificação das lacunas observadas na gestão de marketing da IG Vale dos Vinhedos assim como as sugestões realizadas pela autora para que o processo de marketing da IG Vale dos Vinhedos seja estruturada.
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Além de aumentar a competitividade dos produtos as Indicações Geográficas contribuem para o desenvolvimento regional, uma vez que tanto os produtores são beneficiados assim como a comunidade que muitas vezes passam a desenvolver atividades relacionadas ao turismo, já que as regiões passam a ser reconhecidas pela produção dos produtos com Indicação. Contudo, para que isso aconteça se faz necessário a eficácia da gestão de marketing da Indicação Geográfica. Uma abordagem que atualmente se destaca para otimizar os processos organizacionais e aumentar a eficiência e eficácia dos mesmo e a BPM, abordagem de gestão de processos de negócios. O presente teve como objetivo analisar o processo de registro das Indicações Geográficas brasileiras e o processo de gestão de marketing da Indicação Geográficas Vale dos Vinhedos, uma das modalidades de marcas compartilhas observadas no Brasil. A pesquisa teve natureza exploratória e abordagem qualitativa e foi realizada por meio de estudo de caso, a coleta de dados foi feita por meio de análise documental e entrevistas juntos aos órgãos governamentais tais como MAPA, SEBRAE, INPI e EMBRAPA e com representantes da Aprovale e produtores associados afim de coletar dados que possibilitaram o desenvolvimentos de análises estratégicas e visualização do cenário observado para o registro das Indicações Geográfica, assim como do processo de gestão de marketing da Indicação do Vale dos Vinhedos. Por meio da realização do estudo percebe-se que o processo de registro das Indicações Geográficas brasileiras é estrategicamente estruturado para ampliar sua eficácia, contudo para que isso ocorra se faz necessário a eficácia da etapa que antecede o registro, especificamente a estruturação da IG que é realizada o pré registro. Em relação ao processo de gestão de marketing da IG Vale dos Vinhedos pode-se afirmar que ele não é estruturado e nem realizado de forma estratégica, o que acarreta algumas lacunas relacionadas ao marketing da IG. O presente estudo apresenta como contribuição teórica a ampliação do conhecimento sobre os processos de registro e gestão de marketing das Indicações Geográficas brasileiras e demostra a aplicação da abordagem BPM para análise nas Indicações Geográficas. As contribuições gerenciais do estudo se referem a identificação das lacunas observadas na gestão de marketing da IG Vale dos Vinhedos assim como as sugestões realizadas pela autora para que o processo de marketing da IG Vale dos Vinhedos seja estruturada.Geographical Indications certify certain products that present qualitative differences due to the place of origin, and when carrying out this linking, it leads to competitive deficiencies related to the quality and culture of a certain region, which are valued by certain market segments and therefore the products can be commercialized at higher prices and increase their competitiveness. In addition to increasing the competitiveness of products, Geographical Indications created for regional development, since both producers are benefited as well as the community that often start to develop activities related to tourism, since the regions are recognized for the production of products. products with Indication. However, for this to happen, the effectiveness of Geographical Indication marketing management is necessary. An approach that currently stands out to optimize organizational processes and increase their efficiency and effectiveness is BPM, a business process management approach. The objective of this study was to analyze the registration process of Brazilian Geographical Indications and the marketing management process of the Geographical Indication Vale dos Vinhedos, one of the types of shared brands observed in Brazil. The research had an exploratory nature and a qualitative approach and was carried out through a case study, data collection was carried out through document analysis and interviews with government agencies such as MAPA, SEBRAE, INPI and EMBRAPA and with representatives of Aprovale and associates in order to collect data that enabled the development of strategic analyzes and visualization of the scenario observed for the registration of Geographical Indications, as well as the process of marketing management of the Indication of Vale dos Vinhedos. By carrying out the study, it is clear that the registration process of Brazilian Geographical Indications is strategically guaranteed to increase its effectiveness, however, for this to have caused it, the effectiveness of the step that precedes the registration is necessary, specifically the structuring of the GI that pre-registration is performed. Regarding the marketing management process of the IG Vale dos Vinhedos, it can be said that it is not registered or carried out in a strategic way, which causes some gaps related to the marketing of the IG. The present study presents as theoretical support to aid knowledge about the processes of registration and marketing management of Brazilian Geographical Indications and demonstrates the application of the BPM approach for analysis in Geographical Indications. The managerial contributions of the study refer to an identification of the gaps observed in the marketing management of the IG Vale dos Vinhedos, as well as the suggestions made by the author so that the marketing process of the IG Vale dos Vinhedos is structured.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGiraldi, Janaina de Moura EngraciaSilva, Laís Marques da2023-02-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-13032023-154021/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-03-17T13:42:35Zoai:teses.usp.br:tde-13032023-154021Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-03-17T13:42:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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