Espírito e reconhecimento na Fenomenologia do espírito: para além da dialética do senhor e do escravo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-06022023-114321/ |
Resumo: | Nosso objetivo nesta pesquisa é apresentar uma leitura do conceito de reconhecimento na Fenomenologia do Espírito centrada nas figuras do \"espírito\", e não na da \"consciência de \". Isto significa, em outras palavras, tomar o reconhecimento não só como uma relação entre \"Eus\" singulares, mas, como diz Hegel ao definir o espírito, uma relação de reconhecimento entre \"Eu\" e \"Nós\". A realização desse reconhecimento se apresenta na Fenomenologia como uma sucessão de \"formas de vida\" históricas, sendo a última dessas figuras do espírito dedicada à discussão da moralidade kantiana e romântica. Nesta, o processo de reconhecimento atingiria seu nível mais alto, que Hegel chama de perdão. É essa forma de reconhecimento que pretendemos analisar com mais profundidade, afim de compreender o que ela implica para a compreensão do conceito de reconhecimento na Fenomenologia. |
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Espírito e reconhecimento na Fenomenologia do espírito: para além da dialética do senhor e do escravoSpirit and recognition in Phenomenology of spirit: beyond the dialectic of the master and the slaveEspíritoFenomenologiaHegelHegelPhenomenologyRecognitionReconhecimentoSpiritNosso objetivo nesta pesquisa é apresentar uma leitura do conceito de reconhecimento na Fenomenologia do Espírito centrada nas figuras do \"espírito\", e não na da \"consciência de \". Isto significa, em outras palavras, tomar o reconhecimento não só como uma relação entre \"Eus\" singulares, mas, como diz Hegel ao definir o espírito, uma relação de reconhecimento entre \"Eu\" e \"Nós\". A realização desse reconhecimento se apresenta na Fenomenologia como uma sucessão de \"formas de vida\" históricas, sendo a última dessas figuras do espírito dedicada à discussão da moralidade kantiana e romântica. Nesta, o processo de reconhecimento atingiria seu nível mais alto, que Hegel chama de perdão. É essa forma de reconhecimento que pretendemos analisar com mais profundidade, afim de compreender o que ela implica para a compreensão do conceito de reconhecimento na Fenomenologia.Our objective in this research is to present a reading of the concept of recognition in the Phenomenology of Spirit centered on the figures o the \"spirit\" and not on the \"self-consciousness\". This means, in other words, to take recognition not only as a relation between singular \"I\'s\" but, as Hegel says in defining the spirit, a relation of recognition between \"I\" and \"We\". The realization of this recognition is presented in Phenomenology as a succession of historical \"forms of life,\" the last of these figures of the spirit dedicated to the discussion of Kantian and Romantic morality. Here, the process of recognition would reach its highest level, which Hegel calls forgiveness. It is this form of recognition that we intend to analyze in more depth, in order to understand what it implies for the understanding of the concept of recognition in the Phenomenology.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRepa, Luiz SergioAxt, Lucas Batista2022-08-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-06022023-114321/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-02-06T15:55:13Zoai:teses.usp.br:tde-06022023-114321Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-02-06T15:55:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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